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Módulo 9: Estratégias de Gestão do Conhecimento

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1 Módulo 9: Estratégias de Gestão do Conhecimento
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2 Definir amnésia organizacional e citar as razões porque ela ocorre.
Módulo 9. Estratégia, Indicadores e Modelos de Maturidade Apresentar exemplos dos principais objetivos de GC e como iniciativas específicas de GC podem ser implementadas para alcançá-los. Apresentar os principais passos para desenvolver uma estratégia de gestão do conhecimento. Descrever as principais barreiras na gestão eficaz da memória organizacional. Definir amnésia organizacional e citar as razões porque ela ocorre. Descrever os principais elementos da estratégia de GC e discutir os processos de cada passo. Apresentar as vantagens e desvantagens de indicadores de GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Avaliar Contextualizar Atualizar
Estratégia e Indicadores de GC no Ciclo Integrado de GC Cultura Organizacional Estratégia de GC Avaliar Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Indicadores de GC Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Práticas de GC Fonte: DALKIR, 2005 3

4 Componentes adicionais do Ciclo Integrado de GC
Estratégia de GC alinhada com os objetivos estratégicos da organização Indicadores pra verificar se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 4

5 Objetivos e iniciativas de GC
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6 Objetivos e Iniciativas de GC
Objetivos de GC Inovação Ligada intimamente à produção de conhecimento novo ou as relações entre os conhecimentos existentes inovação é gerada em um ambiente de experiências acumuladas (positivas e negativas); baseado no que deu certo e no que não deu certo no passado Reutilização do conhecimento Base para a aprendizagem organizacional Deve ser vista como disseminação do conhecimento Estratégia de GC Fundamento para alcançar a aprendizagem organizacional e melhoria contínua para evitar repetição de erros O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 6

7 Reutilização e Disseminação do Memória Organizacional
Objetivos e Iniciativas de GC Reutilização e Disseminação do Conhecimento Memória Organizacional Inovação 7

8 Objetivos e Iniciativas de GC
Iniciativas de GC (Sveiby, 2001) Iniciativas externas. Exemplos: Obter conhecimentos dos clientes, oferecer aos clientes conhecimento adicional Iniciativas internas. Exemplos: Construir uma cultura de compartilhamento do conhecimento Aumentar o faturamento com o conhecimento existente Captar o conhecimento individual tácito, armazená-lo, disseminá-lo e utilizá-lo Avaliar os processos de criação do conhecimento e os ativos intangíveis produzidos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 8

9 Objetivos e Iniciativas de GC
Iniciativas de GC (Sveiby, 2001) Iniciativas para desenvolver competências. Exemplos: Criar carreiras baseadas na GC Criar ambientes para a transferência de conhecimento Aprender com a implementação de projetos pilotos e simulações O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 9

10 Passos para Desenvolver uma Estratégia de GC
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11 Estratégia de GC O que é? Meio usado para mobilizar conhecimento com vistas à alcançar os objetivos organizacionais O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 11

12 Estratégia de GC O que é? Meio usado para mobilizar conhecimento com vistas à alcançar os objetivos organizacionais O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 12

13 Componentes da Estratégia de GC
Objetivos e estratégias organizacionais Produtos e serviços Clientes alvo Canais de distribuição Descrição do ambiente regulatório Declaração de missão e de visão Descrição de temas relacionados à GC Necessidade de colaboração Necessidade de melhorar o desempenho Necessidade de inovação Necessidade de encontrar solução para gerenciar o excesso de informação O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 13

14 Componentes da Estratégia de GC
3. Inventários dos ativos de conhecimento disponíveis: Capital humano: Conhecimento tácito e explícito, know-how, especialidades, experiência na mente dos indivíduos e em comunidades ou incorporados às rotinas, processos, procedimentos, papéis e artefatos como documentos ou relatórios Capital Social: cultura, confiança, contexto, redes informais e reciprocidade (vontade de experimentar e assumir riscos ou capacidade de fracassar sem medo das consequências Capital de infraestrutura: intranets, computadores, espaços físicos e estrutura organizacional O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 14

15 Componentes da Estratégia de GC
4. Análise dos pontos de desenvolvimento do conhecimento (o que pode ser feito com os ativos de conhecimento e projetos para maximizar o retorno dos investimentos): Organizar artefatos e utilizá-los (banco de melhores práticas, banco de lições aprendidas) Armazenar para uso futuro (data warehouse, data mining, coleta de inteligência para problemas/assuntos específicos) Foco nas conexões. Colocar os conhecedores em contato por meio de comunidades de prática ou sistemas de localização de especialistas O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 15

16 Estratégia de GC. Passos
Entender a situação atual e a situação desejada da organização. Instrumentos: Auditoria de GC Avaliação do Grau de Maturidade em GC Analisar as lacunas de conhecimento Definir a estratégia de GC (como meio de sair da situação atual e alcançar situação desejada) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 16

17 O que a organização sabe vs o que deveria saber Lacuna do conhecimento
Estratégia de GC O que a organização sabe vs o que deveria saber Situação Desejada Lacuna do conhecimento Estratégia de GC Situação Atual 17

18 Auditoria do Conhecimento. Resultados
Identificação dos ativos de conhecimento essenciais e os fluxos: quem cria e quem usa Identificação das lacunas de informação e de conhecimento necessárias para a gestão efetiva Oportunidades para reduzir o custo da gestão da informação Oportunidades para melhorar a organização e acesso às informações necessárias com frequência Entendimento mais claro da contribuição do conhecimento para alcançar os resultados da organização O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 18

19 ESTRATÉGIA DE GC E O CICLO KDCA
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20 Estratégia de GC e o Ciclo KDCA
Etapa Atividade Exemplo K Knowledge (1) Identificar o conhecimento relevante para melhorar a qualidade do processo, produto ou serviço da organização pública. Identificar o conhecimento relevante para reduzir o índice de reprovação em matemática na 5ª série do Ensino Fundamental. Elaborar Plano de GC (2) Definir o indicador e a meta de melhoria da qualidade a ser alcançada com o uso do conhecimento. Reduzir o índice de reprovação em matemática na 5ª Série do Ensino Fundamental de 45% para 3% até dezembro de 2013. (3) Definir o método para identificar e captar (ou criar) o conhecimento Realizar reuniões de trabalho entre professores da escola de referência no ensino de matemática no Estado e os professores da escola municipal. Lacuna de desempenho 20

21 Estratégia de GC e Ciclo KDCA
Etapa Atividade Exemplo K = Knowledge Elaborar Plano de GC (4) Elaborar plano para: i) captar e/ou criar o conhecimento necessário para atingir a meta; ii) compartilhar tal conhecimento para que as pessoas da força de trabalho que irão aplicá-lo possam ter acesso a ele; iii) aplicação do conhecimento Para captar, compartilhar e aplicar o conhecimento (sobre o ensino de matemática) da escola de referência na escola municipal, o plano elaborado prevê as seguintes atividades: i) estágio; ii) “mentoring”; iii) elaboração de planos de aula com nova metodologia de ensino; iv) narrativas; v) comunidades de prática; e vi) aulas supervisionadas Lacuna de conhecimento Estratégia de GC 21

22 Estratégia de GC e Ciclo KDCA
Etapa Atividade Exemplo D = Do (1) Educar e capacitar Capacitar os professores da escola municipal para assegurar a execução exitosa do Plano de GC Executar (2) Executar o Plano de GC Executar o Plano de GC que prevê a transferência do método de ensino de matemática (3) Coletar dados e informações e aprender com o processo de girar o ciclo KDCA Coletar dados e informações sobre a implementação do Plano de GC na escola municipal. 22

23 Estratégia de GC e Ciclo KDCA
Etapa Atividade Exemplo C = Check (1) Verificar se a meta de melhoria da qualidade foi alcançada A meta de redução do índice de reprovação foi alcançada? (de 45% para 3%) Verificar (2) Verificar se o plano de GC foi executado conforme previsto O plano de compartilhamento e aplicação do conhecimento dos professores da escola de referência na escola municipal foi executado conforme previsto? 23

24 Estratégia de GC e Ciclo KDCA
Etapa Atividade Exemplo A = Act Corrigir ou armazenar (1) Caso a meta não tenha sido atingida, a organização corrige eventuais erros nos processos de GC (identificação, criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento) Caso a meta não tenha sido atingida, identificar os problemas ocorridos nos processos de compartilhamento e aplicação do conhecimento sobre como ensinar matemática a alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental (2) Caso a meta tenha sido alcançada, a organização armazena o novo conhecimento, por meio da padronização Caso a meta tenha sido alcançada, a escola municipal padroniza os novos planos de aula com a metodologia transferida da escola de referência. 24

25 ESTRATÉGIA DE GC E O PLANO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO (PGC)
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26 Lacuna de conhecimento
Estratégia de GC e PGC Lacuna de conhecimento Os profissionais do Hospital das Clínicas não podem contar, no momento, com o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento de câncer adotadas por hospitais de referência internacional. Visão de GC Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas utilizando o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer para melhorar a qualidade e a expectativa de vida, assim como o índice de cura dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 26

27 Estratégia de GC e PGC Objetivo de GC
Transferir o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer adotadas por hospitais de referência internacional para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas. 27

28 Estratégia de GC e PGC Estratégia de GC
(1) Identificar, captar, armazenar, disseminar e aplicar o conhecimento sobre as melhores práticas de tratamento do câncer; (2) Reescrever os prontuários médicos para tratamento dos diversos tipos de câncer incorporando o conhecimento sobre as melhores práticas dos hospitais de referência; (3) Implantar repositório de conhecimentos para que os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas tenham acesso ao conhecimento sobre melhores práticas; e (4) Implantar comunidades de prática virtuais para facilitar a transferência do conhecimento tácito dos oncologistas dos hospitais de referência para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas. 28

29 Indicadores de Resultados da Estratégia
Estratégia de GC e PGC Indicadores de Resultados da Estratégia Índice de conformidade dos prontuários médicos com as melhores práticas no tratamento dos diversos tipos de câncer adotadas nos hospitais de referência internacional; Índice de conformidade da prática dos profissionais de saúde no tratamento dos diversos tipos de câncer com os prontuários médicos; Aumento da expectativa de vida dos pacientes de câncer do SUS; Melhoria da qualidade de vida dos pacientes de câncer do SUS; e Aumento do índice de pacientes curados. 29

30 Plano de Gestão do Conhecimento (PGC)
Estratégia de GC e PGC Plano de Gestão do Conhecimento (PGC) (1) Instituir Unidade de GC e equipe de GC; (2) Estabelecer Comunidades de Prática (com profissionais do Hospital das Clínicas e especialistas em Oncologia dos hospitais de referência); (3) Implementar de repositório de conhecimentos com as melhores práticas de tratamento dos diversos tipos de câncer: e (4) Prontuários médicos com o conhecimento das melhores práticas de tratamento do câncer; (5) Reescrever os prontuários médicos (6) Elaborar manual de treinamento para capacitar profissionais de saúde do Hospital das Clínicas. 30

31 Memória Organizacional
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32 Memória Organizacional
Amplia os ativos de conhecimento da organização por meio da captura, organização, disseminação e reutilização do conhecimento criado pelos funcionários Amnésia corporativa Organizações frequentemente esquecem suas realizações passadas e o porquê delas Tais organizações têm capacidade limitada de aprendizagem devido à dificuldade de representar aspectos críticos do que sabem O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 32

33 Ênfase cultural em artefatos e resultados e exclusão do processo
Barreiras Culturais Ênfase cultural em artefatos e resultados e exclusão do processo Resistência à captação do conhecimento devido ao esforço exigido, o medo de conflito e o medo de perda à segurança no trabalho Resistência à reutilização do conhecimento por causa do esforço exigido e à reduzida possibilidade de encontrar conhecimento relevante O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 33

34 Barreiras Técnicas Como tornar o processo de captura do conhecimento fácil ou até mesmo transparente Como tornar o processo de recuperação e reutilização fácil ou até mesmo transparente Como assegurar a relevância e inteligibilidade (por meio do contexto suficiente) do conhecimento recuperado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 34

35 Auditoria do Conhecimento
Responda as questões do Questionário de Auditoria do Conhecimento. Compartilhe os resultados com a turma 35

36 FIM DO MÓDULO 9. Estratégia de Gestão do Conhecimento Obrigado!
Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília 36

37 Leitura para a próxima aula
Próximo Módulo: Grau de Maturidade em Gestão do Conhecimento (Módulo 10) Texto a ser resumido para a próxima aula (12/05/14): BATISTA, Fábio F. Batista. Revisão da literatura in BATISTA, Fábio F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012. Escolha e apresente um modelo de maturidade em GC. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 37


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