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Funções da Administração parte II

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Apresentação em tema: "Funções da Administração parte II"— Transcrição da apresentação:

1 Funções da Administração parte II
Estudo de Caso

2 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO ESTUDO DE CASO
Neste capítulo serão apresentados os resultados obtidos por meio do instrumento de coleta de dados. Não é de objetivo deste artigo se prolongar em pormenores todos os detalhes inerentes às funções administrativas da empresa em estudo,

3 mas mostrar ao leitor aspectos fundamentais que demonstrem como tais funções se encontram presentes na realidade empresarial.

4 Apresentação da empresa Sacoplast
Atuante no segmento de sacarias de ráfia do estado do Rio Grande do Norte desde 1972, a Sacoplast é uma empresa pertencente desde 1989 ao Grupo Tavares de Melo que atua nos ramos sucroalcoleiro (açúcar e álcool), de embalagens, de calçados e de combustíveis nas áreas de armazenagem e distribuição. 

5 A Empresa é a principal fornecedora das embalagens de todo açúcar produzido pelas usinas do Grupo estabelecendo uma sinergia produtiva com as mesmas, além de ter como principais mercados para os seus produtos, os produtores de açúcar, farinha, fertilizantes e sal do estado.

6 . Com 22% de participação no mercado de sacos de ráfia do país, fabricando e vendendo tecidos para produção de big bags (contêineres de polipropileno), a partir de 2005, a empresa passou a atuar também no ramo de Plasticultura, plásticos de proteção utilizados em culturas agrícolas.

7 Atualmente, alinhada com os objetivos brasileiros de investir em exportação e atrair divisas para o país, a empresa vem se reestruturando para aumentar suas atividades no mercado externo reduzindo os efeitos da sazonalidade no ramo de commodities na comercialização dos seus produtos.

8 A empresa já mantém fortes e estáveis relações de parceria com clientes da Europa e América Latina, atuando desde 1994 com representantes na Argentina e na Colômbia, além de prospectar mercados nos Estados Unidos.

9 Dez por cento de sua produção é destinada à exportação – com perspectiva de ampliá-la para em torno de vinte por cento - a qual é realizada por via marítima através dos portos de Suape ou Pecem, ambos em estados vizinhos.

10 Localização Cidade: Parnamirim, RN Área total: 42 mil m2 Área construída: 16 mil m2 Capacidade da fábrica: 1 mil toneladas/mês

11 Aspectos do planejamento organizacional
Função administrativa essencial de toda empresa. É ela quem dá o norte não somente para as ações do futuro, mas também para as do presente. É necessário então ter muito bem definidos dois pontos fundamentais como descritos na discussão teórica: a missão da empresa e sua visão no futuro.

12 A empresa Sacoplast tem como missão definida atuar no setor sucroalcooleiro com diversificação de negócios que propiciem sinergia e rentabilidade, agregando valor ao negócio e abordando oportunidades no mercado nacional e internacional tendo como visão de futuro tornar-se;

13 um agente de desenvolvimento econômico e social buscando a preservação da unidade e da integridade através de colaboradores motivados, acionistas compensados de forma justa, clientes e consumidores satisfeitos, dentro de padrões éticos elevados com respeito ao meio ambiente e à comunidade.

14 O planejamento do Grupo o qual a Empresa pertence aborda novos temas estando além das especificações de estratégia para ganhar mercado e dos planos de expansão, parecendo estar em consonância no que tange as preocupações de um desenvolvimento sustentável por meio de um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento

15 A preocupação com o meio ambiente figura entre os tópicos prioritários
A preocupação com o meio ambiente figura entre os tópicos prioritários. Ao mesmo tempo em que desenvolve ações voltadas para uma produção racional e limpa, o Grupo mantém programas de preservação e educação ambiental, objetivando a criação de uma consciência ecológica entre os que trabalham ou moram nas suas unidades e redondezas.

16 Em termos operacionais a Empresa vem trabalhado com o intuito de fidelizar e ao mesmo tempo expandir a sua base de clientes, desenvolvendo projetos que resultem em aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade e otimização do atendimento, com o desafio de se manter competitivo no mercado global.

17 Aspectos da política de controle organizacional
As iniciativas nesse sentido visam o incentivo para o desenvolvimento de competências desde a diretoria até o controle do produto final nas unidades industriais.

18 Todas as empresas do Grupo têm em curso programas de qualidade, sendo que a Empresa em questão já possui certificação ISO 9000/2000 que impõe uma série de normas a serem seguidas pelas empresas que as possui para fornecer uma estrutura na qual um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser efetivamente baseado. Dentre as normas destacamos:

19 • Responsabilidade da administração: requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade;

20 • Controle de projetos e processos: todas as atividades referentes a projetos (planejamento, métodos para revisão, mudanças, verificações, etc.) e processos (procedimento, normas etc) devem ser documentadas;

21 • Produtos fornecidos pelo cliente: deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso; • Auditorias internas da qualidade: deve-se implantar um sistema de avaliação do programa da qualidade;

22 • Controle de produto não-conforme: requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente. • Treinamento: devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.

23 A iniciativa em se adotar tais padrões é resultado de uma cultura de produção otimizada, que sempre foi difundida em todas a unidades do Grupo a qual a empresa pertence.

24 A maior parte dos treinamentos da empresa é realizada por especialistas contratados para ministrá-los. Em alguns deles acontece a formação de multiplicadores que, após o curso, repassam os conhecimentos para os demais empregados. O mapeamento das necessidades e a realização de cursos e treinamentos são feitos de forma autônoma em cada unidade

25 A empresa também já passou pelo treinamento 5S (Cinco Esses), pelo APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que viabiliza a adoção de boas práticas de fabricação, e pelo CCQ (Círculos de Controle de Qualidade), voltado para o produto final. A Manutenção Produtiva Total (TPM) é utilizada na área Agrícola.  

26 Há também a existência de uma forte política organizacional voltada para o treinamento de pessoal, cujo principal foco é o desenvolvimento da liderança e das boas práticas de chefia. Os treinamentos técnicos, com cunho exclusivamente operacional na área técnica, obedecem às necessidades características a cada atividade e unidade do Grupo.

27 Na área administrativa são dirigidas ações a supervisores, gerentes e diretores, onde se identificam competências e carências específicas para que se possa, a partir desses resultados, elaborar um Programa de Desenvolvimento Individual.

28 da avaliação dos resultados e estabelecimento das medidas corretivas necessárias. Isso incrementa a sua posição no mercado interno e externo, o que garante também para o lado da demanda uma maior proteção dos serviços e produtos que lhes são ofertados;

29 o que estimula no mercado a justa concorrência, elevação de padrões éticos, e a melhoria contínua dos padrões de qualidade aplicados pelas empresas.

30 Aspectos da organização: políticas de relacionamento e estrutura de tecnologia
É muito importante para uma empresa ter claramente uma política de relacionamento bem definida que envolva todas as suas atividades e seus participantes, uma política que tenha como base os princípios éticos.

31 Confiabilidade, responsabilidade e respeito são as novas exigências de uma sociedade cada vez mais consciente dos seus direitos que levam uma empresa a manter a competitividade nas suas negociações.

32 A Empresa tem o respeito como guia de todas as relações que mantém com a comunidade internacional e nacional, com seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, baseando os seus compromissos em ações que preservem o bom relacionamento com acionistas, clientes, cadeia de fornecedores, comunidade financeira e especialmente seus colaboradores – grandes responsáveis pelo que o Grupo representa hoje.

33 As estratégias de relacionamento com os clientes no mercado interno se diferenciam de acordo com o público-alvo do produto, mantendo-se sempre a mesma qualidade e exclusividade no atendimento.

34 Para atender aos mais exigentes mercados mundiais, a Empresa dispõe de produtos de qualidade e certificados reconhecidos internacionalmente e desenvolve um trabalho de relacionamento com empresas idôneas e de credibilidade no mercado.

35 Com relação a sua estrutura tecnológica, desde o escritório central até as unidades produtivas a informática está presente. Para as empresas do novo milênio isto é fundamental, um aspecto obrigatório para melhor gerenciar e tornar seguras informações e o processo produtivo.

36 Assim, com o objetivo de fornecer informações comerciais e financeiras aos fornecedores e clientes, o grupo ao qual a Empresa pertence implementou a sua Extranet de Vendas, que permite a centralização e a consulta dos pedidos, substituindo as solicitações via fax

37 . O RH de todo o grupo a qual a Empresa pertence também é dotado de um sistema tecnológico que ajuda no controle e centralização de informações de funcionários.

38 Aspectos da direção De acordo com Silveira (2002), a discussão acerca da Governança Corporativa “envolve a criação de mecanismos que assegurem que as decisões corporativas serão tomadas no melhor interesse dos investidores, de forma a maximizar a probabilidade dos fornecedores de recursos obterem para si o retorno sobre seus investimentos”.

39 Conforme o autor, a construção de mecanismos internos passa pela formulação de um conselho de administração, de um sistema de remuneração e estrutura de propriedade (posse de ações pelos gestores e conselheiros).

40 Já os mecanismos externos podem ser implementados pela análise de mercados de aquisição, mercado de trabalho e relatórios contábeis periódicos.

41 A prática da Governança Corporativa na empresa em estudo acontece por meio do estabelecimento de técnicas modernas de relacionamento entre as várias esferas da administração, entre gestores e acionistas como também entre estes e ele.

42 Essa característica permite que se preservem os interesses dos envolvidos e estimula iniciativas como acordo prévio entre os sócios, formação de holdings familiares, presença permanente de auditoria externa e atuação forte do Conselho de Administração, entre outras.

43 A Empresa considera que o Sistema de Governança Corporativa adotada pelo grupo a qual pertence é composto de práticas alinhadas com os melhores padrões brasileiros e internacionais, possibilitando a separação entre a propriedade e a gestão empresarial.

44 A implementação desses métodos significa a utilização de modelos de conduta superiores aos exigidos pela lei e/ou órgãos reguladores de mercado por parte de todas as empresas do Grupo na relação entre seus acionistas.


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