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ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça.

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça

2 Estratégias do negócio e de RH originam-se da mesma fonte: MODELO DE GESTÃO

3 O modelo de gestão pode ser: implícito explícito

4 criado pelo FUNDADOR O modelo de gestão é: atualizado pelos atuais ACIONISTAS implementado pelos GESTORES

5 Pressupostos do modelo de gestão: VISÃO MISSÃO VALORES E PRINCÍPIOS

6 Esses pressupostos orientam: IDENTIDADE ESTRATÉGIA ESTRUTURA/PROCESSOS GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE TALENTOS

7 Para assegurar que a estratégia do negócio e a estratégia de RH tenham o mesmo "centro": O PRESIDENTE EXECUTIVO deve ser, de fato, o diretor de RH O DIRETOR DE CULTURA ORGANIZACIONAL deve ser, ao mesmo tempo, seu planejador de RH e seu consultor interno de implementação

8 O Diretor de Cultura Organizacional lidera três sub- funções: futuro de talentos ecologia social manutenção de talentos

9 A sub-função Futuro de Talentos caminha junto com a estratégia da empresa: com a estratégia da empresa: Em que áreas de negócio a empresa estará daqui a 5 anos? Nessas áreas, quais produtos e serviços poderão ser ofertados? Quais tecnologias serão por eles demandadas?

10 Quais competências técnicas e de liderança serão necessárias daqui a 5 anos?: Quais perfis de talentos precisaremos atrair ou desenvolver internamente? Quais perfis de talentos precisaremos desembarcar planejadamente da empresa?

11 DESAFIOS: influenciar os acionistas para que entendam que ou as estratégias do negócio e de RH caminham juntas ou não é necessário um diretor ou gerente de RH (basta um "DP") influenciar os acionistas para que contratem/mantenham um presidente executivo que consiga dedicar, pelo menos, um quarto do seu tempo para gerir a cultura organizacional e os talentos dos cargos-chave

12 Separar "RH estratégico" de "Serviços de RH " Considerar que a gestão da cultura organizacional é vital para a gestão do negócio como um todo Criar e atualizar os "artefatos culturais" da organização na direção das estratégias do negócio e de RH Manter o modelo de gestão e as políticas de RH de conhecimento de todos os líderes, funcionários, terceirizados, fornecedores e clientes

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