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O que é a Indústria Cultural?

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Apresentação em tema: "O que é a Indústria Cultural?"— Transcrição da apresentação:

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2 O que é a Indústria Cultural?
É o grupo de empresas e instituições, que possuem como atividade econômica a produção de cultura visando o LUCRO!

3 Quais são seus meios? Os meios utilizados são a TV, o rádio, jornais, revistas e as variadas formas de entretenimento. Estes são feitos de uma maneira que aumente o consumo, que molde os hábitos, eduque, informe e alguns até conseguem atingir toda a sociedade.

4 Manipulação Esta é a estratégia mais utilizada.
Mostram pessoas famosas utilizando ou mostrando seus produtos dando a idéia de que são os melhores, criando um mundo fora da realidade.

5 Estatísticas De acordo com as informações da Organização Mundial do Comércio (OMC), o faturamento das indústrias criativas no mercado internacional duplicou nos primeiros 3 anos do século XXI. Atualmente eles são responsáveis por 7% das riquezas produzidas no mundo.

6 Domínio sobre a Sociedade
Para atingir seus objetivos a indústria cultural utiliza estereótipos, levando as pessoas a acreditarem que aquilo é o melhor modelo de vida. Muitas vezes a sociedade nem percebe que está sendo manipulada neste sentido.

7 A indústria cultural no Brasil
No Brasil devido a desigualdade social, a indústria cultural não apresenta uma homogeneidade, ou seja não possui uma sociedade de consumo consistente. O principal meio no Brasil de propagação é a televisão.

8 Adorno e a Indústria Cultural
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais.

9 Resultado da indústria cultural
A maneira com que manipulam as pessoas, levando a fazer coisas sem ao menos observarem seus resultados. Um forte exemplo é o modelo de beleza criado que é seguido por muitas jovens.

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11 Walter Benjamin – Estudo das mudanças na sensibilidade dos autores e apresentação dessas mudanças em obras de arte na era do capitalismo avançado. Uma obra significativa deste autor é : A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica, escrita em 1933

12 Jürgen Habermas – Para ele o método/modelo sistêmico representaria uma redução simplista, incapaz de abstrair a realidade da vida social. Ele propõe o conceito de ação comunicativa”, que seria uma combinação do mundo vivido com a concepção sistêmica. Para ele, a esfera sistêmica da vida divide-se em dois subsistemas: o econômico e o político. Estas esferas estariam condicionadas pela racionalidade instrumental.

13 Theodor Adorno – Estudos sobre os efeitos culturais dos programas de jazz apresentados pelo rádio.
Criticava o estatuto da música, rebaixada ao estado de ornamento da vida cotidiana e denunciava o que chamava de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa”. Ou seja, uma arte integrada ao sistema. Sua análise rejeita a estética em prol de uma crítica psicossociológica. Função principal do jazz: reduzir a distância entre o indivíduo alienado e a “cultura afirmativa”, ou seja, uma cultura que favorece não o que deveria afirmar (a resistência), mas, pelo contrário, a integração ao status quo.

14 ADORNO E HORKHEIMER criaram o conceito de “INDÚSTRIA CULTURAL” e analisaram a produção industrial dos bens culturais como movimento global da produção da cultura como mercadoria. Os produtos culturais, os filmes, os programas radiofônicos, as revistas ilustram a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização e de planejamento administrativo que a fabricação de automóveis em série.

15 A indústria cultural fornece por toda parte bens padronizados para satisfazer às numerosas demandas. Por intermédio de um modo industrial de produção, obtém-se uma cultura de massa feita de uma série de objetos que trazem a marca da indústria cultural: serialização – padronização – divisão do trabalho.

16 Horkheimer – Iniciou a discussão frankfurtiana sobre a razão através da obra Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Sobre a teoria tradicional Horkheimer entende o que vem do pensamento filosófico de Descartes até a filosofia e ciências modernas. Juntamente com Adorno, escreveu A Dialética do Esclarecimento

17 UFRJ – 2009 Observe a imagem a seguir:
Nas décadas de 1930 e 1940, período de expansão do crescimento industrial, o cotidiano dos brasileiros residentes em grandes centros urbanos foi afetado por mudanças nos meios de comunicação, como ilustram as fotografias. A multiplicação de meios de comunicação contribuiu principalmente para a crescente uniformização de: (A) práticas religiosas (B) demandas políticas (C) hábitos de consumo (D) padrões tecnológicos


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