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Administração Financeira

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Apresentação em tema: "Administração Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira
Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP Campus – Hortolândia Curso de Administração de Empresas Administração Financeira Professora: Nilcéia Cristina dos Santos IASP - Instituto Adventista de São Paulo

2 Tema: Capital Próprio e Política de Dividendos
Componentes: Dayana Lima Danilo Leandro Eduardo Ockner Kleber Carlos Camargo Patricia Mouco Ricardo Vasconcelos Tatiane Rizziolli

3 Introdução Com o crescimento do interesse de investimento em ações é necessário conhecer um pouco mais sobre os seus conceitos: Capital Próprio, Política de Dividendos, Debêntures.

4 Capital Próprio Definição Também chamado de situação líquida, corresponde ao patrimônio líquido da empresa e é composto por: capital social, reservas, prestações suplementares, lucros acumulados. Consiste no valor que fica aos sócios depois de uma empresa cumprir todas as suas obrigações financeiras perante terceiros.

5 Política de Dividendos
Conceito Dividendos: É a parcela do lucro apurado pela empresa que é distribuída aos acionistas. Política de Dividendos: Trata-se da decisão sobre quanto do resultado líquido apurado no período deve ser distribuído aos acionistas em vez de aplicar em re-investimento na atividade da empresa.

6 Política de Dividendos
Ações Preferenciais e Ações Ordinárias Ação preferencial: conferem ao titular prioridade na distribuição de dividendos e reembolso do capital. Não da direito de participar na administração direta da empresa. Ação Ordinária: confere ao titular os direitos essenciais do acionista, ou seja, participação nos resultados da companhia.

7 É o processo que define o preço que determinada ação vai ao mercado.
Política de Dividendos Precificação da Ações É o processo que define o preço que determinada ação vai ao mercado. O "preço justo" das ações se baseia na expectativa de resultados futuros e é fruto da avaliação de especialistas e corretores. A precificação equivocada pode gerar resultados negativos para a empresa quanto ao seu retorno e custos de emissão.

8 Debêntures Conceito É um título de crédito representativo de empréstimos a médio e longo prazo que uma empresa faz junto a terceiros (debenturistas). Ajustam-se perfeitamente às necessidades de captação da empresa e por sua flexibilidade, se transformam no mais importante instrumento de obtenção de recursos nas organizações brasileiras.

9 Debêntures Formas de Utilização Quem pode emitir - S.A. de capital aberto ou fechado, que constem com registro na CVM. Para emitir uma debênture uma empresa precisa ter uma escritura de emissão onde estão descritos todos os direitos conferidos pelos títulos: garantias condições da emissão suas características demais cláusulas

10 Debêntures Tipos de Debêntures Debênture emitida para subscrição pública - é emitida por sociedades de capital aberto. Debênture de companhias de capital fechado - é emitida para subscrição por pessoas direta ou indiretamente ligadas.

11 Debênture simples - é aquela resgatável exclusivamente em dinheiro.
Tipos de Debêntures Debênture subordinada – é aquela que, em caso de falência da empresa, dá direito de receber apenas após os pagamentos dos credores. Debênture simples - é aquela resgatável exclusivamente em dinheiro. Debênture conversível - é aquela resgatável em dinheiro ou conversíveis em ações da sociedade emitente

12 Debêntures Tipos de Debêntures Debênture inconversível - é aquela que não pode ser convertida em ações da companhia emitente. Debênture por ações – é aquela que oferece a possibilidade de transformar os títulos em ações de empresa, que não a própria emitente das debêntures.

13 Conclusão Dentre as várias formas que uma empresa possui para captar recursos, podemos observar que duas são bastante eficazes: Debêntures e a venda de Ações. E ambas, para serem eficazes, precisam ser analisadas perante o mercado, a economia, o montante que se pretende captar, o prazo para seu retorno e seu custo benefício.


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