A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade."— Transcrição da apresentação:

1 Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade

2 Jesus de Nazaré foi uma figura pública muito importante, de tal modo que a sua mensagem, as suas atitudes e o seu destino marcaram profundamente a história da humanidade

3 Uma prova desta realidade é o facto do calendário que nós usamos ser construído tendo como referência a data que se supunha ser a do seu nascimento. Hoje sabemos que Jesus terá nascido por volta do ano 6 ou 7 a.C.

4 De acordo com o calendário que usamos, centrado no seu nascimento ficámos a saber que Jesus terá nascido há pouco mais de anos.

5 Um calendário é um conjunto de unidades de tempo, organizadas com o propósito de medir e registar os acontecimentos.

6 Há indícios de que, em tempos muito antigos, já existiam homens preocupados em marcar o tempo.
Ver p. 93 § 1 e 2

7 O calendário usado no Ocidente chama-se Calendário Gregoriano por causa do Papa Gregório XIII. Foi este Papa que entregou a um grupo de especialistas a missão de elaborarem um calendário, que tivesse como referência o nascimento de Cristo.

8 O calendário ficou pronto ao fim de cinco anos e Gregório XIII promulgou-o a 24 de Fevereiro de Este foi sendo lentamente implantado, até se tornar o mais universal.

9 Ainda hoje se usam, em ocasiões especiais, outros calendários, por exemplo: o calendário chinês, o calendário islâmico ou o calendário hebraico.

10 Mas é à volta do calendário gregoriano que tudo está organizado em todo o mundo, marcando o tempo, com os acontecimentos passados a.C. e d.C.

11 Que fez este Jesus de extraordinário?
Durante a sua vida percorreu o seu país, ajudando todos os que precisavam e espalhando uma mensagem cheia de esperança e novidade.

12 Era uma Boa Notícia – a Boa Nova – anunciava que o Reino de Deus estava entre as pessoas. Ele veio inaugurar um Reino Novo, isto é uma forma nova das pessoas viverem e se relacionarem com Deus, umas com as outras, com o mundo e consigo próprias.

13 Um reino a que todos podem pertencer, porque todos podem acolher na sua vida a presença de Deus.

14 O Reino de Deus é a presença do poder de Deus, um poder de amor e de justiça, no íntimo de cada pessoa

15 Deus, também é anunciado por Jesus de uma forma nova
Deus, também é anunciado por Jesus de uma forma nova. Deus ama as pessoas e interessa-se por elas. Para Deus não há pessoas mais importantes que outras.

16 Todos, pequenos, pobres, doentes, os que ninguém respeita, os de quem ninguém gosta, têm todos o mesmo valor e são amados por Deus, como aqueles que são ricos, amados e respeitados por todos.

17 Jesus veio mostrar que o mal que acontece às pessoas não é um castigo
Jesus veio mostrar que o mal que acontece às pessoas não é um castigo . Deus não quer a doença, o sofrimento e a morte. Ver p. 102 § 4

18 Por fim ensinou aos seus discípulos a chamar a Deus, Pai Nosso.
Resumindo podemos dizer que

19 Jesus é o amor visível de Deus;
Em Jesus, Deus colocou-se ao lado dos pobres, dos fracos, dos que nada têm; A Boa Nova do Reino de Deus consiste na opção por cada ser humano, sobretudo pelos pobres e pelos marginalizados; na libertação de toda a escravidão. (passar para o caderno)


Carregar ppt "Jesus de Nazaré Um marco na História da Humanidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google