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Algumas teorias do jornalismo

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Apresentação em tema: "Algumas teorias do jornalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Algumas teorias do jornalismo
no jogo dos discursos sobre a atividade certezas e incertezas sobre a profissão

2 Newsmaking os processos de produção determinam os conteúdos
evidencia o trabalho da enunciação na produção dos discursos submetidos às operações, pressões sociais, técnicas e deadline do ambiente redacional. noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma 1) A cultura profissional dos jornalistas; 2) A organização do trabalho; A organização dos processos produtivos. o jornalista é um participante ativo na construção da realidade, não há autonomia incondicional em sua prática profissional, mas a submissão a um planejamento produtivo cheio de técnicas que lhes são próprias.

3 newsmaking 1) A cultura profissional dos jornalistas;
noticiabilidade e valores notícia 2) A organização do trabalho; O processo de produção da notícia é, pois, planejado como uma rotina industrial: tem procedimentos próprios e limites organizacionais. A organização dos processos produtivos. rotinas de produção; divisão do trabalho, tempo de produção, características dos formatos editoriais

4 o jornalista é um participante ativo na construção da realidade
não há autonomia total em sua prática profissional, mas a submissão a um planejamento produtivo cheio de técnicas que lhes são próprias. Há espaços de manobra para os jornalistas e eles estão localizados na interação com os agentes sociais. a rede de fontes, a capacidade de negociação e um talento para a investigação são trunfos utilizados para demonstrar que o processo de produção das notícias é interativo.

5 Teoria do Espelho O jornalista deve narrar a realidade tal qual ela é
A função do jornalista, dentro da Teoria dos espelhos, é quase passiva, observa a realidade e emite um relato equilibrado e honesto daquilo que foi observado, sem emitir opiniões pessoais Deve informar a verdade dos fatos observados, tais como eles se apresentam.

6 Teoria do espelho

7 Teoria do Gatekeeper Focada no jornalista, destaca o seu poder de selecionar os assuntos que serão objeto da atenção do jornal a conclusão é de que as decisões são arbitrárias, subjetivas e baseadas em valores que se referem ao seu conjunto do experiências pessoais Kurt Lewinm psicólogo foi quem pela primeira vez utiliza o termo gatekeeper, em 1947, em pesquisa sobre opções alimentares O primeiro teórico a aplicar o termo no jornalismo foi David Manning White, três anos depois do psicólogo.

8 Teoria da organização Teoria da organização notícia um produto à venda
os interesses da organização jornalística determinam a escolha das informações e o seu tratamento o trabalho jornalístico depende dos meios utilizados pela organização, da missão e da linha editorial estipulada. Breed, Warren 1955, ‘Social control in the newsroom: A functional analysis’ (Social Forces, 33, núm. 4, págs )

9 Teoria da organização O profissional assume as normas editoriais, que passam a ser mais importantes do que posição política, criativa, de responsabilidade e individual dos jornalistas. sanções: os chefes decidem quem faz as reportagens mais importantes e se os redatores vão assinar ou não. dever e estima: laços de amizade, respeito e admiração acabam unindo profissionais e superiores mobilidade profissional: os jornalistas desejam ter uma posição de destaque na carreira e pouco conflito: as redações são locais pacíficos sem muitos confrontos de classe ou interferência sindical; prazer da atividade: os jornalistas consideram seu ofício agradável e privilegiado Notícias representam um valor: em vez de contestar a linha editorial da empresa, os jornalistas saem em busca de acontecimentos importantes.

10 Agenda setting Defende a idéia de que os consumidores tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam as conversas da massa.

11 Espiral do silêncio O desejo de reconhecimento faz com que sujeitos assimilem opiniões e posições predominantes, outras, mesmo que relevantes, deixam de ser mencionadas sem que haja reações

12 Teorias da recepção Consideram o leitor/telespectador/internauta (outro) como sujeito capaz de ressignificar qualquer texto, colocando em xeque tanto a ideia de um real espelhado, quanto de um jornalismo supostamente objetivo


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