A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 5 - Exilados missionários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 5 - Exilados missionários"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 5 - Exilados missionários

2 01. Que convicções altruístas tinham os exilados Daniel, José, Neemias e Ester? Essas convicções são importantes para quem aguarda a volta de Jesus? Eles criam que: (1) Os descendentes de Abraão tinham a missão de evangelizar as nações (Gn 22:18); (2) Eram embaixadores do Céu (Hb 11:13); (3) A fé deve estar fundamentada em Deus e não nas circunstâncias; (4) O Senhor lhes daria a resiliência. Hoje, temos que: (1) Ter espírito missionário e aproveitar as circunstâncias boas ou adversas para pregar o evangelho; (2) Ser embaixadores do Céu (2Co 5:20); (3) Ter a esperança de que a nossa pátria está no Céu (1Pe 2:11). O relato dos jovens exilados mostram que todos aqueles que vivem piedosamente receberão o reconhecimentos das autoridades civis e eclesiásticas, e Deus jamais permitirá que passem por lutas, fornalhas e adversidades.

3 02. Por que Daniel e seus três amigos são excelentes exemplos de como os cristãos devem se relacionar com a cultura do seu país? Daniel e seus amigos tiveram uma vida ativa no exílio: fixaram residência, estudaram e trabalharam ali. Todavia, priorizaram Jeová (mesmo diante de ameaças) não contaminando-se com comidas impróprias nem com os costumes pagãos de Babilônia. Daniel e seus três amigos, bem como José, Ester e Neemias atuaram diretamente entre seus governantes. São exemplos para adventistas que desejam ser políticos e contribuir para uma política limpa e honesta, com leis mais justas e decentes. Hoje, muitos perdem sua identidade cristã ao absorverem os costumes do seu pais, mesmo aqueles que são contrários aos princípios divinos. Outros, rejeitam a sociedade e se isolam. É preciso ter equilíbrio e aproveitar o que a cultura tem de salutar.

4 03. Daniel foi presunçoso por orar no alto de seu quarto com as janelas abertas, quando a ordem foi para não orar a ninguém exceto ao rei? Daniel orou na janela para mostrar aos seus oponentes que nenhum mal poderia lhe acontecer, pois: (1) era servo do Deus eterno; (2) era um alto funcionário do governo; e (3) gozava de prestígio e consideração por parte do rei Dario. Daniel não foi presunçoso. Era seu costume orar na janela, voltado para a cidade de Jerusalém (Dn 6:10). Se ele tivesse mudado o seu hábito de oração, teria parecido que estava cedendo às exigências do decreto. Por isso, permaneceu firme. A vida de oração de Daniel parece ter sido marcada pela constância: a hora do dia, a postura e o local. Seria proveitoso se tivéssemos hábitos diários, como oração algumas vezes ao dia e leitura da Bíblia. Esses hábitos fortalecerão no fé em Deus.

5 04. Quais as características predominantes daqueles que foram levados cativos? Essas características são importantes para quem aguarda a volta de Jesus? Os exilados não abriram mão dos seus princípios religiosos, mesmo sob pressão dos seus superiores pagãos: "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as iguarias do rei"; "não adoraremos a imagem de ouro que levantaste". Os exilados priorizaram sua fidelidade e lealdade a Deus, mesmo diante de um aparente "abandono" divino. Hoje, muitos cristãos fazem concessões e absorvem o que o mundo oferece: modas extravagantes, casamento com descrentes, alimentos insalubres. "A maior necessidade do mundo é de homens que não se comprem nem se vendam; cuja consciência seja tão fiel aos princípios como a bússola o é ao polo; que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam os céus." (Educação, 57).

6


Carregar ppt "Lição 5 - Exilados missionários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google