A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“E aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1:18).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“E aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1:18)."— Transcrição da apresentação:

1

2 “E aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1:18).

3 Conhecer as circunstâncias que envolveram os jovens hebreus.
Sentir a motivação de seguir-lhes o exemplo. Fazer um plano de vida seguindo os seus princípios.

4 As histórias de Daniel e seus companheiros em Babilônia nos oferecem princípios sobre fidelidade e missão que continuam sendo importantes, mesmo depois de vinte e seis séculos.

5 Estudar a vida de Daniel e seus amigos é algo extraordinário
Estudar a vida de Daniel e seus amigos é algo extraordinário. Fidelidade, compromisso, renúncia, são algumas das lições que aprendemos. Há personagens notáveis que não são mencionados no livro e que foram os grandes responsáveis pela postura dos jovens hebreus, os pais.

6 Pergunta: Que ações práticas cada família deveria adotar a fim de que sejam gerados outros jovens como Daniel e seus amigos?

7 Para refletir: Pela instrução religiosa fiel e diária, os pais de Daniel e seus amigos forneceram um firme fundamento espiritual para o resto da vida deles.

8 Para refletir: Diariamente os jovens hebreus mantinham o hábito de buscar a Deus, desta forma preservavam a bondade e o poder de Deus diante de seus olhos. Só é possível partilhar com os outros aquilo que temos.

9 Para refletir: “... Deus tem colocado sobre os pais a autoridade e a responsabilidade não apenas de alimentar e cuidar dos filhos, mas também de educá-los, instruí-los e corrigi-los” (Dr. Antonio Estrada).

10 Para refletir: “Onde quer que uma influência esteja afastando os homens de Deus, ali está Satanás exercendo seu poder de feitiçaria. Quando os homens se rendem a sua influência, antes de se darem conta a mente está desviada e a alma poluída” (AA, 290).

11 Para refletir: Babilônia era o maior império do mundo e Israel não vivia um bom momento; apostasia, mundanismo, infidelidade, desobediência, conflitos, guerras. Foi neste tempo dramático que os jovens hebreus viveram a infância e a adolescência.

12 Para refletir: O cenário a que foram expostos foi aterrorizador, um verdadeiro bombardeio de influências negativas, um choque transcultural. O ambiente não tinha a menor simpatia por suas convicções religiosas, pensamento e ações politeístas, comida ritualmente impura, capital mundial da astrologia e da feitiçaria.

13 Analise estas questões:
Seria este grupo de jovens um produto do meio? Seria um grupo a mais a se embrenhar nas sombras espessas do pecado? Como ser um jovem fiel a Deus num tempo assim?

14 Para refletir: A vida dos jovens hebreus ensina que:
É possível ser um farol no meio da escuridão do relativismo. Para ser diferente é preciso ter coragem. No meio da tragédia o coração não precisa azedar tampouco ser envenenado pela mágoa.

15 Para refletir: A vida dos jovens hebreus ensina que:
Posso influenciar e não ser influenciado. Em vez de buscar a vingança contra os inimigos, pode-se buscar ser um instrumento nas mãos de Deus na vida deles. Não é o que as pessoas fazem que importa, mas como reagimos a isso.

16 Para refletir: Quatro situações perigosas estavam diante do grupo: Risco da aculturação. Mudança dos valores (receberam outros nomes). Ofertas vantajosas. Vantagens do mundo.

17 Para refletir: “Muitos jovens hoje estão caídos, confusos, com o coração gelado, com a vida contaminada, porque cederam, transigiram e não resolveram desde o início viver uma vida pura. O mundo está mudando todos os dias.

18 Para refletir: “Os valores morais estão sendo tripudiados. Vivemos numa Babilônia de permissividades, num reino de hedonismo, numa terra de infidelidade, no cativeiro do pecado” (Hernandes Dias Lopes).

19 Para refletir: “Assim como o Senhor cooperou com Daniel e seus companheiros Ele cooperará com todos os que se atêm a Sua vontade” (EGW).

20 Pense e discuta com a classe: Imagine o grande monarca tendo que reconhecer que Daniel estava certo em sua interpretação. Mais do que uma interpretação, o que estava acontecendo ali?

21 Nenhum passo foi dado com negligência ao tempo a ser gasto em oração.
Para refletir: Nenhum passo foi dado com negligência ao tempo a ser gasto em oração.

22 Analise cuidadosamente este texto:
“O mais brilhante intelecto, o mais fervoroso estudo, a mais elevada eloqüência não poderão jamais substituir a sabedoria e o poder de Deus naqueles que assumem responsabilidades ligadas à Sua causa. ... Deus tomou todas as providências para que os obreiros tenham a ajuda que só Ele pode dar.

23 Analise cuidadosamente este texto:
Se permitirem que seu trabalho seja apressado, empurrado e confuso, de modo que não tenham tempo para a meditação devocional ou oração, cometerão erros. Se não for exaltado um padrão por Jesus Cristo contra Satanás, ele vencerá aqueles que estão empenhados na importante obra para este tempo.” (MM 2002, 116)

24 Para refletir: A fidelidade dos jovens diante das provas ajudaram a espalhar o conhecimento do Deus verdadeiro. “A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos;

25 Para refletir: homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” (Ed. 56 e 57).

26 Discuta com a classe: Como a atitude dos jovens hebreus pode ser aplicada às ações específicas em nossos dias?

27 A fé do povo de Deus foi, está e continuará sendo desafiada.
Diante destes desafios Deus cuidará dos que permanecerem fiéis aos divinos princípios.

28 A fidelidade dos jovens hebreus foi um testemunho dramático não só para o povo e os governantes de Babilônia, mas também aos povos das nações ao redor. O mesmo deve ser verdade conosco hoje.

29

30


Carregar ppt "“E aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1:18)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google