A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade complementar 02

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade complementar 02"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade complementar 02
Apresentação 02 Áreas do Conhecimento

2 Professoras e professores, Nesta AC, discutiremos as áreas do conhecimento e a integração curricular. A proposta é dialogarmos sobre aproximação dos componentes curriculares e conhecermos os procedimentos para a realização de avaliações externas por meio do Sistema de avaliação da Educação Básica.

3 Poesia Matemática Millôr Fernandes
Às folhas tantas  do livro matemático um Quociente apaixonou-se um dia  doidamente por uma Incógnita. Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a do ápice à base uma figura ímpar; olhos romboides, boca trapezoide,  corpo retangular, seios esferoides. Fez de sua uma vida  paralela à dela até que se encontraram  no infinito. "Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical. "Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.

4 E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação  traçando  ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas sinoidais nos jardins da quarta dimensão. Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana e os exegetas do Universo Finito. Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.  E enfim resolveram se casar constituir um lar,  mais que um lar,  um perpendicular. Convidaram para padrinhos o Poliedro e a Bissetriz. E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro sonhando com uma felicidade  integral e diferencial.  E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos.

5 Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Emmanuel  Vão Gogo E foram felizes até aquele dia em que tudo vira afinal monotonia. Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum frequentador de círculos concêntricos, viciosos. Ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum. Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade. Era o triângulo, tanto chamado amoroso. Desse problema ela era uma fração, a mais ordinária. Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade como aliás em qualquer sociedade. .

6 Sobre as disciplinas escolares e a integração curricular
“Seriam as estruturas lógicas das disciplinas a melhor forma de promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral dos nossos estudantes?” (Brasil, 2014, p. 07)

7 Áreas de conhecimento e sua relação com o currículo
“(...) quanto mais a ciência se especializou e se diferenciou, maior o número de novos campos que ela descobriu e descreveu” (Brasil, 2014, p. 07). NATUREZA x CIÊNCIA

8 Áreas do Conhecimento Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

9 Integração exige romper e superar nossa própria condição social fragmentada. Ao mesmo tempo, integração exige o diálogo entre os professores (pessoas) das diferentes áreas. Ter curiosidade, respeito e admiração pela área que você não tem o domínio poderá ser um primeiro passo

10 Sistema de Avaliação da
SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica

11 PORTARIA Nº 174, DE 13 DE MAIO DE 2015
Estabelece a realização das avaliações através do SAEB: ANRESC - Mais extensa e detalhada que a Aneb e tem foco em cada unidade escolar. Por seu caráter universal, recebe o nome de Prova Brasil em suas divulgações (Realizada de forma Censitária) ANEB – Realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais.

12 AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA
ANEB Avaliação Nacional da Educação Básica ANRESC Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ANA Avaliação Nacional de Alfabetização SAEB ANEB E ANRESC/PROVA BRASIL são realizadas bianualmente, enquanto a ANA era de realização anual e a partir deste ano passou a ser bianual.

13 REALIZAÇÃO E PÚBLICO ALVO
O SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) será realizado no período de 03 a 13 de novembro de 2015 em todos os estados e no Distrito Federal. PÚBLICO ALVO PROVA BRASIL (ANRESC): Escolas Públicas com pelo menos 20 alunos nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. ANEB: Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, em Escolas Públicas e Privadas. QUEM NÃO ENTRA: Turmas multisseriadas, turmas de Correção de Fluxo e turmas de Ensino Médio Integrado. ESCOLAS INDÍGENAS: Tem a opção de não participar.

14 OBJETIVOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
I - Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas; II - Identificar problemas e diferenças regionais na Educação Básica; III - Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos estudantes; IV - Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos; V - Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa;

15 VI - Aplicar os testes definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB; VII - Produzir informações sobre o desempenho dos estudantes, bem como sobre as condições intra e extraescolares que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem, no âmbito das redes de ensino e unidades escolares; VIII - Fornecer dados para cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB; IX - Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino brasileiros; X - Manter a construção de séries históricas, permitindo comparabilidade entre anos e entre séries escolares. (PORTARIA nº 174, DE 13 DE MAIO DE 2015, Art.2º)

16 OUTRAS INFORMAÇÕES Os resultados preliminares ANRESC (Prova Brasil) 2015 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2016, por meio login e senha, em sistema específico. (Art. 10) Os diretores de escola terão 15 (quinze) dias consecutivos, a partir da divulgação on-line dos resultados preliminares na ANRESC (Prova Brasil) 2015, para a interposição de recursos ao INEP, em sistema específico, com as justificativas que fundamentam a solicitação. (Art. 11)

17 Acesse o Portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/
Os resultados finais do SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) serão divulgados até agosto de (Art. 14) Acesse o Portal do INEP: 

18 CRITÉRIOS AVALIATIVOS
DO SAEB

19 GRÁFICO DE INDICADOR DE RENDIMENTO(P)
TAXA DE APROVAÇÃO GRÁFICO DE INDICADOR DE RENDIMENTO(P)

20 NOTA PROVA BRASIL/SAEB
GRÁFICO NOTA MÉDIA PADRONIZADA (N)

21 Indicador de Rendimento (P) Nota Média Padronizada (N)
COMO SE CHEGA AO ÍNDICE DO IDEB? Indicador de Rendimento (P) X Nota Média Padronizada (N)

22 RESULTADOS OBTIDOS E PROJETADOS

23 ESCALA SAEB LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL 5º ANO 9º ANO ENSINO MÉDIO
Até o nível 1 0 – 149 pontos ————- Nível 1 200 – 224 pontos 225 – 249 pontos Nível 2 150 – 174 pontos 250 – 274 pontos Nível 3 pontos 275 – 299 pontos Nível 4 300 – 324 pontos Nível 5 325 – 349 pontos Nível 6 350 – 374 pontos Nível 7 375 – 399 pontos Nível 8 375 – 400 pontos 400 – 425 pontos Nível 9 325 – 350 pontos Fundo musical. Distribuir Ofício, Papel Metro, Piloto, Hidrocor.

24 ESCALA SAEB MATEMÁTICA NÍVEL 5º ANO 9º ANO ENSINO MÉDIO Nível 1
125 – 149 pontos 200 – 224 pontos 225 – 249 pontos Nível 2 150 – 174 pontos 250 – 274 pontos Nível 3 pontos 275 – 299 pontos Nível 4 300 – 324 pontos Nível 5 325 – 349 pontos Nível 6 350 – 374 pontos Nível 7 375 – 399 pontos Nível 8 400 – 424 pontos Nível 9 325 – 350 pontos 400 – 425 pontos 425 – 449 pontos Nível 10 ————- 450 – 475 pontos Exibir início do vídeo do pacto, que mostra cenas do cotidiano dos estudantes de Lagoa do Dionísio. Ibitiara

25 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 1 Pontuação: Identificar elementos da narrativa em história em quadrinhos; reconhecer a finalidade de recurso gráfico em artigos; reconhecer a relação de causa e conseqüência em lendas; inferir o sentido de palavra em letras de música e reportagens.

26 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 4 Pontuação: 300 – 324 Localizar informações explícitas em infográficos, reportagens; identificar o argumento em contos; identificar a finalidade e a informação principal em notícias; reconhecer elementos da narrativa em contos; reconhecer variantes linguísticas em contos, notícias e reportagens; reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos em poemas; reconhecer ideia comum e opiniões divergentes sobre o mesmo tema na comparação entre diferentes textos; reconhecer ironia e efeito de humor em crônicas e entrevistas; reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance; comparar poemas que abordem o mesmo tema; diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens; diferenciar tese de argumentos em artigos, entrevistas e crônicas; inferir informação, sentido de expressão e o efeito de sentido uso de recursos gráficos em poemas; inferir o efeito de sentido da linguagem verbal e não verbal e o efeito de humor em tirinhas. Assitir ao vídeo para entender melhor o que é um fanzine

27 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 8 Pontuação: 400 – 425 Reconhecer o efeito de sentido resultante do uso de recursos morfossintáticos em artigo e letras de música. Exibir o vídeo sobre a BNC

28 MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 1 Pontuação: 225 – 250 Espaço e forma; Grandezas e medidas; Números e operações; álgebra e funções. Tratamento de informações Associar uma tabela de até duas entradas a informações apresentadas textualmente ou em um gráfico de barras ou de linhas. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

29 MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 4 Pontuação: 300 – 325 Espaço e forma; Tratamento de informações. Grandezas e medidas Resolver problemas envolvendo área de uma região composta por retângulos a partir de medidas fornecidas em texto e figura. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

30 MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 4 Pontuação: 300 – 325 Números e operações; álgebra e funções Reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto. Além disso, podem ser capazes de determinar: a lei de formação de uma função linear a partir de dados fornecidos em uma tabela; a solução de um sistema de duas equações lineares; um termo de progressão aritmética, dada sua forma geral; a probabilidade da ocorrência de um evento simples. Também é provável que resolvam: problemas utilizando proporcionalidade direta ou inversa, cujos valores devem ser obtidos a partir de operações simples; problemas de contagem usando princípio multiplicativo. Exibir o vídeo sobre a BNC

31 MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Nível 10 Pontuação: 450 – 475 Espaço e forma; Grandezas e medidas; Tratamento de informações. Números e operações; álgebra e funções Determinar a solução de um sistema de três equações lineares, a três incógnitas, apresentado na forma matricial escalonada. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

32 Referências Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV : áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, p FERNANDES, M. Poesia Matemática. Texto extraído do livro “Tempo e Contratempo”, Edições O Cruzeiro – Rio de Janeiro, 954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Goge. Disponível em: < Acesso em 17/07/15. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Disponível em: < Acesso em 17/07/15 Pacto Nacional do Ensino Médio Áreas do Conhecimento bloco1. Curitiba: EAD SEED PR (25 min.) Disponível em: < Acesso em 17/07/15 Pedagogia: Cotidiano Escolar. Curitiba: Portal Dia a Dia Educação, (5 min.). Disponível em: < Acesso em 17/07/15


Carregar ppt "Atividade complementar 02"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google