A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Evolução do Capitalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Evolução do Capitalismo"— Transcrição da apresentação:

1 A Evolução do Capitalismo
Em pleno o séc. XX com a formação de grandes conglomerados econômicos e de um grupo de potências, que é chamado Grupo dos Sete, que é constituído pelos sete países mais ricos do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Graças à sua força econômica, esses países influenciaram os padrões mundiais de desenvolvimento, controlam a maior parcela da produção econômica mundial e, como conseqüência, interferem no destino de toda a humanidade. Capitalismo Comercial: O sistema capitalista nasceu na transformação por que passou a Europa feudal, sobre o séc.XII. O fundamento de riqueza deixou paulatinamente de ser a terra, e a economia de mercado começou a estruturar-se com base no trabalho artesanal. A partir do séc. XV, as relações ampliaram com as Grandes Navegações de novas terras no sistema capitalista de produção.Então se desenvolveram a fase chamada capitalismo comercial que é o ciclo de reprodução que estava acentando principalmente na circulação e distribuição de mercadorias realizadas entre as metrópoles e as colônias.

2 Capitalismo Industrial:Em contraposição, o capitalismo industrial adentrou na produção de mercadorias, formatou a produção de modo que o lucro é o objetivo direto das coisas produzidas, e, para tal, separou a população de seus meios de produção e formou uma classe que, sem ter meios de vida, necessitadades de vender sua capacidade de trabalhar como uma mercadoria a fim de conseguir um salário que lhe permita sobreviver. Comprando a capacidade de agir e atuar da população, os capitalistas agora possuem o poder de tornar toda a produção em produção para o capital. O trabalho assalariado é, pois, a relação social fundamental do capitalismo industrial. Pré-Capitalismo:Os modos de produção são elementos que marcaram toda a historia. Podemos afirmar que na vida em sociedade, sempre há algum tipo de modo de produção. Embora o capitalismo tenha surgido e se consolidado como o sistema produtivo mais importante da história, houveram muitos outros modos de produção pré-capitalistas. É importante ressaltar que nenhum modo de produção é único, ou seja, numa sociedade feudal, por exemplo, também pode haver trabalho escravo.

3 Capitalismo Financeiro:Aconteceu entre o final do século XIX até a crise de 1929 e ligado diretamente com o forte crescimento econômico que registrava em pleno período de exploração da Revolução Industrial.Foi o resultado da revolução de transportes que originou alteração na vida econômica,exigiu muitos investimentos que só estava ao alcance de grandes empresas.Pode se resumir que a época em que o grande comércio são controlados pelo poder econômico dos bancos e de outras instituições financeira. Capitalismo comprava as ações em troca de manufaturas e matérias-prima para promover produtos industrializados para a Europa.

4 Mercantilismo Mercantilismo foi um nome dado a um conjunto de praticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o séc.XV e no final do séc.XVIII Mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados Nacionais. O mercantilismo em si não pode ser considerado como uma teoria unificada de economia. Na realidade não houve escritores mercantilistas que apresentassem um esquema geral do que seria uma economia ideal. A maioria dos economistas europeus, são considerados mercantilistas . Ele é considerado uma teoria unificada econômica. Portanto o mercantilismo é uma política econômica que aparece em período intervencionista.

5 Para obter uma produção suficiente,devia ser utilizados todos os recursos produtivos do país,em especial o fator do trabalho.Toda a nação precisava possuir uma grande população que fortalece-se os trabalhadores e soldados, e ao mesmo tempo o mercado correspondente. O comercio propiciou acúmulo de capital para a Revolução Industrial,no séc.XVIII,o maior desenvolvimento e sobretudo a expansão da venda de mercadorias.A evolução comercial chegou até a formação de blocos econômicos . MERCANTILISMO EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Nome:Sandy Pottin Turma:83


Carregar ppt "A Evolução do Capitalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google