A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE."— Transcrição da apresentação:

1 Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE

2 INTRODUÇÃO Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas.

3 AGENTE CAUSADOR Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA) Família: Picornaviridae
Gênero: Enterovírus Espécie: Enterovírus Poliovírus

4 HISTORIA A primeira descrição médica da doença foi feita por Jakob Heine em 1840 enquanto Karl Oskar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou á sua denominação alternativa de Heine-Medin.

5 EPIDEMIOLOGIA É mais comum em crianças (paralisia infantil), mas também ocorre em adultos, como a transmissão do poliovírus”selvagem” pode se dar de pessoa a pessoa através do contato fecal-oral

6 MODO DE TRANSMISSÃO Pode ser direta de pessoa a pessoa, através secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas, 1 a 2 semanas após a infecção; ou de forma indireta através de objetos, alimentos, água etc., contaminados com fezes de doentes ou portadores, 1 a 6 semanas após a infecção.

7 CURIOSIDADE Incubação
De 07 a 21 dias, comumente 12 dias após exposição. Imunização Existe 12 tipos de vacinas disponíveis-vírus vivos e mortos

8 Crianças tomam vacina oral com vírus vivos aos 02,04,06 meses de idade
Crianças tomam vacina oral com vírus vivos aos 02,04,06 meses de idade.Reforços devem ser dados com 18 meses e 03 e 06 anos .Todas as pessoas devem ser imunizadas contra Polio

9 SINTOMAS febre, mal-estar, cefaléia, distúrbios gastrintestinais e rigidez de nuca, acompanhadas ou não de paralisias.

10 DIAGNÓSTICO O diagnostico é por detecção do seu DNA com PCR ou isolamento e observação com microscópio eletrônico do vírus de fluidos corporais.

11 TRATAMENTO A poliomielite não tem tratamento específico
Cuidados gerais como repouso rigoroso nos primeiros dias, reduz a taxa de paralisias. A única medida eficaz é a vacinação.

12 PREVENÇÃO Vacinação - é a única arma de prevenção da doença.
Existem dois tipos de vacina disponíveis, ambas de alta eficácia: a vacina antipólio inativada e a de vírus vivos atenuados

13 Bibliografia Barsa


Carregar ppt "Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google