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Prática de Ensino: Desenvolvimento Humano Luciana Maria Lunardi Campos C.H.: 30 h/a
OBJETIVOS DA DISCIPLINA Possibilitar o conhecimento de diferentes correntes da Psicologia do desenvolvimento e a análise das contribuições de teorias sobre desenvolvimento humano para a prática pedagógica Analisar características da adolescência e suas implicações para a prática educativa CONTEÚDO Perspectivas teóricas sobre desenvolvimento humano Adolescência CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova escrita individual e em grupo Dois trabalhos em grupo
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A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO
PASSA PELA COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA (SAVIANI)
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HOMEM ativo , social e histórico , produtor da vida material.
Vida material /vida psíquica. Histórico-cultural produto das influências ou forças existentes no meio ambiente, receptor passível de manipulação e controle- Behaviorismo uma totalidade que se auto-regula , percebe totalidades e busca equilíbrio. Gestalt forças que o homem não domina e que o constituem Psicanálise visão positiva, voltado para o crescimento e com experiências subjetivas vitais para seu comportamento . Liberdade para escolha . Humanismo
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Desenvolvimento Humano
Tarefa da escola ? Como favorecer ?
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RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Piaget A DR ZDP Vygotsky D
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ESCOLA PROCESSO CONTÍNUO de desenvolvimento de um sujeito
Uma POSSIBILIDADE ÚNICA de desenvolvimento para o ser humano Ao ensinar, um professor está INTERVINDO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO de cada aluno Conhecimento escolar – não aplicabilidade imediata Idade de formação e contexto de desenvolvimento Função social e política do educador LIMA, E. S. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Grupo de Estudos sobre desenvolvimento humano, 1997
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DESENVOLVIMENTO HUMANO
DE QUEM ? EM QUE CONDIÇÕES?
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DESENVOLVIMENTO
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Crianças do Brasil Favela, Curitiba, 1980 Infância
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Adolescência/juventude
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Adultez Velhice
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Família Mãe-filhos
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DESENVOLVIMENTO condições materiais Teorias Do Desenvolvimento Humano
INTERNO EXTERNO SOCIAL INDIVIDUAL
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Teorias do desenvolvimento humano
Psicologia Empirismo Racionalismo Materialismo Dialético Maturacionista Behaviorista Interacionista Psicanálitica Humanista Behaviorismo 1913 Gestalt 1912 Psicanálise 1900 Humanista Sócio - histórica Teorias do desenvolvimento humano
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Teorias do desenvolvimento humano
Inatista Ambientalista Interacionista Naturalista Inatista Ambientalista Interacionista Histórico - cultural Psicanalítica Cognitiva Desenvolvimental Aprendizagem Maturacional Paul Klee Equilíbrio instável, 1922
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Teorias do desenvolvimento
Aspectos Fases Afetivo Cognitivo Físico Social Linguístico Pré-natal Infância Adolescência Adulto Velhice
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Aspectos do desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO SOCIAL valores, normas, costumes, papéis, conhecimentos e condutas DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR pensamento e ação DESENVOLVIMENTO MORAL entender , seguir e reformular conjunto de regras que regulam comportamento interpessoal Piaget e Kolberg DESENVOLVIMENTO COGNITIVO – pensamento, racíocinio , intelecutal DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL/AFETIVO –características, sentimentos, afeto DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM fala, semantico e sintático
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Faixa etária mais estudada Aspecto do desenvolvimen-to
Abordagem teórica Principais teóricos Faixa etária mais estudada Aspecto do desenvolvimen-to Psicanalítica Freud, Erikson, Melaine Klein, Peter Wolf, Anna Freud Freud- estudou adultos, mas concebeu teoria sobre desenvolvimento infantil Erikson – teoria sobre todo o ciclo vital o adultos Personalidade Cognitivo-desenvolvi-mental Piaget, Vygotsky, Bruner, Flavell, Inhelder, Kohlberg Todos – do nascimento até aproximadamente 15 anos Cognitivo (alguns autores –social) Aprendizagem Skinner, Bijou, Bandura Todas as idades (principalmente crianças) Social, algumas habilidades intelectuais Maturacional Gesell Crianças, especialmente bebês Físico e linguagem Tabela 1 - Adaptação de tabela “ Algumas características básicas das quatro abordagens teóricas do desenvolvimento humano” apresentada por BEE, H. A pessoa em desenvolvimento. São Paulo:HABRA, 1986
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Naturalista Inatista Ambientalista Interacionista Histórico - cultural
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Naturalista Inatista Evolução natural da espécie Processo de adaptação
Determinação genética Maturação do organismo Comportamento inato Gessell Etologia Humana
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Interacionista Ambientalista Fatores internos e externos
Desenvolvimento – construções Homem - Agente ativo Piaget Freud Fatores externos Contingentes externos Homem passivo Dados observáveis Bijou Baer
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Histórico Histórico -cultural Processo histórico Mediação Atividade
Fatores externos/internos Vygotsky Wallon
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DESENVOLVIMENTO Processo por meio do qual o indivíduo , em interação com o meio histórico, constrói ativamente suas características Crescimento Maturação
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Características Contínuo /Descontínuo Ordenado Gradual Integrado
Contextualizado Fatores externos e internos Variabilidade Etapas marcado por profundas transformações Duas direções : céfalo caudal e proximo-distal Das atividades gerais para as específicas
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PERSPECTIVAS TEÓRICAS
HISTÓRICO –CULTURAL -VYGOTSKY WALLON INTERACIONISTA - PIAGET PSICANALISE – FREUD AMBIENTALISTA- SKINNER BIJOU ANTROPOSOFIA
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Psicologia histórico cultural
Filme Guerra do Fogo
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Relação diferente com a natureza
Alimentação Sexo Uso de ferramentas Planejamento e ação coletiva Linguagem oral Formação da segunda natureza Socialização do conhecimento Apropriação e objetivação
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O homem forma uma segunda natureza
O processo de humanização envolve a dialética entre apropriação e objetivação As características humanas são históricas e determinadas pela forma de organização da sociedade em cada período O desenvolvimento do psiquismo humano é mediado pelo outro, que indica , delimita e atribui significados á realidade
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Convívio em sociedade Duas sociedades ( diferentes realidades) Cooperação Adequação necessidades, mudança do meio Luta pelo fogo Primeira vez que o personagem vê fazendo o fogo Mudança de posição na atividade sexual Sexo do casal Relação afetiva do casal Mulher usa sexo para ter proteção e beneficio do fogo Sexo com o que tem poder Rejeitar carne humana Mulher abandona a tribo e segue grupo Inserção da mulher e de alguns costumes de sua tribo no outro grupo Jogar pedra Aprendizagem para fazer fogo Contar a experiência para a tribo Comunidade da mocinha Aumentar o fogo, assoprando Aprendizagem de novas armas e acender o fogo Afugentar lobos com o fogo Defesa e utilização de novos conhecimentos Homem obedecendo o grupo Obtenção de sucesso após contato com mamute Utilização de estratégia para roubar o fogo de outra tribo Ataque a tribo Conhecimento novo causa espanto, medo e admiração
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O MITO DO HOMEM NATURAL ISOLADO ABSTRATO
É UM PRODUTO HISTÓRICO SE TORNA HUMANO EM FUNÇÃO DE SER SOCIAL É O CONJUNTO DE SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NÃO PODE SER CONCEBIDO COMO SER NATURAL, NEM PODE SER ESTUDADO COMO SER ISOLADO, PORQUE ELE E NEM SER CONCEBIDO COMO SER ABSTRATO O MITO DO HOMEM NATURAL ISOLADO ABSTRATO
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HOMEM ativo , social e histórico , produtor da vida material.
Vida material /vida psíquica produto das influências ou forças existentes no meio ambiente, receptor passível de manipulação e controle
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Ao atuar sobre a Natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza. Marx. O capital
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HOMEM PRODUÇÃO DOS MEIOS DE EXISTÊNCIA HUMANA
O homem ao produzir as condições de sua existência , ao transformar a natureza, se apropria dela e se objetiva nela . Movimento constate de incorporação e superação
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O TRABALHO CRIOU O HOMEM
O primeiro degrau decisivo no processo evolutivo do macaco até o homem foi a separação das mãos e dos pés, a emancipação das mãos em relação ao deslocamento no solo e o aprendizado do andar ereto – Mãos assumem novas funções Mãos – órgão e produto do trabalho Trabalho – confecção de ferramentas e instrumentos exigiu certo grau de controle sobre seu comportamento Forma básica de adaptação uniu mais estreitamente a sociedade Homens tinham o que dizer Processo de humanização Mãos, linguagem e cérebro – operações mais complexas e objetivos Ao usar instrumentos o homem : deu forma absolutamente nova à história de seu desenvolvimento ampliou as dimensões naturais Engels/ Marx / Vygotsky
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ESPÉCIE E GÊNERO HUMANO CORPO INORGÂNICO SEGUNDA NATUREZA
Relação com a espécie – transmissão genética , elementos biológicos que diferenciam o homem dos demais seres vivos Gênero – o que torna o homem humano . Existência objetiva. Características formadas ao longo da história social Expressa síntese de toda a objetivação humana, até aquele momento
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NATUREZA HISTÓRICA Processo de construção e autoconstrução em relação às condições exteriores de existência As características humanas são históricas e determinadas pela forma de organização da sociedade em cada período Natureza humana – histórica – constante e permanente transformação , não âmbito individual Desenvolvimento livre é diferente de espontâneo
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CULTURA E INSTRUMENTO PSICOLÓGICOS = INDIVIDUAÇÃO
Natureza social torna -se natureza psicológica dos indivíduos Prioriza funções psicológicas superiores – controle consciente do comportamento, atenção, pensamento abstrato e capacidade de planejamento Mudanças qualitativas no comportamento Educação e seu papel no desenvolvimento Processo de internalização Conceito de mediação ( sistemas simbólicos)
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HUMANIZAÇÃO Processo histórico-social
Diferente de processo biológico findado com o surgimento da espécie humana- Homo sapiens ) –processo de seleção das espécies (Hominização) A humanização avança na medida em que a atividade social e consciente dos homens produz objetivações que tornem possível uma existência humana cada vez mais livre e universal
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Caráter contraditoriamente humanizador e alienador
APROPRIAÇÃO OBJETIVAÇÃO produzir e reproduzir a realidade humana produtos materiais e mentais apropriação dos resultados da história humana categorias que expressam a dinâmica do processo pelo qual o ser humano se auto-constrói ao longo da história Caráter contraditoriamente humanizador e alienador ALIENAÇÃO caráter contraditório com que os processos de objetivação e apropriação têm se realizado no interior das relações sociais de dominação de classes sobre outras classes e de grupos sobre outros grupos
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INDIVIDUALIDADE Cada ser humano se apropria das objetivações do gênero humano em circunstâncias singulares e se objetiva também em circunstâncias singulares Duarte, 1996
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VYGOTSKY DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento do comportamento do homem é sempre desenvolvimento condicionado primordialmente não pelas leis da evolução biológica, mas pelas leis do desenvolvimento histórico da sociedade
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Leis que o regem são sócio-históricas
Único Leis que o regem são sócio-históricas DUPLO NASCIMENTO : BIOLÓGICO E CULTURAL linha natural ( funções elementares) linha social / cultural ( funções psicológicas superiores) inter-relação, relação complexa e bidirecional
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RELAÇÃO COM O MEIO É SEMPRE ATIVA E TRANSFORMADORA
Uso de instrumentos : Físicos (ferramentas ) Psicológicos ( signos) Signos - origem social , elaborada no decorrer da evolução histórica e cultural da espécie humana - culturais
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FUNÇÕES ELEMENTARES Sensações, atenção não consciente, memória natural, reações emocionais básicas, entre outras Controladas por estímulos do ambiente Não execução consciente do indivíduo Princípios biológicos e maturidade neurofisiológica
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PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
Atenção ativa e consciente, pensamento abstrato, memória voluntária, afetividade , etc Mediado por signos Execução auto-reguladora e consciente Experiência social / interação pessoas mais competentes
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PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
LEI DA DUPLA FORMAÇÃO Aparecem das relações sociais e sob forma de processos interpsicológicos Transformam-se em individuais - intrapsicológico Internalização- plano social para plano mental - reconstrução interna , processo lento, gradual e progressivo Uso de signos – atribuição de significados
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· O OUTRO - MEDIAÇÃO história de cada uma das funções psíquicas é uma história social
· SALTOS QUALITATIVOS mudanças na forma de mediação utilizada pelo sujeito novos fatores incorporam-se ao desenvolvimento e há reorganização global do funcionamento da consciência ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO conjunto de funções psíquicas , com relações entre si · DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM aprendizagem leva ao desenvolvimento
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ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
diferença entre nível do que o indivíduo é capaz de fazer com ajuda de outros e o nível das tarefas que pode efetuar independentemente dois níveis de desenvolvimento : real e potencial ( não geral, diferentes âmbitos do desenvolvimento, tarefas e conteúdos)
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DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE CAPITALISTA
processo unitário e global , no qual confluem e se inter –relacionam processos da linha natural e social do desenvolvimento e no qual fatores biológicos e sociais/culturais se encontram articulados em uma relação complexa de autêntica interação mútua. SOCIEDADE CAPITALISTA
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Pensar sobre Quais as implicações desta perspectiva de desenvolvimento humano para a educação escolar ?
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Indicação: VYGOTSKY E LURIA A história do comportamento –o macaco, o primitivo e a criança. Artes Médicas VYGOTSKY - Formação social da mente. Martins Fontes VIGOTSKI - Psicologia e Pedagogia Martins Fontes DUARTE, N.(org) Critica ao fetichismo da individualidade. Autores Associados DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Autores Associados
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Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento
PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento OUTRAS PERSPECTIVAS PSICOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO Perspectiva ocidental Perspectiva a - histórica Determinista Racionalista Mecanicista
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