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OBJETIVOS DA DISCIPLINA

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Apresentação em tema: "OBJETIVOS DA DISCIPLINA"— Transcrição da apresentação:

1 Prática de Ensino: Desenvolvimento Humano Luciana Maria Lunardi Campos C.H.: 30 h/a
OBJETIVOS DA DISCIPLINA Possibilitar o conhecimento de diferentes correntes da Psicologia do desenvolvimento e a análise das contribuições de teorias sobre desenvolvimento humano para a prática pedagógica Analisar características da adolescência e suas implicações para a prática educativa CONTEÚDO Perspectivas teóricas sobre desenvolvimento humano Adolescência CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova escrita individual e em grupo Dois trabalhos em grupo

2 A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO
PASSA PELA COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA (SAVIANI)

3 HOMEM ativo , social e histórico , produtor da vida material.
Vida material /vida psíquica. Histórico-cultural produto das influências ou forças existentes no meio ambiente, receptor passível de manipulação e controle- Behaviorismo uma totalidade que se auto-regula , percebe totalidades e busca equilíbrio. Gestalt forças que o homem não domina e que o constituem Psicanálise visão positiva, voltado para o crescimento e com experiências subjetivas vitais para seu comportamento . Liberdade para escolha . Humanismo

4 Desenvolvimento Humano
Tarefa da escola ? Como favorecer ?

5 RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Piaget A DR ZDP Vygotsky D

6 ESCOLA PROCESSO CONTÍNUO de desenvolvimento de um sujeito
Uma POSSIBILIDADE ÚNICA de desenvolvimento para o ser humano Ao ensinar, um professor está INTERVINDO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO de cada aluno Conhecimento escolar – não aplicabilidade imediata Idade de formação e contexto de desenvolvimento Função social e política do educador LIMA, E. S. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Grupo de Estudos sobre desenvolvimento humano, 1997

7 DESENVOLVIMENTO HUMANO
DE QUEM ? EM QUE CONDIÇÕES?

8 DESENVOLVIMENTO

9 Crianças do Brasil                                                                                                                   Favela, Curitiba, 1980 Infância

10 Adolescência/juventude

11 Adultez Velhice

12 Família Mãe-filhos

13 DESENVOLVIMENTO condições materiais Teorias Do Desenvolvimento Humano
INTERNO EXTERNO SOCIAL INDIVIDUAL

14 Teorias do desenvolvimento humano
Psicologia Empirismo Racionalismo Materialismo Dialético Maturacionista Behaviorista Interacionista Psicanálitica Humanista Behaviorismo 1913 Gestalt 1912 Psicanálise 1900 Humanista Sócio - histórica Teorias do desenvolvimento humano

15 Teorias do desenvolvimento humano
Inatista Ambientalista Interacionista Naturalista Inatista Ambientalista Interacionista Histórico - cultural Psicanalítica Cognitiva Desenvolvimental Aprendizagem Maturacional Paul Klee Equilíbrio instável, 1922

16 Teorias do desenvolvimento
Aspectos Fases Afetivo Cognitivo Físico Social Linguístico Pré-natal Infância Adolescência Adulto Velhice

17 Aspectos do desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO SOCIAL valores, normas, costumes, papéis, conhecimentos e condutas DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR pensamento e ação DESENVOLVIMENTO MORAL entender , seguir e reformular conjunto de regras que regulam comportamento interpessoal Piaget e Kolberg DESENVOLVIMENTO COGNITIVO – pensamento, racíocinio , intelecutal DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL/AFETIVO –características, sentimentos, afeto DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM fala, semantico e sintático

18 Faixa etária mais estudada Aspecto do desenvolvimen-to
Abordagem teórica Principais teóricos Faixa etária mais estudada Aspecto do desenvolvimen-to Psicanalítica Freud, Erikson, Melaine Klein, Peter Wolf, Anna Freud Freud- estudou adultos, mas concebeu teoria sobre desenvolvimento infantil Erikson – teoria sobre todo o ciclo vital o adultos Personalidade Cognitivo-desenvolvi-mental Piaget, Vygotsky, Bruner, Flavell, Inhelder, Kohlberg Todos – do nascimento até aproximadamente 15 anos Cognitivo (alguns autores –social) Aprendizagem Skinner, Bijou, Bandura Todas as idades (principalmente crianças) Social, algumas habilidades intelectuais Maturacional Gesell Crianças, especialmente bebês Físico e linguagem Tabela 1 - Adaptação de tabela “ Algumas características básicas das quatro abordagens teóricas do desenvolvimento humano” apresentada por BEE, H. A pessoa em desenvolvimento. São Paulo:HABRA, 1986

19 Naturalista Inatista Ambientalista Interacionista Histórico - cultural

20 Naturalista Inatista Evolução natural da espécie Processo de adaptação
Determinação genética Maturação do organismo Comportamento inato Gessell Etologia Humana

21 Interacionista Ambientalista Fatores internos e externos
Desenvolvimento – construções Homem - Agente ativo Piaget Freud Fatores externos Contingentes externos Homem passivo Dados observáveis Bijou Baer

22 Histórico Histórico -cultural Processo histórico Mediação Atividade
Fatores externos/internos Vygotsky Wallon

23 DESENVOLVIMENTO Processo por meio do qual o indivíduo , em interação com o meio histórico, constrói ativamente suas características Crescimento Maturação

24 Características Contínuo /Descontínuo Ordenado Gradual Integrado
Contextualizado Fatores externos e internos Variabilidade Etapas marcado por profundas transformações Duas direções : céfalo caudal e proximo-distal Das atividades gerais para as específicas

25 PERSPECTIVAS TEÓRICAS
HISTÓRICO –CULTURAL -VYGOTSKY WALLON INTERACIONISTA - PIAGET PSICANALISE – FREUD AMBIENTALISTA- SKINNER BIJOU ANTROPOSOFIA

26 Psicologia histórico cultural
Filme Guerra do Fogo

27 Relação diferente com a natureza
Alimentação Sexo Uso de ferramentas Planejamento e ação coletiva Linguagem oral Formação da segunda natureza Socialização do conhecimento Apropriação e objetivação

28 O homem forma uma segunda natureza
O processo de humanização envolve a dialética entre apropriação e objetivação As características humanas são históricas e determinadas pela forma de organização da sociedade em cada período O desenvolvimento do psiquismo humano é mediado pelo outro, que indica , delimita e atribui significados á realidade

29 Convívio em sociedade Duas sociedades ( diferentes realidades) Cooperação Adequação necessidades, mudança do meio Luta pelo fogo Primeira vez que o personagem vê fazendo o fogo Mudança de posição na atividade sexual Sexo do casal Relação afetiva do casal Mulher usa sexo para ter proteção e beneficio do fogo Sexo com o que tem poder Rejeitar carne humana Mulher abandona a tribo e segue grupo Inserção da mulher e de alguns costumes de sua tribo no outro grupo Jogar pedra Aprendizagem para fazer fogo Contar a experiência para a tribo Comunidade da mocinha Aumentar o fogo, assoprando Aprendizagem de novas armas e acender o fogo Afugentar lobos com o fogo Defesa e utilização de novos conhecimentos Homem obedecendo o grupo Obtenção de sucesso após contato com mamute Utilização de estratégia para roubar o fogo de outra tribo Ataque a tribo Conhecimento novo causa espanto, medo e admiração

30 O MITO DO HOMEM NATURAL ISOLADO ABSTRATO
É UM PRODUTO HISTÓRICO SE TORNA HUMANO EM FUNÇÃO DE SER SOCIAL É O CONJUNTO DE SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NÃO PODE SER CONCEBIDO COMO SER NATURAL, NEM PODE SER ESTUDADO COMO SER ISOLADO, PORQUE ELE E NEM SER CONCEBIDO COMO SER ABSTRATO O MITO DO HOMEM NATURAL ISOLADO ABSTRATO

31 HOMEM ativo , social e histórico , produtor da vida material.
Vida material /vida psíquica produto das influências ou forças existentes no meio ambiente, receptor passível de manipulação e controle

32 Ao atuar sobre a Natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza. Marx. O capital

33 HOMEM PRODUÇÃO DOS MEIOS DE EXISTÊNCIA HUMANA
O homem ao produzir as condições de sua existência , ao transformar a natureza, se apropria dela e se objetiva nela . Movimento constate de incorporação e superação

34 O TRABALHO CRIOU O HOMEM
O primeiro degrau decisivo no processo evolutivo do macaco até o homem foi a separação das mãos e dos pés, a emancipação das mãos em relação ao deslocamento no solo e o aprendizado do andar ereto – Mãos assumem novas funções Mãos – órgão e produto do trabalho Trabalho – confecção de ferramentas e instrumentos exigiu certo grau de controle sobre seu comportamento Forma básica de adaptação uniu mais estreitamente a sociedade Homens tinham o que dizer Processo de humanização Mãos, linguagem e cérebro – operações mais complexas e objetivos Ao usar instrumentos o homem : deu forma absolutamente nova à história de seu desenvolvimento ampliou as dimensões naturais Engels/ Marx / Vygotsky

35 ESPÉCIE E GÊNERO HUMANO CORPO INORGÂNICO SEGUNDA NATUREZA
Relação com a espécie – transmissão genética , elementos biológicos que diferenciam o homem dos demais seres vivos Gênero – o que torna o homem humano . Existência objetiva. Características formadas ao longo da história social Expressa síntese de toda a objetivação humana, até aquele momento

36 NATUREZA HISTÓRICA Processo de construção e autoconstrução em relação às condições exteriores de existência As características humanas são históricas e determinadas pela forma de organização da sociedade em cada período Natureza humana – histórica – constante e permanente transformação , não âmbito individual Desenvolvimento livre é diferente de espontâneo

37 CULTURA E INSTRUMENTO PSICOLÓGICOS = INDIVIDUAÇÃO
Natureza social torna -se natureza psicológica dos indivíduos Prioriza funções psicológicas superiores – controle consciente do comportamento, atenção, pensamento abstrato e capacidade de planejamento Mudanças qualitativas no comportamento Educação e seu papel no desenvolvimento Processo de internalização Conceito de mediação ( sistemas simbólicos)

38 HUMANIZAÇÃO Processo histórico-social
Diferente de processo biológico findado com o surgimento da espécie humana- Homo sapiens ) –processo de seleção das espécies (Hominização) A humanização avança na medida em que a atividade social e consciente dos homens produz objetivações que tornem possível uma existência humana cada vez mais livre e universal

39 Caráter contraditoriamente humanizador e alienador
APROPRIAÇÃO OBJETIVAÇÃO produzir e reproduzir a realidade humana produtos materiais e mentais apropriação dos resultados da história humana categorias que expressam a dinâmica do processo pelo qual o ser humano se auto-constrói ao longo da história Caráter contraditoriamente humanizador e alienador ALIENAÇÃO caráter contraditório com que os processos de objetivação e apropriação têm se realizado no interior das relações sociais de dominação de classes sobre outras classes e de grupos sobre outros grupos

40 INDIVIDUALIDADE Cada ser humano se apropria das objetivações do gênero humano em circunstâncias singulares e se objetiva também em circunstâncias singulares Duarte, 1996

41 VYGOTSKY DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento do comportamento do homem é sempre desenvolvimento condicionado primordialmente não pelas leis da evolução biológica, mas pelas leis do desenvolvimento histórico da sociedade

42 Leis que o regem são sócio-históricas
Único Leis que o regem são sócio-históricas DUPLO NASCIMENTO : BIOLÓGICO E CULTURAL        linha natural ( funções elementares)      linha social / cultural ( funções psicológicas superiores) inter-relação, relação complexa e bidirecional

43 RELAÇÃO COM O MEIO É SEMPRE ATIVA E TRANSFORMADORA
Uso de instrumentos : Físicos (ferramentas ) Psicológicos ( signos) Signos - origem social , elaborada no decorrer da evolução histórica e cultural da espécie humana - culturais

44 FUNÇÕES ELEMENTARES Sensações, atenção não consciente, memória natural, reações emocionais básicas, entre outras Controladas por estímulos do ambiente Não execução consciente do indivíduo Princípios biológicos e maturidade neurofisiológica

45 PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
Atenção ativa e consciente, pensamento abstrato, memória voluntária, afetividade , etc Mediado por signos Execução auto-reguladora e consciente Experiência social / interação pessoas mais competentes

46 PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
LEI DA DUPLA FORMAÇÃO Aparecem das relações sociais e sob forma de processos interpsicológicos Transformam-se em individuais - intrapsicológico Internalização- plano social para plano mental - reconstrução interna , processo lento, gradual e progressivo Uso de signos – atribuição de significados

47   ·       O OUTRO - MEDIAÇÃO história de cada uma das funções psíquicas é uma história social
  ·       SALTOS QUALITATIVOS mudanças na forma de mediação utilizada pelo sujeito novos fatores incorporam-se ao desenvolvimento e há reorganização global do funcionamento da consciência ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO conjunto de funções psíquicas , com relações entre si   ·       DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM aprendizagem leva ao desenvolvimento

48 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
diferença entre nível do que o indivíduo é capaz de fazer com ajuda de outros e o nível das tarefas que pode efetuar independentemente dois níveis de desenvolvimento : real e potencial ( não geral, diferentes âmbitos do desenvolvimento, tarefas e conteúdos)

49 DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE CAPITALISTA
processo unitário e global , no qual confluem e se inter –relacionam processos da linha natural e social do desenvolvimento e no qual fatores biológicos e sociais/culturais se encontram articulados em uma relação complexa de autêntica interação mútua. SOCIEDADE CAPITALISTA

50 Pensar sobre Quais as implicações desta perspectiva de desenvolvimento humano para a educação escolar ?

51 Indicação: VYGOTSKY E LURIA A história do comportamento –o macaco, o primitivo e a criança. Artes Médicas VYGOTSKY - Formação social da mente. Martins Fontes VIGOTSKI - Psicologia e Pedagogia Martins Fontes DUARTE, N.(org) Critica ao fetichismo da individualidade. Autores Associados DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Autores Associados

52 Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento
PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento OUTRAS PERSPECTIVAS PSICOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO Perspectiva ocidental Perspectiva a - histórica Determinista Racionalista Mecanicista


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