A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anatomofisiologia da Orelha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anatomofisiologia da Orelha"— Transcrição da apresentação:

1 Anatomofisiologia da Orelha
Adriana De Carli Agosto 2009

2 * Orelha Externa: - Pavilhão Auricular - Conduto Auditivo Externo
* Orelha Média: - Membrana Timpânica - Cadeia Ossicular - Mastóide - Tuba Auditiva * Orelha Interna: - Labirinto Ósseo - Labirinto Membranoso - Nervo Vestibulococlear

3 Orelha Externa – Pavilhão Auricular
-Localiza-se anteriormente à ATM e posteriormente à mastóide; -Tem a função de captar o som.

4 Orelha Externa – Conduto Auditivo
-Mede aproximadamente 2,5 - 3 cm; -Terço médio anterior é fibrocartilaginoso e o posterior é ósseo com pequeno estreitamento na união destes; -Revestido por pele, a parte anterior possui folículos pilosos e glândulas sebáceas e ceruminosas. -Relação direta com o côndilo da mandíbula e inferiormente com a parótida.

5 Orelha Média – Membrana Timpânica
Diâmetro 9-10 mm Espessura 0,1mm

6 Orelha Média- Cavidade Timpânica
Revestida por epitélio tipo respiratório, com células produtoras de muco; Cadeia ossicular: martelo (7,5- 9mm), bigorna (5x7mm) e estribo (3mm) Músculo estapédio, menor músculo do corpo, exerce um efeito protetor amortecendo a vibração da cadeia ossicular. Função de transmitir vibrações sonoras da janela oval para a orelha interna.

7 Orelha Média- Tuba Auditiva
Comunica a orelha média com a rinofaringe; Comprimento de 3,5 cm e inclinação de ° no adulto e mais horizontalizada na criança ( 10°); Constituída por uma porção óssea e fibrocartilaginosa e abre-se na deglutição, bocejo e espirro. Este movimento é realizado pelo músculo tensor do véu palatino; Funções: - ventilação (equalização de pressões) - proteção da cavidade timpânica - drenagem de secreção para a nasofaringe.

8

9 LIMITES ANATÔMICOS Parede Superior (teto): separa a cavidade timpânica da fossa cerebral média ( meninges). Parede Posterior: une a cavidade timpânica com o antro da mastóide. Parede Inferior (assoalho): tem relações com a carótida interna e o bulbo da jugular. Parede Medial: espira basal da cóclea. Parede Lateral: membrana timpânica Parede Anterior: comunica a orelha média com a nasofaringe.

10 Orelha Interna Labirinto membranoso ou endolinfático: constituído por utrículo, sáculo endolinfático, canais semi-circulares e ducto coclear; Labirinto ósseo ou perilinfático: é a parte óssea/ petrosa do osso temporal que abriga o labirinto membranoso e cóclea.

11

12 Cóclea Assemelha-se a um caracol;
É constituída de um canal espiral, com cerca de 30mm, em torno de um eixo central (modíolo) com 2 voltas e meia. Do modíolo se projeta uma lâmina óssea que divide o canal coclear em rampa vestibular e rampa timpânica.

13

14

15 Órgão de Corti É o órgão mais periférico do sentido da audição;
Possui epitélio altamente especializado, com células ciliadas internas e externas, que se estimulam através de ondas sonoras; Está sobre a membrana basilar e é a este nível que ocorre a despolarização celular com potencial elétrico, sendo transmitido através das células ciliadas até a membrana tectória e dali para o SNC.

16

17

18 Métodos Diagnósticos em Otologia
Avaliação da Audição: Audiometria Tonal e Vocal: pesquisa de limiares auditivos via aérea ou óssea. Inicialmente apresenta-se tons puros AO e após se avalia a habilidaede do indivíduo de perceber e reconhecer os sons da fala. Imitanciometria: fornece informações sobre a integridade do conjunto tímpano-ossicular e pesquisa do reflexo estapediano.

19 Métodos Diagnósticos em Otologia
3. Audiometria do Tronco Cerebral (BERA, PEATE): registro da atividade eletrofisiológica do sistema auditivo do nervo coclear ao tronco encefálico. Paciente deitado, crianças podem ser avaliadas durante o sono ou sedadas. 4. Otoemissões Acústicas (OEA): permite a captação da energia acústica da cóclea após a apresentação de estímulo auditivo. TANU.

20 Exames de Imagens em Otologia
Tomografia Computadorizada

21 Ressonância Magnética


Carregar ppt "Anatomofisiologia da Orelha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google