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Autor: Marcelio Adriano Diogo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul PROBLEMAS GERADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Autor: Marcelio Adriano Diogo
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Questões Fundamentais da dissertação analisada
1 – Tema O uso de problemas geradores como motivação inicial para tópicos de matemática. 2 – Literatura consultada O autor fez uso de livros, artigos, periódicos, revistas, dissertações, teses e literatura oficial.
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3 – Pesquisas existentes com esse tema
Um dos capítulos da dissertação (cap5) apresentou pesquisas realizadas na área de resolução de problemas. O autor apresentou os objetivos e considerações importantes de seis dissertações de mestrado e uma tese de doutorado de diferentes programas de pós graduação.
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4 - Objetivos da pesquisa
A pesquisa baseou-se em quatro objetivos: investigar se o uso de problemas geradores antes da introdução de um novo conteúdo possibilita a aprendizagem por descoberta; - investigar se o uso de problemas geradores antes da introdução de um novo conteúdo contribui para que o aluno perceba que seus conhecimentos não são suficientes para resolver algumas situações-problemas relacionadas ao conteúdo;
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verificar evidências de aprendizagem significativa;
oferecer uma alternativa baseado nesses pressupostos para a abordagem de análise combinatória e probabilidade. 5 – Onde foi realizada a pesquisa A pesquisa foi realizada no Colégio Sinodal de São Leopoldo, escola na qual o autor era professor titular.
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0 público alvo foram alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, totalizando 5 turmas.
As sequências de atividades foram propostas e desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2006. Os conteúdos matemáticos trabalhados a partir de problemas geradores foram: trigonometria, matemática financeira, progessões, probabilidade e geometria analítica.
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6 – Aporte Teórico Na revisão bibliográfica o autor destacou: o que caracteriza um problema e o que o diferencia de um simples exercício (Pozo, Polya, Vila, PCN); o que são situações didáticas e adidáticas e as fases que as compõem: ação, formulação, validação, institucionalização, exercícios seguido de uma avaliação (Brousseau, apud PAIS);
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a teoria da aprendizagem significativa (Ausubel), desenvolvendo um material potencialmente significativo, justificando o uso de problemas geradores; os objetivos, desenvolvimento e principais contribuições de outras pesquisas na área. 7 – Metodologia da pesquisa A pesquisa foi baseada no modelo de Estudo de Caso
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8 – Desenvolvimento das atividades
Ao iniciar cada tópico o professor indicou previamente quais seriam os materiais necessários para cada aula; Os alunos trabalharam em duplas e/ou individualmente resolvendo a sequencia de atividades propostas (fases de ação, formulação, validação); O professor acompanhava o desenvolvimento das atividades e depois formalizava os conceitos com todo o grupo (fase institucionalização e exercício/avaliação)
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9 – Análise dos dados e avaliação
* A avaliação foi composta de testes, provas e trabalhos; * As turmas tiveram bons rendimento, especialmente os alunos 3º ano; * Vantagens do método de problemas geradores aparecem a médio e longo prazo;
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* Aplicação de 3 questionários em uma das turmas: dois abordando os conteúdos trabalhados e outro investigando a posição e a opinião dos alunos frente a nova metodologia; * O autor concluiu que a maioria dos alunos (85%) aprovaram a utilização de problemas geradores na introdução de tópicos matemáticos. (anexos)
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10 – Conclusões O autor concluiu que os objetivos propostos foram todos alcançados e em especial destacou que a estratégia de problemas geradores é válida e produtiva, podendo ser ampliada para outros tópicos da matemática e para outras áreas de conhecimento.
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11 – Contribuições Além das atividades descritas durante o texto da dissertação (as quais podem ser utilizadas em outras turmas) o autor inseriu como anexo uma sequência de atividades para o tópico de análise combinatória e uma sequência de atividades diferenciada para o tópico de probabilidade.
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