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Administração Estratégica Aulas 05 e 06 1.

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1 Administração Estratégica Aulas 05 e 06 1

2 Análise Interna Recursos: Capacidades:
Definição: Ativos Tangíveis e Intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias. Ex: Fábricas, Produtos, Reputação do mercado. Capacidades: Definição: São subconjuntos dos recursos de uma empresa. As capacidades sozinhos não permitem que uma empresa crie e implemente suas estratégias. Ex: Trabalho em Equipe, Criatividade na resolução de problemas, competências técnicas da equipe.

3 Estrutura dos Setores e Análise de Oportunidades
Modelo VRIO Valor Raridade Imitabilidade Organização A Questão do Valor Forças: Recursos e Capacidades permitem explorar Oportunidades de Mercado e Neutralizar Ameaças Externas; Fraquezas: Recursos e Capacidades não permitem que isso ocorra Exemplos: . Sony (Experiência em projetar, produzir e vender tecnologia): Utiliza seus recursos e capacidades para explorar oportunidades (Videogames, Câmeras Digitais, Computadores, Equipamentos de Áudio e Vìdeo e Celulares) . 3M (Cultura Focada em Criatividade e Inovação): Utiliza recursos e capacidades para criação e produção de Post-It e EPIs.

4 Desenvolvimento Tecnológico
Modelo VRIO Desenvolvimento Tecnológico Design de Produto Manufatura Marketing Distribuição Serviços Fonte Sofisticação Patentes Escolhas de Produtos/Serviços Função Características físicas Estética Qualidade Integração Matéria-Prima Capacidade Localização Compras Produção de Peças Montagem Preços Publicidade Força de Vendas Embalagem Marca Canais Integração Inventário Armazenamento Transporte Garantia de Rapidez Cativo/Independente Preços As 10 marcas mais valiosas 2009 – Ativo Intangível Coca-Cola: US$ 68 bilhões IBM: US$ 60 bilhões Microsoft: US$ 56 bilhões GE: US$ 47 bilhões Nokia: US$ 34 bilhões McDonald's: US$ 32 bilhões Google: US$ 31 bilhões Toyota: US$ 31 bilhões Intel: US$ 30 bilhões Disney: US$ 28 bilhões 2

5 Modelo VRIO A Questão da Raridade
Entender o valor dos recursos de capacidades de uma empresa é uma primeira consideração importante para entender as forças e fraquezas internas dela. Recursos e Capacidades Valiosos e Comuns: Paridade Competitiva Ex: Internet 3G Recursos e Capacidades Valiosos e Raros: Vantagem Competitiva Ex: Microsoft 2

6 Modelo VRIO A Questão da Imitabilidade
Vantagem Competitiva: quando as concorrentes que não possuem um recurso ou capacidade tenham uma necessidade de alto investimento. Exemplos: Esportes Radicais (NBC, Olimpíadas e Fox) Bolacha Tipo Tortinhas Vantagem Competitiva e Sustentabilidade

7 Modelo VRIO A Questão da Organização
A empresa está organizada para explorar ao máximo o potencial competitivo de seus recursos e capacidades? Fatores Essenciais: Objetivos Estabelecidos? Metas por Departamento e Gerais? Controles Gerenciais? Indicadores de Desempenho? Comprometimento de Todos? Equipe Qualificada? Exemplo: Xerox e ESPN Possuía um parque tecnológico da qual foram inventados (Mouse, software tipo Windows, impressora a laser). Problemas: . Ausência de Comunicação Interna; . Foco em Metas de Curto Prazo; . Burocracia no Desenvolvimento para Comercialização

8 Explorado pela Organização? Implicações Competitivas
Modelo VRIO Um Recurso ou Capacidade é: Valioso? Raro? Custoso de Imitar? Explorado pela Organização? Implicações Competitivas Não - Desvantagem Competitiva Sim Paridade Competitiva Vantagem Competitiva Temporária Vantagem Competitiva Sustentável

9 Explorado pela Organização?
Modelo VRIO A Relação entre o Modelo VRIO e as Forças e Fraquezas Organizacionais Um Recurso ou Capacidade é: Valioso? Raro? Custoso de Imitar? Explorado pela Organização? Força ou Fraqueza Não - Fraqueza Sim Força Força e competência distintiva Força e competência distintiva sustentável

10 Modelo VRIO – Aplicação Dell
Suprimentos de Hardware e Software para Computador Manutenção de Estoques de Suprimentos Compra Montagem Vendas Suporte Distribuição Inventário de Produtos Acabados Aplicativos para Computador Compra Just-in-Time Valioso e Raro Vantagem Competitiva Temporária Suporte Eletrônico: Valioso e Raro – Vantagem Competitiva Temporária Vendas por Telefone e Internet: Valioso e Raro – Vantagem Competitiva Temporária Melhoria contínua de operações de montagem sofisticadas: Valioso, Raro e custoso para imitar – Vantagem Competitiva Sustentável

11 Modelo VRIO – Aplicação Dell
Foco: Estratégia focada apenas nos aspectos da Cadeia de Valor nos quais tem Vantagem Competitiva Temporária e Sustentável Compra: Vantagem Competitiva Temporária Volume de Compra para Redução de Preços. Valioso, porém não é raro, já que Acer e HP possuem um alto volume de compras. Diferencial: Postponement (Postergação das Entregas reduzindo capital empregado em estoque). Montagem: Vantagem Competitiva Sustentável .Velocidade, Alta Qualidade e Personalização de Configurações .Redução de 130 para 60, o número de vezes que o computador é mexido na montagem . Um parafuso em vez de seis, sem perda da qualidade.

12 Referências Bibliográficas
Jay B Barney & William S. Hesterly. – Administração Estratégica e Vantagem Competitiva, 2007 Michael Hitt, R. Duane Ireland & Robert E. Hoskisson – Administração Estratégica, 2002 9


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