A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde do adolescente Nutrição na adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde do adolescente Nutrição na adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
As necessidades nutricionais variam de acordo com: sexo, faixa etária, velocidade de crescimento e nível e atividade física. A recomendação é que as necessidades médicas devem ser baseadas no peso, mais que na idade, considerando que o peso esteja dentro dos padrões aceitáveis em relação à altura. (2.000 a Kcal/ dia)

2 Saúde do adolescente Vários fatores que interferem as necessidades nutricionais junto aos adolescentes como: Estirão do crescimento; Obsidadde e emagrecimento; Perda de fluxo menstrual aumentado; Depressão Prática esportiva exagerada; Anorexia/ bulemia; Trabalho físico excessivo; Uso de esteróide; Baixo padrão aquisitivo; Uso e substâncias psicoativas Modismos Uso de esteróide e anabolizante; Mitos e tabus alimentares; Anticocepção hormonal Dietas alternativas; Doenças crônicas Gravidez/ lactação

3 Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade
A obesidade é uma síndrome complexa, que apresenta dificuldades no tratamento e sérios riscos para o adulto. No caso dos adolescentes obesos, a preocupação com a imagem corporal e o excesso de gordura provoca (quando existe) o isolamento afastando-o do convívio de outros jovens e das atividades despotivas.

4 Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade
Um estudo realizado na rede municipal do Rio de Janeiro (CASTRO et al., 2000), mostrou que 10,9% de adolescentes na faixa etária de 10 a 13 anos com sobrepeso e 7% com obesidade e ainda; as adolescentes acima de 14 anos apresentaram uma prevalência de 9,3% de sobrepeso e 5,2% de obesidade.

5 Saúde do adolescente Ações da enfermagem
Capacitar a enfermagem através de oficinas sobre o processo de desenvolvimeto biológico, nutricional, psicoemocional e sociocultural da adolescência. Consulta de enfermagem com anamnese cuidados sobre hábitos alimentares. Promover ações de educação nutricional para adolescentes obesos com vistas a subsidiar uma mudança de hábitos de vida.

6 Saúde do adolescente Ações da enfermagem
Envolver as adolescentes na realização de trabalhos educativos. Utilizar metodologias participativas como: dinâmicas de grupo, teatro, dança, música, e outras expressões culturais. Estimular o adolescente a falar sobre seu problema em grupo ou sozinho a escolher.


Carregar ppt "Saúde do adolescente Nutrição na adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google