A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde: Doenças relacionadas 1.3. Tabagismo e Alcoolismo 1.4. Alimentação Saudável X Desnutrição X Obesidade 2. ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA Alimentação X Trabalho Reeducação Alimentar – Qualidade X Quantidade 2.3. Guia Alimentar – Macro e Micronutrientes, Light X Diet 2.4. Mitos e Verdades Instrutor, apresente quais os conteúdos que serão trabalhados neste encontro, reforçando a importância do tema para um estilo de vida saudável.

3 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL OBJETIVOS INSTRUCIONAIS: Estimular a reflexão sobre a temática e motivar a adoção de pequenas mudanças positivas nos hábito s alimentares. O participante deve ser capaz de entender que a saúde e a qualidade de vida podem ser conquistadas através de atitudes independentes e reflexivas, disseminadas por meio de ações educativas direcionadas ao contexto. Ser capaz da busca de soluções diante das adversidades que possam prejudicar sua saúde e qualidade de vida, refletindo sobre a real necessidade de uma mudança de comportamento a favor do bem-estar.

4 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL ACOLHIMENTO/ALINHAMENTO Dinâmica – Monte seu Cardápio e Pirâmide Alimentar Instrutor, oriente a atividade estimulando a reflexão sobre as atitudes dos participantes e as alternativas para mudança de comportamento, de modo que eles entendam e sejam capazes de buscar atitudes preventivas. Dinâmica – Monte seu Cardápio e Pirâmide Alimentar Descrição: Atividade que analisa, individualmente, quantas calorias os participantes estão ingerindo com o objetivo de orienta-los no que deve mudar para ter uma alimentação saudável. Objetivo: verificar o valor calórico da alimentação diária; informar sobre a importância de uma alimentação equilibrada com relação a este consumo; conhecer a pirâmide alimentar e suas propriedades; identificar o local correto dos nutrientes dentro da pirâmide alimentar ideal; construir a pirâmide individual e comparar com a ideal. Como fazer: o grupo ficar disposto de forma aleatória. Explicará o que é pirâmide alimentar, deixando para detalhar mais no decorrer da apresentação. O coordenador distribuíra caneta e papel para cada um dos participantes. Em seguida todos são orientados a escrever no papel quantas refeições fazem por dia e quais os alimentos ingeridos, além de desenhar uma pirâmide e preenchê-la com as refeições diária, sendo que o que ingere em maior quantidade deve vir na base e o que é ingerido em menor quantidade no pico da pirâmide. Ao terminar, o coordenador orienta para que os participantes guarde a atividade. Obs.: ela terminará ao final da palestra. Materiais: caneta ou lápis, papel, banner ou cartaz sobre alimentos e a pirâmide.

5 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA Atividade Física - Sedentarismo X Obesidade A alimentação e exercício físico são imbatíveis quando o assunto é saúde, redução ou manutenção do peso e ganho de massa muscular. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários para a execução das atividades do dia a dia. Instrutor, detalhe como os comportamentos negativos aliados a uma alimentação inadequada interferem no estilo de vida, principalmente aliado ao sedentarismo. Discuta sobre a importância desses dois elementos para uma vida mais saudável.

6 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 1.2. Risco a Saúde – Doenças relacionadas Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença. Instrutor, detalhe como uma alimentação inadequada pode gerar doenças graves e de difícil tratamento. Especificar quais são os tipos, desde do mais leve ao mais grave. Informe também sobre alimentos que ajudam no combate de doenças.

7 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 1.3. Tabagismo e Alcoolismo Indivíduos fumantes e que consomem grande quantidade de álcool, geralmente apresentam características em comum, como sedentarismo, má alimentação, sono irregular e estresse. Essas drogas também estão relacionadas as alterações que podem provocar deficiências nutricionais e levar a graves consequências para o indivíduo. Quem fuma e bebe apresenta também maior produção de radicais livres, que causam diversos efeitos indesejáveis no organismo. Instrutor, apresente quais são os efeitos, alterações e consequências do uso compulsivo desses elementos em função da alimentação; suas interferências ao organismo e digestão dos alimentos, em consequências, as deficiências nutricionais. Apresentar quais alimentos são indicados para a redução do uso desses elementos.

8 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 1.4. Alimentação Saudável X Desnutrição X Obesidade A desnutrição se caracteriza pela falta de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo; enquanto a Obesidade se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal. Entretanto, ambas estão relacionadas, isso porque, em alguns casos, uma é consequência da outra e vice-versa. Importante Instrutor, detalhe o que é, o que causa e as consequências das patologias. Apresentar a diferença e a relação entre elas.

9 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 2. ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA Alimentação X Trabalho O rendimento profissional está diretamente relacionado com a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, associados à prática de exercícios físicos podem ajudar a melhorar a performance no trabalho. Os hábitos alimentares são de extrema importância, já que se a saúde não está bem, o desempenho no trabalho pode ser prejudicado. Instrutor, apresente sugestões práticas para uma boa alimentação no local de trabalho. Fica a dica

10 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 2.2. Reeducação Alimentar – Qualidade X Quantidade Reeducação alimentar consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo. A principal coisa que devemos aprender é que a mesma não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. DICAS Consuma de 5 a 6 refeições por dia; Evite frituras; Varie as frutas e legumes; Pratique atividade física Instrutor, informe o que é, como ocorre a reeducação alimentar, além de apresentar que a quantidade de alimentos não está relacionada a qualidade, ou seja, pode-se comer muito (volume de alimento) mas sem qualidade adequada, sem a quantidade adequada de nutrientes (volume de nutrientes) que o organismo necessita para seu bom funcionamento.

11 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 2.3. Guia Alimentar – Macro e Micronutrientes, Light X Diet Os nutrientes são elementos que constituem o que chamamos de alimentos, pois são responsáveis pela manutenção das reações fundamentais para o funcionamento do organismo humano. Os nutrientes são classificados em micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). Dessa forma, os produtos light e diet interferem diretamente na quantidade desses nutrientes para consumo. Instrutor, descreva o que são macro e micronutrientes, suas funções, diferenças e onde são encontrados. Apresentar roda dos alimentos, quais são as quantidades (proporção) adequadas de cada um. A diferença entre Light e Diet e para que servem; a relação deles com os macro e micronutrientes.

12 Comportamento Alimentar
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Processo Mental de escolha de alimentos Experiências Contexto Histórico, social e geográfico Ideias Fatores pessoais Recursos Fatores sociais Contexto Influências Construções dos valores Negociações dos valores Classificação dos alimentos Estratégia Roteiros Rotinas Sistema Pessoal Instrutor, informe como são feitas as escolhas em relação aos alimentos e como o estilo de vida tem interferência direta nessas escolhas. Comportamento Alimentar Ações Detalhes situacionais

13 Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 2.4. Mitos e Verdades - Comer rápido demais engorda. - Chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável. - Beber água durante a refeição causa barriga. - Suprimir o jantar ajuda mais a emagrecer. - Café faz bem ou mal à saúde? - Ovo faz mal à saúde. - Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda. - Comer banana reduz cãibra. Instrutor, interaja com os participantes, apresentando os mitos e verdades que rodeiam uma alimentação. Trazer para o grupo discussões sobre a atividade desenvolvida no início da palestra, captando o que o que cada um aprendeu e tirar as dúvidas que surgirão durante a apresentação. O coordenador apresentará um cartaz ou banner com as informações sobre os alimentos e a pirâmide para a comparação do que foi feito anteriormente nas atividades citadas acima e sugerir mudanças no que foi descrito.

14 Dinâmica – Dados das cores
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Dinâmica – Dados das cores Dinâmica - Dados das cores (opcional/ adicional) Descrição: jogo lúdica que mostra como nossa alimentação pode ser saudável e colorida. Quantos alimentos de cores variadas existem e na maioria das vezes não experimentamos. Objetivo: Informar sobre cores de alimentos; informar quanto aos cada cor e importância de termos uma alimentação colorida e balanceada; informar de forma lúdica, divertida e ativa. Como fazer: dividir os participantes em duas equipes; entregar a cada equipe uma folha de cartolina ou papel Kraft e um pincel atônico. Instruções: Jogar o dado para o alto. A cor que aparecer para cima, os grupos deverão escrever no papel alimentos que tenham essa cor. Deve ser levada em consideração a cor natural dos alimentos. As terão o tempo de 1 minuto para escrever. A equipe que escrever mais alimentos marca ponto. Fazer pelo menos quatro rodadas. Reservar os materiais para o final da apresentação. Materiais: confeccionar um dado grande (30x30x30), como sugestão usar material de emborrachado; tendo em cada um dos lados as cores verde, vermelho, amarelo, laranja, roxo e branco. Disponibilizar cartolinas ou papel Kraft ou ofício e caneta ou lápis ou pincéis atômicos para as equipes.

15 ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL OBRIGADO!
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL OBRIGADO! Instrutor, ao final do encontro agradeça a participação do público e entregue a avaliação de reação para preenchimento, a fim de receber o feedback dos participantes.


Carregar ppt "Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google