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Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde: Doenças relacionadas 1.3. Tabagismo e.

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2 Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde: Doenças relacionadas 1.3. Tabagismo e Alcoolismo 1.4. Alimentação Saudável X Desnutrição X Obesidade 2. ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA 2.1. Alimentação X Trabalho 2.2. Reeducação Alimentar – Qualidade X Quantidade 2.3. Guia Alimentar – Macro e Micronutrientes, Light X Diet 2.4. Mitos e Verdades ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

3 OBJETIVOS INSTRUCIONAIS: Estimular a reflexão sobre a temática e motivar a adoção de pequenas mudanças positivas nos hábito s alimentares. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

4 ACOLHIMENTO/ALINHAMENTO Dinâmica – Monte seu Cardápio e Pirâmide Alimentar

5 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física - Sedentarismo X Obesidade A alimentação e exercício físico são imbatíveis quando o assunto é saúde, redução ou manutenção do peso e ganho de massa muscular. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários para a execução das atividades do dia a dia. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

6 1.2. Risco a Saúde – Doenças relacionadas Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

7 1.3. Tabagismo e Alcoolismo Indivíduos fumantes e que consomem grande quantidade de álcool, geralmente apresentam características em comum, como sedentarismo, má alimentação, sono irregular e estresse. Essas drogas também estão relacionadas as alterações que podem provocar deficiências nutricionais e levar a graves consequências para o indivíduo. Quem fuma e bebe apresenta também maior produção de radicais livres, que causam diversos efeitos indesejáveis no organismo. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

8 1.4. Alimentação Saudável X Desnutrição X Obesidade A desnutrição se caracteriza pela falta de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo; enquanto a Obesidade se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal. Entretanto, ambas estão relacionadas, isso porque, em alguns casos, uma é consequência da outra e vice-versa. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Importante

9 2. ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA 2.1. Alimentação X Trabalho O rendimento profissional está diretamente relacionado com a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, associados à prática de exercícios físicos podem ajudar a melhorar a performance no trabalho. Os hábitos alimentares são de extrema importância, já que se a saúde não está bem, o desempenho no trabalho pode ser prejudicado. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Fica a dica

10 2.2. Reeducação Alimentar – Qualidade X Quantidade Reeducação alimentar consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo. A principal coisa que devemos aprender é que a mesma não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Consuma de 5 a 6 refeições por dia; Evite frituras; Varie as frutas e legumes; Pratique atividade física Consuma de 5 a 6 refeições por dia; Evite frituras; Varie as frutas e legumes; Pratique atividade física DICAS

11 2.3. Guia Alimentar – Macro e Micronutrientes, Light X Diet Os nutrientes são elementos que constituem o que chamamos de alimentos, pois são responsáveis pela manutenção das reações fundamentais para o funcionamento do organismo humano. Os nutrientes são classificados em micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). Dessa forma, os produtos light e diet interferem diretamente na quantidade desses nutrientes para consumo. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

12 Processo Mental de escolha de alimentos Experiências Contexto Histórico, social e geográfico Influências Comportamento Alimentar Sistema Pessoal Ideias Fatores pessoais Recursos Fatores sociais Contexto Construções dos valores Negociações dos valores Classificação dos alimentos Estratégia Roteiros Rotinas Ações Detalhes situacionais

13 2.4. Mitos e Verdades - Comer rápido demais engorda. - Chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável. - Beber água durante a refeição causa barriga. - Suprimir o jantar ajuda mais a emagrecer. - Café faz bem ou mal à saúde? - Ovo faz mal à saúde. - Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda. - Comer banana reduz cãibra. ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

14 Dinâmica – Dados das cores ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

15 OBRIGADO!


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