A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MENSAGEM DO DIA. ANÁLISE NUTRICIONAL DE DIETAS PUBLICADAS EM REVISTAS NÃO CIENTÍFICAS DESTINADAS AO PÚBLICO FEMININO PACHECO, C.Q.; OLIVEIRA, M.A.M.;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MENSAGEM DO DIA. ANÁLISE NUTRICIONAL DE DIETAS PUBLICADAS EM REVISTAS NÃO CIENTÍFICAS DESTINADAS AO PÚBLICO FEMININO PACHECO, C.Q.; OLIVEIRA, M.A.M.;"— Transcrição da apresentação:

1 MENSAGEM DO DIA

2 ANÁLISE NUTRICIONAL DE DIETAS PUBLICADAS EM REVISTAS NÃO CIENTÍFICAS DESTINADAS AO PÚBLICO FEMININO PACHECO, C.Q.; OLIVEIRA, M.A.M.; STRACIERI, A.P.M. NUTRIR GERAIS – Revista Digital de Nutrição, Ipatinga, v. 3, n. 4, p , fev./jul PACHECO, C.Q.; OLIVEIRA, M.A.M.; STRACIERI, A.P.M. NUTRIR GERAIS – Revista Digital de Nutrição, Ipatinga, v. 3, n. 4, p , fev./jul UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DE NUTRIÇÃO VIÇOSA 2012

3 INTRODUÇÃO Enfatizam a saúde como os cuidados na prevenção e tratamento das DCNT. No entanto, sem desconsiderar a beleza do corpo. Observa-se uma preocupação incessante com a saúde da população.

4 Bons hábitos alimentares com quantidades ideais na ingestão de alimentos podem significar corpo e mente saudáveis. A dieta é considerada uma grande aliada para a prevenção e controle de várias doenças. Bons hábitos alimentares com quantidades ideais na ingestão de alimentos podem significar corpo e mente saudáveis. A dieta é considerada uma grande aliada para a prevenção e controle de várias doenças.

5 A disponibilidade de dietas da moda visando o emagrecimento rápido é cada vez maior e a adesão a estas é grande a princípio. Não levam em consideração o cotidiano das pessoas e tampouco seus hábitos alimentares Tornando-se falíveis

6

7 Lei da Quantidade; Lei da Qualidade; Lei da Harmonia; Lei da Adequação. É importante ressaltar que para um plano alimentar saudável, deve se considerar os princípios da nutrição.

8 OBJETIVO Realizar análise quantitativa das dietas propostas por revistas não científicas, destinadas ao público feminino.

9 Materiais e Métodos Analisou-se 30 revistas adquiridas na cidade de Ipatinga-MG, em maio e junho de O software AVANUTRI® versão foi utilizado para a análise nutricional, sendo considerado para carboidratos, lipídeos e fibras, os valores propostos pelas IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Para as proteínas, foram considerados os valores propostos por Fausto e para os micronutrientes, consideraram-se as Dietary Reference Intakes (DRIs). Analisou-se 30 revistas adquiridas na cidade de Ipatinga-MG, em maio e junho de O software AVANUTRI® versão foi utilizado para a análise nutricional, sendo considerado para carboidratos, lipídeos e fibras, os valores propostos pelas IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Para as proteínas, foram considerados os valores propostos por Fausto e para os micronutrientes, consideraram-se as Dietary Reference Intakes (DRIs).

10 Resultados e Discussão 46,70% das dietas apresentavam valores calóricos inferiores a 1200 Kcal/dia e 53,30%, iguais ou superiores. 93% eram hiperprotéicas e para os carboidratos, 53% adequadas. 50% apresentavam-se hipolipídicas e, 77% dietas possuíam valores adequados para o colesterol. 57% dietas apresentaram valores inferiores a 7% do valor calórico total (VCT) para gorduras saturadas. Para gorduras monoinsaturadas, 93% dietas, apresentaram valores menores que 20% do VCT.

11 A gordura poliinsaturada revelou valores inferiores a 10% do VCT em 100% dietas. 97% das dietas estavam inadequadas para fibras. Na análise do cálcio, ferro, vitamina C e sódio, 90%, 47%, 20% e 97%, foram consideradas inadequadas, respectivamente.

12 Deve ressaltar que, uma dieta deve ser sempre individual. Deve-se levar em consideração a taxa de metabolismo basal (TMB), e como estas dietas não são calculadas individualmente, pode-se considerá- las INADEQUADAS, uma vez que estas podem não atender às necessidades energéticas do indivíduo, podendo gerar riscos à saúde. Dietas com valores energéticos baixos ou muito baixos, são prescritas somente em casos especiais, como antes de cirurgias e, com o devido acompanhamento profissional.

13 Nota-se que curtos períodos são insuficientes para uma perda de peso saudável, podendo gerar riscos à saúde humana e pode não atingir o sucesso na manutenção do peso. Somente a perda de peso lenta e gradual, baseada em reeducação alimentar, pode reduzir a gordura corporal e mínima perda de massa magra, levando ao sucesso do tratamento.

14 As dietas apresentaram inadequação quanto à distribuição de proteínas, carboidratos, lipídeos e fibras.

15 Dietas hipolipídicas são preocupantes, uma vez que podem influenciar na absorção das vitaminas lipossolúveis. O excesso de proteína pode causar aterosclerose, câncer, doenças renais e osteoporose. Pode acarretar também o aumento do consumo de gorduras saturadas e de colesterol. O consumo de alimentos ricos em fibras está associado com uma redução de risco cardiovascular e na redução dos níveis glicêmicos e lipídicos associados à diminuição de hiperinsulinemia.

16 A maioria apresentou valores inferiores aos estabelecidos pelas DRIs.

17 CONCLUSÃO As inadequações de micro e macronutrientes observadas reforçam a ideia de que esta prática compromete o estado nutricional do indivíduo. Estas dietas não levam em consideração as necessidades nutricionais individuais e por isto podem representar risco às pessoas que se dispõem a segui-las.

18

19 Estratégias Planejamento alimentar associado ao aumento do gasto energético; Alterações instituídas devem ser mantidas ao longo da vida; A reeducação alimentar não deve visar só o emagrecimento, mas sim a qualidade de vida.

20 Quanto mais colorido for o prato (não a louça, mas o que tem no prato), mais nutrientes poderá oferecer para o seu organismo. Lilian Miola

21


Carregar ppt "MENSAGEM DO DIA. ANÁLISE NUTRICIONAL DE DIETAS PUBLICADAS EM REVISTAS NÃO CIENTÍFICAS DESTINADAS AO PÚBLICO FEMININO PACHECO, C.Q.; OLIVEIRA, M.A.M.;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google