A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de Bateria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de Bateria."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Bateria

2 AULA 07 – PRATOS DE BATERIA

3 definição Os pratos são uma parte muito importante da bateria, pois seus sons agudos criam um equilíbrio com o som grave dos tambores, fazendo com que a bateria seja um instrumento bem completo. Eles ficam suspensos por estantes e possuem diversas funções, como condução, acentuação e efeito das músicas. Geralmente são os pratos da bateria que definem a personalidade do baterista, já que não existe uma regra de quantos ou quais pratos ele deve ter, sendo isso definido pelo gosto pessoal de cada um. Existem vários tipos de pratos diferentes, que podem variar em função, sonoridade, material, tamanho, espessura, peso, dentre vários outros detalhes.

4 PARTES DOS PRATOS A maioria dos pratos possui 3 partes: cúpula, corpo e borda. Cada uma dessas regiões produz um som diferente: A CÚPULA é a parte mais arredondada e alta do prato, que fica ao redor do buraco central. O CORPO é a maior área do prato, e é o local onde os bateristas mais tocam. A BORDA é a região periférica do prato.

5 SONS DOS PRATOS - CARACTERÍSTICAS
Os pratos podem ser classificados de acordo com as características dos sons que produzem. Os termos mais comuns são: dry, wash, trash, dark, bright/brilliant, warm, ping, projection/power, fat e explosivo. Dry (seco): Prato que possui pouca vibração, um sustain curto e pobre em harmônicos, e um decay rápido. Wash: Prato que possui bastante vibração, tendo um sustain maior e mais harmônico comparado a um prato dry. Trash: Prato que possui muita vibração, criando muitos harmônicos e deixando o som mais “sujo”. Dark (encorpado): Prato com harmônicos mais graves e sustain moderado.

6 SONS DOS PRATOS - VOLUME
O volume do som que é produzido quando um baterista toca um prato pode ser dividido em 3 partes: ataque, sustain e decay. Ataque é o período entre o toque da baqueta e o volume mais alto que o prato consegue produzir. Um prato que atinja rapidamente seu volume máximo é considerado um prato com bastante ataque (ou explosivo). Sustain é o tempo em que o prato consegue sustentar o som, de forma mais ou menos constante, após o ataque. É nesse momento que se revela a maioria dos harmônicos, que são sons secundários que caracterizam o timbre do prato. Decay é o momento onde o som vai diminuindo, fica entre o final do sustain e o silêncio total do prato.

7 TIPOS DE PRATOS Os pratos mais comuns usados pelos bateristas são: chimbal, prato de ataque, prato de condução, china e splash.

8 TIPOS DE PRATOS - CHIMBAL
Ele é caracterizado por possuir 2 pratos, que ficam um em cima do outro, sendo o de baixo geralmente mais pesado que o de cima. Esses são os pratos mais usados da bateria, pois são neles que se conduz a maioria das músicas. O chimbal é montado na Máquina de Chimbal, que possui um pedal que serve para movimentarmos o prato superior (também conhecido como top), deixando-o mais próximo ou mais afastado do prato inferior (bottom).

9 TIPOS DE PRATOS - CHIMBAL
As posições mais comuns usadas no chimbal são: fechado (pratos encostados um no outro), meio aberto (pratos próximos, que só se encostam quando tocamos o prato superior) ou aberto (pratos ficam ainda mais afastados), criando assim uma boa diversidade de sons. Existe chimbal de vários tamanhos diferentes, que vão de 12″ até 15″, existindo também um de 8″ criado pela Paiste na década de 1990, sendo o de 14″ o mais usado hoje em dia.

10 TIPOS DE PRATOS – CONDUÇÃO OU RIDE
Existem dois tipos mais comuns de rides: crash ride e control ride. Apesar de também existirem rides de 24″, seus tamanhos costumam variar entre 18″ e 22″, sendo o de 20″ o mais usado. O Control Ride é o ride mais comum, sua função é conduzir a música e ele possui um som parecido com o de um sino. Assim como os outros tipos de rides, ele é pesado e por ser um prato bem grande possui uma boa variedade sonora.

11 TIPOS DE PRATOS – CONDUÇÃO OU RIDE
O Crash ride é um prato intermediário entre o Crash (prato de ataque) e o Ride (prato de condução), podendo então ser usado para condução da música ou usado como um prato de ataque. Também existe o Ride Crash, que é bem menos comum e um pouco mais pesado que o Crash Ride. Foi criado para ter um desempenho um pouco melhor como ride do que como prato de ataque. Um tipo bem diferente e pouco comum de ride é o Flat Ride. Ele não possui cúpula, o que acaba fazendo com que ele seja mais silencioso e adequado ao jazz. O flat ride possui o som mais seco e controlado de todos os tipos de ride, e seu tamanho mais comum é de 20″. FLAT RIDE

12 Tipos de pratos – ataque ou clash
O prato de ataque tem como principal função fazer acentuações nas músicas, dando mais peso a elas. Alguns bateristas usam mais de um em seus kits para dar mais poder às suas músicas. Por possuir um som explosivo, com sustain prolongado e com volume alto, geralmente é utilizado em viradas ou então para começar ou terminar um compasso com mais intensidade. Apesar de ser menos comum, o prato de ataque também pode ser usado como prato de condução. Seus tamanhos costumam variar entre 14″ e 19″.

13 Tipos de pratos – ataque ou clash
Existe também um tipo de prato de efeito que é parecido com um crash, só que furado. Ele possui diversos furos em seu corpo que servem para suprimir o som do prato. Seu som é um meio termo entre um prato Crash e um prato China porque possui um som trash como o de um China, mas um sustain um pouco maior, como o de um Crash.

14 Tipos de pratos - china O china é um prato que serve para criar efeitos na música e por isso é usado com menos frequência. Esse prato possui um som dark, explosivo e trash, sendo muitas vezes chamado de trash cymbal (prato trash). Ele possui um formato diferente, no qual sua borda é curvada e invertida, tendo então a forma e o som bem parecidos com gongos chineses (por isso recebeu o nome China). O tamanho de um china pode variar de 27″ até menos de 8″, sendo os de 14″ ou menos geralmente chamados de china splash. Existem diversos tipos de pratos china: traditional, nova, pang and swich, china splash e rocktagon.

15 Tipos de pratos - splash
O Splash, assim como o China, também é um prato de efeito. Ele é o menor prato da bateria e seu tamanho varia entre 6″ e 13″, sendo 10″ o mais usado. O Splash é derivado do Crash, fazendo com que ele seja um mini prato de ataque que possui menos volume e sustain do que o Crash, porém mais ataque. Seu som também se caracteriza por ser alto e cortante. Os tipos de pratos splash são: traditional splash, rock splash, china splash, thin splash, salsa splash, sizzle splash e bell cymbal.

16 Tipos de pratos - splash
O Splash, assim como o China, também é um prato de efeito. Ele é o menor prato da bateria e seu tamanho varia entre 6″ e 13″, sendo 10″ o mais usado. O Splash é derivado do Crash, fazendo com que ele seja um mini prato de ataque que possui menos volume e sustain do que o Crash, porém mais ataque. Seu som também se caracteriza por ser alto e cortante. Os tipos de pratos splash são: traditional splash, rock splash, china splash, thin splash, salsa splash, sizzle splash e bell cymbal.

17 Tipos DE LIGAS de pratos
Os pratos da bateria podem ser feitos a partir de diferentes ligas metálicas, que são uma mistura de diversos metais. As ligas mais comuns são: Latão (liga de cobre e zinco) e Bronze (liga de cobre e estanho). As ligas de bronze mais usadas para fabricação de pratos são: B8, B10, B12, B15, B18, B20 e B23. Cada uma das ligas de bronze tem uma característica diferente e seus nomes, geralmente, indicam a porcentagem de estanho que elas possuem em sua composição. Por exemplo, a liga B8 possui 8% de estanho, já a B20 possui 20%. Porém, cada marca pode trabalhar com proporções diferentes desses metais em uma mesma liga, ou até mesmo acrescentar outros metais a mistura.

18 Tipos DE LIGAS de pratos
Os pratos com maior quantidade de estanho, como os da liga B20, são mais flexíveis e versáteis que os de ligas menores, como B8 ou latão, e geralmente são usados para fazer pratos mais profissionais. Apesar de muitas pessoas acharem que, pratos feitos com as ligas de bronze que possuem mais quantidade de estanho são as que tem qualidade superior, esse não é o principal fator que influencia na qualidade sonora do prato. A técnica de fabricação usada nele, como martelamento ou torneamento, que fará maior diferença para uma melhor qualidade do som.

19 Tipos DE LIGAS de pratos
Latão: de baixa qualidade, utilizada na fabricação de pratos para estudantes. fabricantes nacionais e estrangeiros a usam com frequência. B8: de qualidade boa, utilizada pratos para intermediarios. usada por fabricantes nacionais e estrangeiros.  B10: liga metálica de qualidade mediana, usada em pratos semi- profissionais. fabricantes nacionais e estrangeiros usam. B15: liga metálica de qualidade média-alta, que abrange pratos semi-prof. e profissionais. usada por fabricantes nacionais e estrangeiros.  B20: liga metálica da melhor qualidade, utilizada em pratos profissionais. utilizada por fabricantes estrangeiros (no Brasil ainda não se produz a liga B20).

20 Espessuras e pesos dos pratos
Os pratos podem variar bastante de espessura e peso, e isso faz com que haja uma variedade maior de sons de um mesmo tipo de prato. Quanto mais grosso é um prato, mais pesado ele é. Essas características geralmente são escritas em inglês e podem variar de uma marca para outra (em nome, peso e espessura). As nomenclaturas mais comuns são: paper thin (extra-leve), thin (leve), medium thin (médio-leve), medium (médio), medium heavy (médio-pesado), heavy (pesado) e extra heavy (extra-pesado). No geral, quanto mais fino for o prato, menos esforço você fará para conseguir uma resposta, porém mais baixo será o volume máximo. Quanto mais grosso for o prato, mais esforço fará, porém mais volume você conseguirá obter. Os pratos mais finos possuem um som mais grave, enquanto os pratos mais grossos e pesados possuem tons mais agudos.


Carregar ppt "Aula de Bateria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google