A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO – Artigo 9º - Inciso XI Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO – Artigo 9º - Inciso XI Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras."— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO – Artigo 9º - Inciso XI Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA

2 As canções e brincadeiras de roda Atividade: Cantar uma ou algumas músicas de roda do folclore brasileiro e brincar de roda ao som dessa ou dessas canções. Origem Embora as cantigas de roda de diferentes povos tenham caráter universal e façam parte da cultura, acredita-se que a influência africana tenha sido fundamental para a disseminação das cirandas em solo nacional.

3 As canções e brincadeiras de roda SENHORA DONA CÂNDIDA (OU DONA SANCHA) Letra da Canção: Todos da roda: Senhora Dona Cândida, coberta de ouro e prata, descubra o seu rosto, que queremos ver sua cara... Dona Cândida:Que anjos são estes que andam por aqui, É de noite e é de dia: Padre-nosso, Ave-Maria! Todos da roda: Somos filhos de um Rei Somos netos de uma rainha; Senhor rei mandou dizer que escolhesse uma pedrinha

4 As canções e brincadeiras de roda Forma de brincar: Uma criança é escolhida para ser a senhora dona Cândida (ou Sancha), que ficará com os olhos fechados (pode-se usar uma venda) e de joelho no centro da roda. As outras crianças, junto com a professora, de mãos dadas brincam de roda ao redor da Dona Cândida. O primeiro e terceiro versos são cantados pelos componentes da roda. O segundo é cantado pela D. Cândida. Ao final do terceiro verso, os componentes da roda se dispersam e dona Cândida deve, como numa brincadeira de cabra cega pegar um dos componentes. O primeiro a ser pego será a D. Cândida numa segunda “rodada” da brincadeira e assim sucessivamente.

5 As canções e brincadeiras de roda LEITEIRA Letra da Canção: Eu sou leiteira, eu sou leiteira, eu vendo leite Na cidade, na cidade de Lisboa Todos gostam, todos gostam da leiteira A leiteira, a leiteira é coisa boa Ai bote aqui, ai bote aqui o seu pezinho Bem juntinho, bem juntinho, igual ao meu Ao tirar, ao tirar o seu pezinho, Um abraço e um beijo eu te darei.

6 As canções e brincadeiras de roda Forma de brincar: Uma criança é escolhida para ser a leiteira e ficar no centro da roda. Os demais brincam de roda ao redor. Na hora do “juntar os pezinhos”, todos param, colocam o pé direito no centro da roda, dando leves pisadas ao ritmo da música, juntando com os pés da criança que está no centro. Ao final da canção, a criança do centro escolhe uma da roda para abraçar. A criança que sucede deve escolher uma que ainda não foi escolhida. A brincadeira termina quando todos foram escolhidos.

7 As canções e brincadeiras de roda PAI FRANCISCO Letra da Canção: Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão Tá-ram-ram-tão-tão Tá-ram-ram-tão-tão E vem de lá seu delegado E Pai Francisco foi pra prisão Como ele vem Todo requebrado Parece um boneco Desengonçado

8 As canções e brincadeiras de roda Forma de brincar: Forma-se a roda de crianças, com uma do lado de fora, que é o Pai Francisco. As crianças da roda cantam a primeira parte da música. Então, o Pai Francisco se aproxima da roda, requebrando-se. A roda continua cantando a segunda parte. No fim o Pai Francisco entra na roda e escolhe uma criança, que tomará o lugar de Pai Francisco na vez seguinte.

9 As canções e brincadeiras de roda “MATERIAL” NECESSÁRIO: Para a realização da atividade em si não é necessário nenhum material específico, mas é preciso saber a letra das músicas e suas melodias.

10 As canções e brincadeiras de roda Como enriquecer o brincar Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados. Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório Participe da roda tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.

11 As canções e brincadeiras de roda AS CRIANÇAS PODEM APRENDER A: -Interessar-se por brincadeiras e canções relacionadas às tradições culturais; -Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos: as brincadeiras das crianças do presente e as brincadeiras das crianças do passado.

12 As canções e brincadeiras de roda AÇÃO DO PROFESSOR(A) – organização das situações para que as crianças possam: -vivenciar um repertório de canções e brincadeiras de roda, - pesquisar o repertório de canções e brincadeiras de roda conhecida, inclusive das famílias das crianças. -Identificar relações entre o modo de vida característico de seu grupo social (presente) e de outros grupos (passado).

13 As canções e brincadeiras de roda Essa atividade também está articulada com o inciso I que trata das experiências que “promovem o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança” Assim outras aprendizagens que as crianças podem ter são: - ajustar seu movimento nas diferentes situações que participa na brincadeira. - coordenar movimentos com o ritmo e as mensagens das cantigas. - Assumir no faz de conta determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papeis.

14 As canções e brincadeiras de roda Da mesma forma, essa atividade também se articula ao inciso II que trata das experiências que favorecem a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo, domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical, favorecendo também a seguintes aprendizagens: - Participar de danças de diferentes gêneros; - Explorar sons da cultura popular

15 As canções e brincadeiras de roda Igualmente, essa atividade também se articula ao Inciso V – experiência que amplia a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas; favorecendo também a seguintes aprendizagens: -Participar de jogos interativos com adultos e crianças.

16 As canções e brincadeiras de roda Ampliando a atividade: OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS: RODA DE CONVERSA Inciso VII – experiência que possibilita vivências éticas e estéticas com outras crianças, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; Inciso III – experiência que possibilita às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral.

17 As canções e brincadeiras de roda Ampliando a atividade: Roda de Conversa (uma possibilidade é fazer na hora de chegada) Saber/socializar o que as crianças já conhecem sobre canções e brincadeiras de roda. Conversar sobre brincadeiras antigas, tradicionais e comparar com as brincadeiras atuais. Indagar e ouvir o que as crianças sabem sobre brincadeiras antigas e, mais especificamente, sobre brincadeiras de roda. Mostrar gravuras de brincadeiras de roda (que não existiam no passado – época dos pais e avós) e pedir para que as crianças comentem sobre as imagens vistas.

18 As canções e brincadeiras de roda Ampliando a atividade: DESENHO DA RODA II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. As crianças vão representar graficamente a(s) brincadeira(s) de roda que participou. Depois pode ser organizada uma nova roda de conversa onde as crianças vão falar sobre seus desenhos e/ou sobre a brincadeira vivenciada, destacando o que mais gostou na brincadeira.

19 As canções e brincadeiras de roda Ampliando a atividade: ESCRITA DA LETRA DA CANÇÃO DA BRINCADEIRA DE RODA Inciso III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos: A professora escreve a(s) letra(s) da(s) música(s) para colocar em um mural junto com os desenhos feitos pelas crianças. A professora aproveita essa situação e solicita às crianças a relacionarem letras dos nomes delas com as que aparecem na música.


Carregar ppt "RESOLUÇÃO – Artigo 9º - Inciso XI Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google