A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS"— Transcrição da apresentação:

1 AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS

2 Pau de chuva Inciso I - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança. Manipular diferentes objetos; fazer movimentos ritmados; escolher os materiais.

3 Pau de chuva Inciso II - Experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Experimentar objetos sonoros; Inventar canções; Explorar sons; Ampliar o repertório musical; Explorar diferentes suportes para pintar, colar, desenhar.

4 Pau de chuva Inciso III - Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Escrever a letra da música (A Dona Aranha) que será cantada e acompanhada com o pau de chuva; Relatar como foi produzido o instrumento; Registro e apresentação do instrumento.

5 Pau de chuva Inciso VII - Experiências que possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade. Pesquisar sobre os índios brasileiros; aprender os vários aspectos dessa cultura.

6 Boitatá Inciso III - Experiências de narrativas, de apreciação
e interação com a linguagem oral e escrita Roda de Conversa sobre outras lendas e escolha das crianças; Leitura e exploração de outras lendas; Representação de outros personagens; Escrever a lenda em folha de papel madeira e destacar as palavras que as crianças escolherem; Pedir que as crianças criem coletivamente uma nova lenda.

7 Boitatá As crianças podem aprender a:
Familiarizar-se com narrativas literárias e desenvolver comportamentos leitores; Reconhecer nomes e características dos personagens das histórias; Produzir escritas infantis.

8 Boitatá Inciso X- Experiências que promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais. Desenhar a ação do boitatá diante dos homens que promovem queimadas na floresta e discutir em roda de conversa posteriormente

9 Boitatá As crianças podem aprender a:
Expressar suas opiniões e percepções através do desenho; Dizer e ouvir opiniões acerca da problemática: queimadas; Valorizar os recursos naturais.

10 Boitatá Inciso VII- Experiências que possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade. Após exploração e reconhecimento de várias lendas: saci pererê, Iara, Curupira, Mula sem cabeça. Boitatá, Lobisomem, boto cor de rosa etc. Brincar de caracterização e dramatização dos personagens pedindo que cada um conte a história de seu personagem.

11 Boitatá As crianças podem aprender a: Vivenciar diferentes papéis;
Refletir sobre determinadas circunstâncias de existência; Brincar, se divertir com as fantasias.

12 Pau-de-fitas Inciso III- Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita Roda de conversa com as crianças para que elas expressem opiniões sobre o que viram, o que sentiram.

13 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a:
Organizar suas ideias para expressar seus pensamentos; Falar sobre o que sabem ou o que acham sobre um determinado assunto.

14 Pau-de-fitas Outra possibilidade é a professora escrever a(s) letra(s) da(s) música(s) e colocar em um mural junto com as pinturas feitas pelas crianças. A professora lê e pede que as crianças interpretem. Solicitar que as crianças marquem as palavras que rimam, falem outras com o mesmo som, ou marquem as que começam com a mesma letra. Circular as que tem a mesma quantidade de letras, as maiores e menores palavras etc

15 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a: Interpretar uma música;
Brincar com a sonoridade das palavras; Identificar sons similares; Reconhecer diferenças e semelhanças entre os termos.

16 Pau-de-fitas Inciso II- Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. O professor pode pedir que as crianças apreciem uma tela sobre a dança e que façam também uma representação dela ou uma releitura do quadro (Ex: Mausé, 2010).

17 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a:
Expressar-se e comunicar-se através do desenho e da pintura; Apreciar produções artístitas; Explorar diferentes maneiras e suportes para desenhar e ter a oportunidade de falar sobre suas produções.

18 Pau-de-fitas Inciso IV- Experiências que recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais O professor pode solicitar que as crianças meçam as fitas, pode dançar com mais ou menos participantes e fazer essa relação de quantidades.

19 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a: Medir e comparar objetos;
Utilizar medidas não convencionais (palmos, palitos, cordas, folhas de papel, etc) e medidas convencionais (fita métrica, régua) para realizar as medições; Descobrir o significado da unidade convencional de medida: o metro; Explorar a sequência numérica para contar pessoas e objetos; Comparar coleções de objetos identificando relações de igualdade e desigualdade.

20 Pau-de-fitas Inciso V- Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas O professor pode solicitar que as crianças se dividam em pequenos grupos para escolher músicas, elaborar outra coreografia e depois apresentar para o grupão.

21 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a:
Trabalhar e cooperar com os companheiros; Respeitar as escolhas dos colegas, Manifestar suas ideias, vontades e sentimentos diante do grupo.

22 Pau-de-fitas Inciso XII- Experiências que possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos. O professor pode solicitar que as crianças fotografem ou filmem as apresentações, para posterior apreciação.

23 Pau-de-fitas As crianças podem aprender a:
Dirigir sua curiosidade sobre elementos tecnológicos; Utilizar a máquina fotográfica e/ ou filmadora; Avaliar a própria atuação e movimentos.

24 Teatro de fantoches de palito
Inciso VII – experiência que possibilita vivências éticas e estéticas com outras crianças, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; Inciso III – experiência que possibilita às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral. Inciso V – experiência que amplia a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas.

25 Teatro de fantoches de palito
Roda de conversa - Conversa sobre as várias formas de organização familiar. As pessoas que fazem parte da família; as pessoas que vivem juntas em uma residência; o papel de cada um dentro da família. A composição familiar de cada criança.

26 Teatro de fantoches de palito
As crianças podem aprender a: Falar sobre um determinado assunto ou situação; Comunicar-se oralmente perguntando e/ou respondendo aos parceiros; Expressar oralmente desejos, sentimentos e necessidades; Sobre os vários aspectos da nossa cultura; Respeitar as características culturais dos colegas e interagir com eles; Não ter preconceito e denunciar qualquer forma de discriminação.

27 Teatro de fantoches de palito
Inciso II – experiência que favorece a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, dramática; Inciso I – experiência que promove o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação da expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; Inciso V – experiência que amplia a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas.

28 Teatro de fantoches de palito
Hora da chegada - Brincadeira de faz de conta – a casa e a família e o papel de cada um dentro da família. As crianças podem aprender a: Assumir no faz de conta determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiem determinados papéis;

29 Teatro de fantoches de palito
Participar de dramatizações que envolvam reprodução de histórias contadas ou de fatos do cotidiano; Exercitar os papéis de cuidar dos companheiros e de ser cuidado por eles; Expor suas idéias, vontades e sentimentos a diferentes parceiros; Apropriar-se de regras de convívio social; Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogos com outras crianças; Respeitar as características culturais dos colegas e interagir com eles.

30 Teatro de fantoches de palito
Inciso I – experiência que promove o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação da expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; Inciso II – experiência que favorece a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, dramática; Inciso V – experiência que amplia a confiança e a participação das crianças nas atividades coletivas.

31 Teatro de fantoches de palito
Hora da saída - Brincadeira livre com os fantoches de palito confeccionados. As crianças podem aprender a: Manipular objetos de diferentes formas, utilizando-se de movimentos como pegar e largar;

32 Teatro de fantoches de palito
Ajustar seu movimento nas diferentes situações das quais participa; Participar de dramatizações que envolvam reprodução de histórias contadas ou da representação de personagens em teatro de fantoches de palito; Participar de jogos interativos com outras crianças.

33 Teatro de fantoches de palito
Inciso IV – experiência que recria, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas. Contar quantas pessoas existem nas famílias de cada criança, comparar as quantidades (famílias que têm mais pessoas e as que têm menos pessoas). Pesquisar a idade dos parentes, observar quem é o mais velho e quem é o mais novo.

34 Teatro de fantoches de palito
As crianças podem aprender a: Utilizar os numerais para comunicar quantidades; Explorar a sequência numérica para contar pessoas; Comparar coleções de objetos identificando relações de igualdade e desigualdade; Corresponder o numeral à quantidade; Identificar, nomear e escrever os numerais significativos; Representar quantidades utilizando a linguagem oral e registros não convencionais e convencionais.

35 Teatro de fantoches de palito
Inciso III – experiência que possibilita às crianças apreciação e interação com a linguagem escrita. Inciso IV – experiência que recria, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas. Escrever o nome dos familiares, colorir a letra inicial de cada nome, observar número de letras utilizadas em cada nome, observar nome com mais letras e nome com menos letras.

36 Teatro de fantoches de palito
As crianças podem aprender a: Escrever nomes significativos; Reconhecer os usos e as práticas da linguagem escrita; Explorar a sequência numérica para contar pessoas; Comparar coleções de objetos identificando relações de igualdade e desigualdade; Corresponder o numeral à quantidade.

37 Teatro de fantoches de palito
Inciso III – experiência que possibilita às crianças apreciação e interação com a linguagem escrita. Bingo de letras com o nome dos familiares (cada criança irá escolher o nome de um familiar para fazer parte da sua cartela para o bingo de letras).

38 Teatro de fantoches de palito
As crianças podem aprender a: Reconhecer os usos e as práticas da linguagem escrita; Reconhecer e identificar letras a partir de nomes significativos.

39 Teatro de fantoches de palito
Pesquisa em revistas das letras iniciais dos nomes dos familiares das crianças, seguida de recorte e colagem das mesmas. As crianças podem aprender a: Reconhecer os usos e as práticas da linguagem escrita; Reconhecer e identificar letras a partir de nomes significativos.

40 Teatro de fantoches de palito
Inciso II – experiência que favorece a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, dramática; Inciso IV – experiência que recria, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas. Inciso III – experiência que possibilita às crianças apreciação e interação com a linguagem escrita. Confecção de álbum de família – em cada página do álbum a criança irá desenhar um familiar, escrever o nome, a idade e o parentesco.

41 Teatro de fantoches de palito
As crianças podem aprender a: Explorar diferentes maneiras e suportes para desenhar utilizando diversos tipos de lápis ou de giz em diferentes tipos de papel; Escrever nomes significativos; Reconhecer os usos e as práticas da linguagem escrita; Corresponder o numeral à quantidade; Identificar, nomear e escrever os numerais significativos; Representar quantidades utilizando a linguagem oral e registros não convencionais e convencionais.

42 Boliche Inciso I - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança

43 Boliche Brincadeiras no pátio – usar materiais diversos como copos, garrafas, tampas para brincar na areia; Transformar pneus em brinquedos de parque como balanço pendurado em uma árvore com uma corda, correr rolando o pneu, brincar de pular para dentro e para fora do pneu, etc.

44 Boliche Inciso II - Experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical

45 Boliche Organizar com as crianças um baú de material de sucata e programar oficinas de construção de brinquedos de sucata onde as crianças poderão construir brinquedos diversos para brincar com os colegas; Promover atividades onde as crianças possam manusear os materiais de sucata, escolhendo a melhor forma de construir, pintar e brincar.

46 Boliche Inciso III - Experiências que possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita Conversa onde os temas do meio ambiente sejam discutidos; sobre os materiais que tem na casa de cada um que podem ser reciclados, sobre os brinquedos que podem ser construídos com material reciclado, sobre a coleta seletiva de lixo, sobre o cuidado com a limpeza do ambiente, sobre o cuidado em não jogar o lixo no chão, sobre o prazer em construir brinquedos, etc;

47 Boliche Fazer com a professora uma lista do material utilizado na confecção do boliche; Identificar na lista a primeira letra do seu nome e as dos colegas; Escrever do seu jeito as regras do jogo; Jogo da memória com o nome dos colegas.

48 Boliche Inciso VI - Experiências que recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais.

49 Boliche Na brincadeira com o boliche as crianças podem contar quantas são as garrafas, dizer quantas caíram, quantas permaneceram em pé, quem conseguiu derrubar mais garrafas, quem derrubou menos garrafas; Os maiores, podem calcular a pontuação de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas. Quem somar mais pontos em um certo número de rodadas, vence.

50 Pés de lata Inciso II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; Inciso VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade.

51 Pés de lata Tempo do faz de conta - Criar espaço de faz de conta levando outros elementos que remetam a personagens circenses: malabares (podem ser confeccionados com garrafas descartáveis), bambolês, nariz de palhaço, bicicletas etc; Estimular as crianças para a dramatização, colocar músicas de circo, estimular a expressão corporal, a observação do outro, a ampla imaginação e criação.

52 Pés de lata As crianças podem aprender a:
Explorar sons do cotidiano, reconhecer obras musicais clássicas populares, reconhecer a ausência ou presença de som, reconhecer suas preferências musicais; Participar de expressão corporal de diferentes gêneros e expressões corporais, imitando ou criando movimento com o uso de materiais diversos; Participar de dramatizações que envolvam seus conhecimentos prévios acerca da temática, ampliando padrões de referência, ampliando vocabulário.

53 Pés de lata Inciso III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Inciso V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

54 Pés de lata Tempo da contação de história - Escolher história com temática “circo”, envolvê-los no mundo fantástico do circo remetendo-se as experiências anteriores, apresentando-lhes novas possibilidades de movimento corporais e personagens circenses, explorando as imagens e as narrativas, os sons da história etc.

55 Pés de lata As crianças podem aprender a:
Conhecer narrativas literárias e desenvolver comportamentos leitores; Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de histórias; Ampliar vocabulário, reconhecer nomes e características de personagens da história lida.

56 Pés de lata Inciso XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras; Propor momento de pintura com guache, temática: brinquedos próprios da cultura popular brasileira, dialogar com as crianças durante toda atividade, explorando o que estão produzindo.

57 Pés de lata As crianças podem aprender a:
Interessar-se por brincadeiras e canções relacionadas às tradições culturais; Construir progressivamente, sua própria identidade como membro de um grupo; Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos.

58 Pés de lata Inciso III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Roda de conversa - Fazer avaliação sobre o que aprenderam nas diversas atividades vivenciadas durante o dia, conversando sobre “circo”, brinquedos de sucata, confeccionados e pintados, brinquedos tradicionais da cultura brasileira etc.

59 Pés de lata As crianças podem aprender a:
Falar sobre o que sabe sobre um determinado assunto ou situação; Sistematizar o conhecimento apreendido; Posicionar-se diante do grupo emitindo opinião.


Carregar ppt "AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google