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Práticas de GI e GC em Serviços

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Apresentação em tema: "Práticas de GI e GC em Serviços"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de GI e GC em Serviços
Camila Beatriz Silveira Sheila Regiane Silvia Ancelmo da Silva Thiago Silper Professor:Joéfisson Saldanha dos Santos Belo Horizonte 2014

2 Introdução A evolução tecnológica que envolve o mundo, as organizações e as pessoas atingem praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informação por diversos meios. Por esses e outros diversos fatores tornam-se imprescindíveis a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Informação no meio organizacional.

3 Abordaremos importantes práticas sobre a GI e a GC no setor de serviços e para melhor entendimento utilizaremos como parte prática deste estudo o Grupo Tradimaq.

4 Estudo de Caso: Grupo Tradimaq
O Grupo Tradimaq é uma empresa de soluções logísticas. Por meio da Logística Integrada, se responsabiliza por todas as etapas do processo de movimentação de cargas e materiais dos clientes com: Gestão de abastecimento de matéria-prima; Operação e controle de estoque; Terceirização e monitoramento de frota, incluindo máquinas de grande porte; Fornecimento e gerenciamento de equipes de operadores.

5 Tradimaq A Tradimaq se iniciou em 7 de outubro A empresa atua em assumir o compromissos com a qualidade, Apostou no processo de terceirização, assumindo frotas, oferecendo equipamentos, operação e toda a gestão da movimentação de cargas, através da logistica integrada Vem crescendo deste então 2002, se tornou distribuidor autorizado das empilhadeiras Yale para o estado de Minas Gerais e em 2004 das plataformas Genie, em todo território nacional. No ano de 2008, passou a ser também distribuidor Yale no estado de Goiás. Com o objetivo de expandir suas fronteiras e atender a demanda do mercado, em 2013 o Grupo Tradimaq inaugurou sua mais nova filial no estado de São Paulo.

6 Necessidades da GI e GC no Meio Organizacional
A gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento e a sua inserção na estratégia empresarial são fatores chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.

7 O Que é Gestão do Conhecimento?
O termo” gestão do conhecimento” provem do inglês knowledge manargement que e um conjunto de estratégias para, criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, soluções de problemas e tomada de decisão.

8 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Brain Storm: Reunião ou encontro com o intuito de se discutir e refletir assuntos para tomada de decisão sobre uma determinada questão/problema. Painel de Especialistas (PE): Promoção de debates entre 10 a 15 pessoas (essencialmente especialistas de uma área específica) onde a atenção estará voltada para possíveis interesses ou em personalidades dominantes. Redes de Relacionamento (RR), Redes Sociais (RS), Redes de Cooperação (RC): Objetiva mapear os fluxos comunicacionais, informacionais e de compartilhamento de conhecimento entre pessoas e setores intra e interorganizacionalmente.

9 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Benchmarking: Técnica que consiste em trabalhar as melhores práticas através da comparação sistemática de produtos e/ou serviços oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas de excelência. SWOT e FOFA Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.

10 O Que é Gestão da Informação?
A gestão da informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização (entrada), assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem manipulam (processo) e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo(saída)

11 Ferramentas de Gestão da Informação
CRM - Customer Relationship Management: Ou gerenciamento das relações com o cliente, está assumindo um papel muito importante nos departamentos de marketing, que também utilizam a expressão marketing de relacionamento para os conceitos apoiados por esta nova ferramenta. Trata-se da operacionalização do "DataBase Marketing", no sentido de, através da base transacional e de todas as informações disponíveis sobre os clientes, realizar análises que permitam um atendimento diferenciado, identificando necessidades e tendências de grupos de consumidores, além de facilitar a fidelidade dos clientes. Os módulos de CRM podem incorporar também a automação da força de vendas, atualizando "notebooks" ou simples agendas eletrônicas, suporte ao "call center", telemarketing e vendas via internet, entre outras funcionalidades.

12 Ferramentas de Gestão da Informação
ERP - Enterprise Resource Planning A sigla ERP - Enterprise Resource Planning traduzida literalmente, significa "Planejamento dos Recursos da Empresa", O ERP é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real. Em suma, o sistema permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus negócios (CHOPRA e MEINDL, 2003).

13 Ferramentas de Gestão da Informação

14 video

15 Estudo de Caso: Grupo Tradimaq

16 Existe uma relação muito grande entre a tecnologia da informação e a gestão do
conhecimento, enquanto a gestão do conhecimento trata dos aspectos gerenciais do conhecimento das pessoas, a TI provê a infraestrutura necessária para armazenar, compartilhar e desenvolver porem quando não anda juntos ferramentas de boa qualidade se torna vagas para usuário. E que vamos ver neste estudo de caso .

17 A gestão de informação na Tradimaq ocorre através da ferramenta ERP ou seja TOTYS. são coletar e capturar dados básicos, onde pode ser manual ou automatizada. Os dados são processados sua transformação se tornam relatórios, podendo envolver cálculos, comparações e análises alternativas de produção gerando “informaçoes” úteis, e otimizando o fluxo das informações e a qualidade da mesma dentro da organização; Agilizando o processo de tomada de decisão em geral na forma de documentos e relatórios ou seja saídas úteis.

18 Formas

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20 O maior problema do sistema Tradimaq pessoal.
Meios Softwares Sistema Hardawere O maior problema do sistema Tradimaq pessoal. Pessoas

21 Gestão de comunicação A gestão da comunicação se tra ar

22 Conclusão

23 Referências bibliográficas
FERLA, Luiz Alberto. O que é Gestão do Conhecimento? Disponível em: < Acesso em: 29 set VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, ago VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 1-23, 2003. Grupo Tradimaq. Disponível em: < > Acesso em: 29 set LEME FILHO, Trajano. Metodologia de desenvolvimento de sistemas. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003. CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - Estratégia, Planejamento e Operação. Prentice Hall, 2003.

24 Dúvidas ou Comentários?

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