A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO 9000.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO 9000."— Transcrição da apresentação:

1 ISO 9000

2 HISTÓRIA A ISO foi fundada em 1947, em Genebra (Suíça), e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que, a qualidade dos produtos seja permanentemente melhorada. É uma organização não governamental que, hoje está presente em cerca de 157 países.

3 O QUE SIGNIFICA? ISO –International Organization for Standardization
(Organização Internacional para Normalização). A ISO cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial e, sua sede é localizada em Genebra (onde foi sua origem).

4 PARA QUE SERVE A ISO? ISO é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal, a satisfação do cliente e consumidor através de uma série de ações, dentre as quais, se destacam: Empresa comprometida; Gerenciamento adequado dos recursos humanos; Procedimentos, instruções e registros de trabalho que podem afetar a qualidade do produto/serviços; Monitoramento dos processos.

5 Elementos da ISO Na ISO 9000 são exigidos 20 elementos do sistema de qualidade, essenciais para avaliar com eficiência todas os setores dentro de uma organização: Responsabilidade da administração; Sistema de qualidade; Revisão do contrato; Controle do projeto; Controle de documentos e dados; Compras; Produtos fornecidos pelo cliente; Identificação do produto; Controle do processo; Inspeção e teste

6 Elementos da ISO Controle do equipamento de inspeção, mensuração e testes; Status de inspeção e testes; Controle de produtos fora de conformidade; Ação corretiva; Manuseio, armazenamento, embalagem e entrega; Controle dos registros de qualidade; Auditorias internas de qualidade; Treinamento; Atendimento; Técnicas estatísticas.

7 Séries da ISO 9000 A ISO 9000 enfatiza todos os processos internos, principalmente produção, vendas, administração e suporte técnico. Oferece estabilidade no sistema de negócios e ocorre no início da evolução da qualidade. ISO 9001 é a mais completa de todas, pois garante a qualidade do produto desde o projeto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, até a venda para o consumidor final.

8 Séries da ISO 9000 ISO 9002 é uma série menos completa, precisando ser aprovada em 18 testes de qualidade. ISO 9003 é a mais compacta de todas, necessitando de aprovação em apenas 12 testes de qualidade. Nesta série da ISO, os produtos comercializados, serão analisados apenas em relação à venda aos clientes. ISO 9004 fornece material e subsídios para as empresas que desejam melhorar a qualidade de seus produtos e serviços através de uma melhor gestão. O sistema de gestão de qualidade é amplamente estudado e considerado nesta série.

9 Parâmetros da série iso 9000
A série de parâmetros ISO 9000 genérico pode ser adaptado as necessidades de qualquer organização de produção ou serviços. Seu propósito é padronizar os termos e definições de qualidade e utilizá-los pra demonstrar que um fornecedor tem capacidade de controlar seus processos.

10 Como escolher uma consultoria?
O ideal é buscar informações da consultoria junto aos clientes, onde ela já trabalhou. Empresas capacitadas a desenvolver esta tarefa, fazem questão de apresentar suas realizações junto aos diversos clientes, onde já foram feitos este tipo de trabalho.

11 Quanto custa implantar a ISO?
Empresas bem estruturadas, já com a visão da relevância da qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instruções) as atividades. Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos.

12 quanto Tempo leva? Na média, com o apoio de consultores, de oito meses a um ano para adequar toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma.

13 Quantos funcionários são envolvidos?
A princípio, todos que exerçam alguma atividade que afeta a qualidade do produto ou serviço. Normalmente, o pessoal de vendas, engenharia, Produção, controle da qualidade, planejamento, expedição, assistência técnica e RH. Podem eventualmente ficar de fora, o pessoal de áreas administrativas, como Finanças e Contabilidade.

14 Todas as empresas precisam ter ISO?
Muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente, se o fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, não há necessidade de ficar inspecionando os produtos, que foram adquiridos dele).

15 Quem decide, se a empresa pode ter ISO?
Depois que uma empresa decidiu implantar a ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se, a empresa atende aos requisitos da norma. Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias. Essas autorizações, normalmente são dadas por organismos ligados ao governo, como por exemplo, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial).

16 Empresas de serviço podem ter ISO?
Podem e já existem muitas certificadas, como por exemplo, o Hospital das Clinicas da USP, Hospital Einstein, alguns laboratórios de análises clínicas, hotéis, alguma agências de viagem e até empresas de consultoria, segurança patrimonial, etc. Pode-se verificar que o campo é vasto. A ultima revisão da norma foi elaborada no sentido de torná-la mais ampla e abrangente. Os critérios são exatamente os mesmos, com as devidas adaptações.

17 certificação A certificação envolve um processo longo (um a dois anos) que, para ser levado a bom tempo necessita do envolvimento de toda a organização na questão.

18 Como implantar e obter o certificado?
Elaborar procedimentos; Elaborar instruções de trabalho e registros; Utilizar o que foi elaborado na prática. Obter: Auditores de um órgão certificador realizam auditoria; Auditores fazem relatório; Órgão certificador analisa e emite certificado.

19 Porque uma empresa precisaria obter esse certificado?
Diferencial de qualidade; Abre as portas para o mercado Internacional; Benefícios para os colaboradores e empregados; Confiança do cliente; Demonstrar que administra com qualidade e portanto, garante a qualidade de seus produtos e serviços; Relações comerciais facilitadas; Trabalho mais organizado e menos sujeito a erros; Redução de custos e riscos.

20 certificados emitidos por continente
Continente Certificados América Central 1007 África 7879 América do Sul América do norte Ásia Europa Oceania Total

21 Algumas empresas que possuem o certificado

22 Alguns certificados

23

24 Conclusão O significado dessas normas não é amplamente conhecido, porém, os consumidores mais atentos sabem que as empresas que possuem um selo de reconhecimento ligado à ISO, tiveram seus produtos e/ou serviços testados por um órgão sério, e que aprovou os mesmos a serem comercializados/ disponibilizados para os clientes.


Carregar ppt "ISO 9000."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google