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* construindo o êxito em matemática *

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Apresentação em tema: "* construindo o êxito em matemática *"— Transcrição da apresentação:

1 * construindo o êxito em matemática *
Problema 1: CEM * construindo o êxito em matemática * O Senhor João tem 5 caixas e 97 pêssegos. Ajuda-o a colocar os pêssegos nas caixas de modo a que todas as caixas contenham o mesmo número de pêssegos. Recorrendo ao material: Questionar os alunos acerca da ordem de grandeza do quociente pois permitirá ao aluno aferir a razoabilidade do resultado obtido através do algoritmo Dezenas Unidades

2 DU 97 5 -50 1 47 D  Das 9 dezenas tiramos uma para cada caixa
CEM * construindo o êxito em matemática *  Das 9 dezenas tiramos uma para cada caixa (5 dezenas)  sobram 4 dezenas e 7 unidades 5 dezenas que foram distribuídas DU 97 5 -50 1 47 D

3 * construindo o êxito em matemática *
 As 4 dezenas foram trocadas por unidades e obtivemos 47 unidades para serem distribuídas pelas 5 caixas CEM * construindo o êxito em matemática * DU 97 5 -50 19 47 -45 02  Formamos 5 grupos de 9 unidades e restaram 2 unidades Em cada caixa são colocados 19 pêssegos e sobram 2

4 * construindo o êxito em matemática *
 Se o aluno formar 9 grupos de 5 unidades é conveniente o aluno explicitar a interpretação desta situação CEM * construindo o êxito em matemática *  Cada grupo de 5 pode representar o acto de colocar uma fruta em cada uma das 5 caixas

5 * construindo o êxito em matemática *
 A introdução dos termos dividendo (D), divisor (d), quociente (q) e resto (r) deverá ser feita no momento em que o professor considerar mais oportuno CEM * construindo o êxito em matemática *  No contexto deste problema: 97 = 5 x = Verificação dos cálculos D = d x q + r

6 * construindo o êxito em matemática *
Problema 2: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa fábrica há 435 cadeiras para serem entregues num hotel. Há 3 carrinhas para fazer esse transporte e cada uma deverá levar o mesmo número de cadeiras. Quantas cadeiras transportará cada carrinha? Recorrendo ao material:

7 * construindo o êxito em matemática *
 As 4 centenas são repartidas para cada carrinha CEM * construindo o êxito em matemática * CDU 435 3 -300 1 135 C  Temos ainda 135 cadeiras para serem distribuídas

8  Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva 4 dezenas
 A centena tem de ser trocada por 10 dezenas, assim temos 13 dezenas e 5 unidades  Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva 4 dezenas CDU 435 3 -300 14 135 CD -120 015  Sobra 1 dezena e 5 unidades para serem repartidas

9 * construindo o êxito em matemática *
 Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades.  Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades.  Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades.  Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades.  Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. CEM * construindo o êxito em matemática *  Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades CDU 435 3 -300 145 135 -120 015 -15 00  Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva mais 5 unidades  Cada carrinha irá transportar 145 cadeiras

10 * construindo o êxito em matemática *
Problema 3: CEM * construindo o êxito em matemática * O João tem 126 cromos para oferecer aos seus quatro amigos. Ofereceu a todos a mesma quantidade. Quantos cromos deu a cada amigo?  Usando o material temos:  A centena tem de ser trocada por 10 dezenas, assim temos 12 dezenas e 6 unidades

11 * construindo o êxito em matemática *
CDU 126 4 -120 3 006 D  Cada amigo fica com 3 dezenas de cromos e temos para repartir os restantes 6 cromos CEM * construindo o êxito em matemática *  Cada amigo fica com mais 1 cromo e restam 2 cromos CDU 126 4 -120 31 006 DU -4 2  Cada amigo fica com 31 cromos e sobram 2 cromos

12 * construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática * Problema 4: No aeroporto do Funchal estão 804 passageiros que pretendem ir para Lisboa. Têm dois aviões para o transporte. Quantos passageiros irão em cada avião sabendo que cada um tem de levar o mesmo número de passageiros?  Usando o material temos:

13 * construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática *  Repartindo as 8 centenas pelos dois aviões, colocamos 4 centenas em cada CDU 804 2 -800 4 004 C  Faltam repartir 4 unidades

14 * construindo o êxito em matemática *
 Não podemos formar grupos com as dezenas, logo no algoritmo temos de colocar um zero no quociente referente à casa das dezenas CEM * construindo o êxito em matemática * CDU 804 2 -800 40 004 CD CDU 804 2 -800 402 004 CD -4  Restam-nos 4 unidades Com elas formamos 2 grupos de 2 cada  Vão 402 passageiros em cada avião

15 * construindo o êxito em matemática *
Problema 5: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa sala de jogos existem 432 bolas. Num jogo as equipas terão de colocar dentro de quatro recipientes o mesmo número de bolas. Depois de colocadas todas as bolas quantas ficarão em cada recipiente?  Usando o material temos: CDU 432 4 -400 1 032 C  Colocamos 1 centena em cada recipiente

16 * construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática *  Restam-nos colocar 32 bolas  Não é possível repartir as 3 dezenas, sob a forma de dezena, pelos 4 recipientes  No algoritmo colocamos no quociente um zero na casa das dezenas para representar este procedimento CDU 432 4 -400 10 032 CD

17 * construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática *  Com o material temos de trocar as 3 dezenas por 30 unidades  No total temos 32 unidades para repartir CDU 432 4 -400 108 032 -32 00  Cada recipiente ficará com 108 bolas

18 * construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática *  É conveniente iniciar o algoritmo da divisão, nos casos em que o divisor tem dois dígitos, após o aluno ter apreendido o procedimento de cálculo subjacente ao algoritmo

19 * construindo o êxito em matemática *
Problema 6: CEM * construindo o êxito em matemática * O Pedro convidou 31 amigos para a festa do seu aniversário. Comprou 124 lembranças para lhes oferecer. Sabendo que deu a cada amigo o mesmo número de lembranças, com quantas ficou cada um?  A “descoberta” do quociente (quantos grupos de 31 consigo formar com 124) é feita por tentativa e erro, dependendo da experiência que o aluno teve em situações anteriores  O registo das multiplicações efectuadas poderá constituir um auxiliar para a escolha do quociente CDU 124 31 -124 4 000  Cada amigo vai receber 4 lembranças

20 * construindo o êxito em matemática *
Problema 7: CEM * construindo o êxito em matemática * Num atelier de vestidos de noiva chegaram 945 botões. Para cada vestido são necessários 35 botões. Para quantos vestidos darão os botões? CDU 945 35 -700 27 245 DU -245 000  Os botões chegam para 27 vestidos

21 * construindo o êxito em matemática *
Problema 8: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa fábrica de pregos fazem-se num dia 3246 pregos que são distribuídos igualmente por 84 caixas. Quantos pregos ficam em cada caixa? MCDU 3246 84 -2520 38 0726 DU -672 054 3246 84 726 38 54 ou  Cada caixa ficará com 38 pregos


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