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* construindo o êxito em matemática *
Problema 1: CEM * construindo o êxito em matemática * O Senhor João tem 5 caixas e 97 pêssegos. Ajuda-o a colocar os pêssegos nas caixas de modo a que todas as caixas contenham o mesmo número de pêssegos. Recorrendo ao material: Questionar os alunos acerca da ordem de grandeza do quociente pois permitirá ao aluno aferir a razoabilidade do resultado obtido através do algoritmo Dezenas Unidades
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DU 97 5 -50 1 47 D Das 9 dezenas tiramos uma para cada caixa
CEM * construindo o êxito em matemática * Das 9 dezenas tiramos uma para cada caixa (5 dezenas) sobram 4 dezenas e 7 unidades 5 dezenas que foram distribuídas DU 97 5 -50 1 47 D
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* construindo o êxito em matemática *
As 4 dezenas foram trocadas por unidades e obtivemos 47 unidades para serem distribuídas pelas 5 caixas CEM * construindo o êxito em matemática * DU 97 5 -50 19 47 -45 02 Formamos 5 grupos de 9 unidades e restaram 2 unidades Em cada caixa são colocados 19 pêssegos e sobram 2
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* construindo o êxito em matemática *
Se o aluno formar 9 grupos de 5 unidades é conveniente o aluno explicitar a interpretação desta situação CEM * construindo o êxito em matemática * Cada grupo de 5 pode representar o acto de colocar uma fruta em cada uma das 5 caixas
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* construindo o êxito em matemática *
A introdução dos termos dividendo (D), divisor (d), quociente (q) e resto (r) deverá ser feita no momento em que o professor considerar mais oportuno CEM * construindo o êxito em matemática * No contexto deste problema: 97 = 5 x = Verificação dos cálculos D = d x q + r
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 2: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa fábrica há 435 cadeiras para serem entregues num hotel. Há 3 carrinhas para fazer esse transporte e cada uma deverá levar o mesmo número de cadeiras. Quantas cadeiras transportará cada carrinha? Recorrendo ao material:
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* construindo o êxito em matemática *
As 4 centenas são repartidas para cada carrinha CEM * construindo o êxito em matemática * CDU 435 3 -300 1 135 C Temos ainda 135 cadeiras para serem distribuídas
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Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva 4 dezenas
A centena tem de ser trocada por 10 dezenas, assim temos 13 dezenas e 5 unidades Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva 4 dezenas CDU 435 3 -300 14 135 CD -120 015 Sobra 1 dezena e 5 unidades para serem repartidas
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* construindo o êxito em matemática *
Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades. CEM * construindo o êxito em matemática * Trocamos a dezena por 10 unidades e temos para repartir 15 unidades CDU 435 3 -300 145 135 -120 015 -15 00 Repartindo-as pelas 3 carrinhas, cada uma leva mais 5 unidades Cada carrinha irá transportar 145 cadeiras
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 3: CEM * construindo o êxito em matemática * O João tem 126 cromos para oferecer aos seus quatro amigos. Ofereceu a todos a mesma quantidade. Quantos cromos deu a cada amigo? Usando o material temos: A centena tem de ser trocada por 10 dezenas, assim temos 12 dezenas e 6 unidades
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* construindo o êxito em matemática *
CDU 126 4 -120 3 006 D Cada amigo fica com 3 dezenas de cromos e temos para repartir os restantes 6 cromos CEM * construindo o êxito em matemática * Cada amigo fica com mais 1 cromo e restam 2 cromos CDU 126 4 -120 31 006 DU -4 2 Cada amigo fica com 31 cromos e sobram 2 cromos
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CEM * construindo o êxito em matemática * Problema 4: No aeroporto do Funchal estão 804 passageiros que pretendem ir para Lisboa. Têm dois aviões para o transporte. Quantos passageiros irão em cada avião sabendo que cada um tem de levar o mesmo número de passageiros? Usando o material temos:
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* construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática * Repartindo as 8 centenas pelos dois aviões, colocamos 4 centenas em cada CDU 804 2 -800 4 004 C Faltam repartir 4 unidades
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* construindo o êxito em matemática *
Não podemos formar grupos com as dezenas, logo no algoritmo temos de colocar um zero no quociente referente à casa das dezenas CEM * construindo o êxito em matemática * CDU 804 2 -800 40 004 CD CDU 804 2 -800 402 004 CD -4 Restam-nos 4 unidades Com elas formamos 2 grupos de 2 cada Vão 402 passageiros em cada avião
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 5: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa sala de jogos existem 432 bolas. Num jogo as equipas terão de colocar dentro de quatro recipientes o mesmo número de bolas. Depois de colocadas todas as bolas quantas ficarão em cada recipiente? Usando o material temos: CDU 432 4 -400 1 032 C Colocamos 1 centena em cada recipiente
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* construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática * Restam-nos colocar 32 bolas Não é possível repartir as 3 dezenas, sob a forma de dezena, pelos 4 recipientes No algoritmo colocamos no quociente um zero na casa das dezenas para representar este procedimento CDU 432 4 -400 10 032 CD
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* construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática * Com o material temos de trocar as 3 dezenas por 30 unidades No total temos 32 unidades para repartir CDU 432 4 -400 108 032 -32 00 Cada recipiente ficará com 108 bolas
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* construindo o êxito em matemática *
CEM * construindo o êxito em matemática * É conveniente iniciar o algoritmo da divisão, nos casos em que o divisor tem dois dígitos, após o aluno ter apreendido o procedimento de cálculo subjacente ao algoritmo
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 6: CEM * construindo o êxito em matemática * O Pedro convidou 31 amigos para a festa do seu aniversário. Comprou 124 lembranças para lhes oferecer. Sabendo que deu a cada amigo o mesmo número de lembranças, com quantas ficou cada um? A “descoberta” do quociente (quantos grupos de 31 consigo formar com 124) é feita por tentativa e erro, dependendo da experiência que o aluno teve em situações anteriores O registo das multiplicações efectuadas poderá constituir um auxiliar para a escolha do quociente CDU 124 31 -124 4 000 Cada amigo vai receber 4 lembranças
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 7: CEM * construindo o êxito em matemática * Num atelier de vestidos de noiva chegaram 945 botões. Para cada vestido são necessários 35 botões. Para quantos vestidos darão os botões? CDU 945 35 -700 27 245 DU -245 000 Os botões chegam para 27 vestidos
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* construindo o êxito em matemática *
Problema 8: CEM * construindo o êxito em matemática * Numa fábrica de pregos fazem-se num dia 3246 pregos que são distribuídos igualmente por 84 caixas. Quantos pregos ficam em cada caixa? MCDU 3246 84 -2520 38 0726 DU -672 054 3246 84 726 38 54 ou Cada caixa ficará com 38 pregos
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