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PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM

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Apresentação em tema: "PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM
REDAÇÃO – Prof.ª Sarah Araujo

2 PROJETO DE TEXTO IDENTIFICAR O TEMA REDIGIR A TESE ARGUMENTAR
PROPOR SOLUÇÕES MANUTENÇÃO DO FOCO TEMÁTICO

3 PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
- Resposta final do texto em decorrência do que nele foi exposto. - Produto de um raciocínio apresentado na introdução e detalhado no desenvolvimento. - Pode ser composto por uma retomada da tese, pode contemplar perspectivas futuras e deve, necessariamente, apresentar uma proposta de enfrentamento do problema.

4 COMPETÊNCIA V Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Critérios básicos da competência: Presença de proposta x ausência de proposta. Proposta com detalhamento x proposta sem detalhamento

5 SOLUÇÃO ARTICULADA - Deve haver correspondência entre o que se propõe e o que foi detalhado na redação. Para chegar à solução do problema é preciso entender suas causas/ raízes. A proposta consiste em uma ação voltada a inibir as causas da situação-problema SOLUÇÃO DETALHADA - Meios de realização devem estar explicados. * QUEM VAI FAZER? * O QUE VAI FAZER? * COMO VAI FAZER?

6 - Proponha soluções viáveis (deve haver meios de concretização).
- Proponha soluções concretas (evite ações genéricas e abstratas como “conscientizar” ou “incentivar”). FUJA DA MESMICE: assuma uma postura proativa e cidadã, contribua com a resolução do problema. - Dialogue com propostas já existentes. EVITE - Soluções em tom apelativo, ações “salvadoras”. - Transitar em outra temática com expressões como “muito mais poderia ser dito...”, “um outro aspecto do problema...”

7 ENEM 2013 - OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL
Medidas de conscientização da população e fiscalização ferrenha do governo são a base para resolver essa problemática. É necessário que as escolas brasileiras adotem o modelo proposto pelo pedagogo Paulo Freire de uma educação politizadora, formando indivíduos críticos e conscientes quanto à vida em sociedade, seus direitos e deveres, para que as pessoas possam seguir as leis corretamente desde cedo. Acresce a isso a proibição de propagandas de bebidas alcóolicas nas mídias, à medida que se investe em outras que procurem evitar o seu consumo. E, por fim, maiores investimentos estatais para a fiscalização da implantação da Lei Seca.

8 ENEM 2013 - OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL
Medidas de conscientização da população e fiscalização ferrenha do governo são a base para resolver essa problemática. É necessário que as escolas brasileiras adotem o modelo proposto pelo pedagogo Paulo Freire de uma educação politizadora, formando indivíduos críticos e conscientes quanto à vida em sociedade, seus direitos e deveres, para que as pessoas possam seguir as leis corretamente desde cedo. Acresce a isso a proibição de propagandas de bebidas alcóolicas nas mídias, à medida que se investe em outras que procurem evitar o seu consumo. E, por fim, maiores investimentos estatais para a fiscalização da implantação da Lei Seca.

9 ENEM 2013 - OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL
Apesar de já implantada, a Lei Seca ainda não atingiu o seu potencial. É preciso que haja um compartilhamento de responsabilidades entre Estado e sociedade para que os objetivos dessa lei sejam alcançados com maior eficácia. O Estado precisa destinar mais verbas à fiscalização, colocar mais policiais equipados com etilômetros nas vias para que os transgressores da lei sejam devidamente punidos. Também fazem-se necessários investimentos em palestras públicas que mostrem a realidade e o sofrimento de famílias que perderam entes em acidentes relacionados ao uso do álcool, e os sobreviventes cujas sequelas trouxeram dificuldades crônicas para suas vidas.

10 ENEM 2013 - OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL
Apesar de já implantada, a Lei Seca ainda não atingiu o seu potencial. É preciso que haja um compartilhamento de responsabilidades entre Estado e sociedade para que os objetivos dessa lei sejam alcançados com maior eficácia. O Estado precisa destinar mais verbas à fiscalização, colocar mais policiais equipados com etilômetros nas vias para que os transgressores da lei sejam devidamente punidos. Também fazem-se necessários investimentos em palestras públicas que mostrem a realidade e o sofrimento de famílias que perderam entes em acidentes relacionados ao uso do álcool, e os sobreviventes cujas sequelas trouxeram dificuldades crônicas para suas vidas.

11 A educação no trânsito deveria ser inserida na grade curricular obrigatória das escolas para que crianças e adolescentes tenham contato e consciência das responsabilidades as quais é preciso ter como motorista, passageiro, ciclista ou pedestre.

12 A educação no trânsito deveria ser inserida na grade curricular obrigatória das escolas para que crianças e adolescentes tenham contato e consciência das responsabilidades as quais é preciso ter como motorista, passageiro, ciclista ou pedestre.

13 EXERCÍCIO Redija um parágrafo de conclusão com uma solução específica para as seguintes situações-problema, evidenciando cidadania proativa. a) Como desestimular o consumo excessivo de álcool, principalmente entre os jovens? b) Como dividir melhor o tempo entre trabalho e família? c) Como incentivar os jovens a se engajar na política?


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