A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Circuito do profissional na rede de apoio Professores /Equipe diretiva/Equipe técnica Alunos/Família Gestão do processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Circuito do profissional na rede de apoio Professores /Equipe diretiva/Equipe técnica Alunos/Família Gestão do processo."— Transcrição da apresentação:

1 PERSPECTIVAS E DESAFIOS

2 Circuito do profissional na rede de apoio Professores /Equipe diretiva/Equipe técnica Alunos/Família Gestão do processo

3 Na raiz da idéia de inclusão, encontramos um primeiro obstáculo: somos todos diferentes uns dos outros... Cada um de nós representa uma realidade singular, um conjunto de características que configura cada sujeito como um, aquele um... Diário na escola – 2003 – ano:II “Estar incluído ou compreendido; fazer parte; figurar entre os outros, pertencer juntamente com os outros”.  Dicionário Aurélio 1999

4 “Aceitar que os alunos são diferentes é fácil. Difícil é tratar educativamente estas diferenças e ajudar para que elas enriqueçam o processo de ensino e aprendizagem”. ( Aran, 2002) Mediação pedagógica é um processo de interação entre o ser em desenvolvimento e o adulto com experiência que intencionalmente seleciona,enfoca, questiona e retroalimenta as experiências ambientais e as aprendizagens prévias.

5 “Escola que propicie uma escolaridade igual para sujeitos diferentes em uma escola comum”. (Libâneo) Nesta escola que é de todos e para todos, não é mais possível estabelecer um trabalho institucional voltado para pensar as impossibilidades, mas sim as POSSIBILIDADES a partir da singularidade dos alunos com ou sem deficiência.

6  É preciso investigar o percurso educativo na coletividade:  O que esse aluno pode aprender? O que pode ensinar?  O que o professor pode aprender? O que pode ensinar?  O que o grupo poderá aprender e ensinar?  O que os pais poderão aprender e ensinar?  O que os pais dos outros alunos poderão aprender e ensinar?

7 “As crianças usufruem da escola a sua maneira, mediadas pelo desejo propositivo do seu professor”. Fernando Coli Diante do processo educacional inclusivo, qual o grande desafio ? Quais as perspectivas?

8  Que crianças queremos formar?  De que forma favorecer para que as famílias não sejam simplesmente expectadoras?  Como articular uma rede de apoio?  Como incorporar práticas educativas no foco da diversidade?

9 O grande desafio... minimizar aspectos da diversidade, as diferenças e as desigualdades sociais que se projetam e permeiam as relações a partir da nossa formação social, política e cultural. A perspectiva... pensar a educação, o conhecimento, a escola, o currículo a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária...

10 - Espaço de escuta e de atenção - Planejamento articulado - Construção do processo no coletivo - Interpretação de quem eu sou - Pensar nossa disponibilidade enquanto educadores; nosso propósito educativo - Como educador,que trajeto a partir da minha singularidade e subjetividade poderei construir para favorecer aqueles que estão enlaçados nesta rede de apoio?

11 “Não é possível estar no mundo sem fazer história sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem tratar sua própria presença no mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vistas sobre o mundo, sem fazer ciências ou teologia, sem assombro e sem politizar.” Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

12


Carregar ppt "PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Circuito do profissional na rede de apoio Professores /Equipe diretiva/Equipe técnica Alunos/Família Gestão do processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google