A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Carlos Freire 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire 2014

2 Planejamento de Marketing
Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM Campeão Brasileiro 2011, Campeão Libertadores da América 2012,Campeão Mundial de Clubes 2012, Campeão paulista 2013, Campeão Recopa 2013.

3 Planejamento de Marketing
Ementa da Disciplina Os principais conceitos de marketing, análise das oportunidades de mercado, comportamento do consumidor, Seleção de mercados alvos, segmentação. Desenvolvimento do mix de marketing. Planejamento de Produtose serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de Vida do Produto. Preço. Canais de Distribuição (varejo e atacado). Promoção. Estratégia de Comunicação.

4 Planejamento de Marketing
Objetivo Geral Possibilitar ao aluno a compreensão da importância do marketing nas organizações. Caracterizar as principais variáveis controláveis e incontroláveis com que opera o Marketing nas organizações.

5 Planejamento de Marketing
Bibliografia Marketing para o século XXI Philipe Kotler Editora Ediouro

6 Planejamento de Marketing
Avaliação 1 e 2 Prova Escrita (7,0 pontos) Trabalho em Sala de Aula (1,0 ponto) Apresentação Seminários (2,0 pontos) Avaliação 3 - Provão Média 7,0 21 pontos aprovado - 21 pontos – Prova Final – 10 – média = Nota necessária Carlos Freire

7 Planejamento de Marketing
Disciplina 80 horas Máximo de 20 faltas Carlos Freire

8 Planejamento de Marketing
FAQ Carlos Freire

9 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Carlos Freire

10 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? Carlos Freire

11 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Carlos Freire

12 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Carlos Freire

13 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Se eu estourar em faltas o que eu faço? Carlos Freire

14 Aula Inicial – Cenário de Negócios
BLOG Aulas – Slides das aulas dadas Textos de Aula – textos a serem utilizados Carlos Freire

15 Cenário de Negócios

16 Aula Inicial – Cenário de Negócios
As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 15 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daque que havia antes do início deste processo. Carlos Freire

17 Aula Inicial – Cenário de Negócios
primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa? Carlos Freire

18 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo, no Planeta está interligado e interagindo permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. Carlos Freire

19 Aula Inicial – Cenário de Negócios
A Física que era a ciência que prevalecia sobre todas as outras foi substituída pela Biologia e isso acarretou grandes mudanças no mundo em que vivemos. Carlos Freire

20 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Na área da gestão empresarial passou-se a ver as empresas, antes vistas como máquinas, como seres vivos, compostas e dirigidas por pessoas, e sujeita à todas as leis da biologia. Carlos Freire

21 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Todos os seres vivos têm como característica básica um Código Genético. É um conjunto de informações que determinam as características daquele ser e é reproduzido e retransmitido de geração em geração. É a identidade daquele organismo. Carlos Freire

22 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse novo cenário, a Identidade Empresarial passa a ser fundamental. A empresa como organismo vivo precisa de um Código Genético que norteie e dirija suas ações nos mais diversos campos. Carlos Freire

23 Aula Inicial – Cenário de Negócios
E o que representa o Código Genético das empresas? Premissas Básicas, Ideologia Corporativa Missão, Visão, Valores, Negócio, Clientes. Carlos Freire

24 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Resumindo o primeiro ponto: houve uma mudança (ruptura) na maneira de enxergar e se relacionar com o mundo. A parte foi substituída pelo todo. A Física como ciência básica, foi substituída pela Biologia. Carlos Freire

25 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O segundo ponto a ser percebido no novo ambiente de negócios diz respeito à consideração do Ambiente Natural. Desde o início dos tempos existe o relacionamento entre o Homem e a Natureza; Após a Revolução Industrial, no século XVIII, com o crescimento do capitalismo, a exploração da Natureza pelo Homem foi crescente até chegar ao nível em que se encontra hoje. Carlos Freire

26 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Com a Revolução Industrial ganhou força um sistema que veio a ser conhecido como Capitalismo; O Capitalismo tem como bases: o consumo crescente e ininterrupto, a separação entre o capital e o trabalho e exploração de todos os recursos disponíveis, entre eles os naturais; Considerava-se que os recursos naturais eram infinitos e que, portanto, não havia com o que se preocupar; Carlos Freire

27 Aula Inicial – Cenário de Negócios
( % 53,105 34,937 7,546 3,494 0,915 0,003 Era Arqueozóica Proterozóica Paleozóica Mesozóica Cenozóica Homem Anos ) Carlos Freire

28 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Até aquele momento a preocupação com as questões ecológicas cabia exclusivamente a um grupo de cientistas que, por intermédio de seus estudos, procuravam alertar o mundo. “As implicações sombrias dos ecologistas de que os homens irão exaurir seus recursos naturais, tornaram-se reais em 1973, quando o mundo foi subitamente atacado pela escassez alarmante do petróleo, diversos minerais e mesmo alimentos (!) (KOTLER, 1980, p. 561)” Carlos Freire

29 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Na década de 70 surgem movimentos como o “ecologismo” e o “consumerismo”, organizados por cidadãos e governos preocupados em proteger e intensificar a proteção ao meio ambiente de vida do homem contra aqueles que o destroem. Carlos Freire

30 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Ao consumerismo, ecologismo e à escassez do petróleo e outros produtos ainda somaram-se, nessa década, o crescimento da inflação mundial que atinge 2 dígitos em boa parte dos países e a ocorrência, como consequência dos anteriores, da recessão, afetando fortemente a vida nos países desenvolvidos. Carlos Freire

31 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse momento os capitalistas, afetados em sua maior fonte de energia e no bolso, passaram a reconhecer que os recursos naturais eram finitos e que estavam muito próximos do fim. Carlos Freire

32 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O Marketing e a Propaganda estruturada surgiram em meados do século passado, 1950. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, as empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo e, com isso, aconteceu um significativo desequilíbrio na relação oferta x procura. Carlos Freire

33 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Os estoques e o encalhe de mercadorias cresceu e as empresas, buscando minimizar este risco, começaram a realizar estudos do mercado antes de produzir. A esses estudos e às técnicas decorrentes destes estudos deu-se o nome de Marketing. Carlos Freire

34 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nos 64 anos seguintes, até os dias de hoje, o marketing e a propaganda desenvolveram-se muito e tornaram-se áreas específicas de conhecimento. Com o avanço tecnológico as ferramentas do marketing potencializaram-se e chegaram a níveis inimagináveis de sofisticação. Carlos Freire

35 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Paralelamente os níveis de exploração dos recursos naturais e a degradação do ambiente chegaram a níveis insustentáveis. O capitalismo, na sua voracidade, promove o consumo desnecessário, constante e crescente colaborando para que a situação fique cada vez mais grave. Carlos Freire

36 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que represntam 15% da população mundial e 1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Alguma coisa está errada, ou não? Carlos Freire

37 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Já está provado que o Marketing e a Propaganda são ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. A prevalência até agora foi da utilização em busca de lucro financeiro. Carlos Freire

38 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse novo cenário qual o papel que desempenharão as áreas de conhecimento do marketing e da propaganda? E os profissionais dessas áreas, como deverão se comportar? QUAL O FUTURO QUE QUEREMOS? Carlos Freire

39 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Próxima aula Texto: Ethos Economia Inclusiva Carlos Freire


Carregar ppt "Marketing Carlos Freire 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google