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CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Gestão Empresarial – 2013 2 FUNDAMENTOS DO MARKETING Prof. Irapuã Pacheco Martins.

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1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Gestão Empresarial – FUNDAMENTOS DO MARKETING Prof. Irapuã Pacheco Martins

2 Origem e evolução do conceito de Marketing Afinal, o que é Marketing?

3 O Marketing tem papel importante nas organizações, principalmente em uma economia de livre concorrência. Nesse cenário, pode alavancar melhorias para gestão empresarial, levando à melhoria das vendas e à satisfação dos clientes implicando no retorno aos investidores.

4 O Marketing tem visão estratégica visando a melhoria do todo. Tem função de staff – aconselhamento estratégico -, mas o foco está nas vendas, as quais são o alimento da vida de uma empresa.

5 VENDA e SATISFAÇÃO DE CLIENTES... Este é o primeiro passo para o entendimento da área na atualidade.

6 Sendo assim, vamos à primeira definição oficial de Marketing, a qual... - data do ano de 1948 (...65 anos); - surgiu nos Estados Unidos (país de origem); - foi lançada pela AMA (American Marketing Association).

7 Diz o seguinte: “é a realização de atividades de negócios dirigida ao fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor usuário” (NIKELS & WOOD, 1999, p. 4)

8 A definição oficial veio regulamentar as atividades da área, uma vez que já começava a ser confundido o objetivo do Marketing. Após a primeira formulação do conceito de Marketing, a AMA publicou entre 1957 e 1958 as seis atividades básicas atribuídas ao conceito de Marketing:

9 1.Pesquisa de Marketing; 2.Planejamento de produto; 3.Serviço de produto; 4.Canais de distribuição; 5.Propaganda e promoção de vendas; 6.Pricing (apreçamento)

10 Estas atividades deram início aos demais estudos, os quais serviram de base para o alargamento do chamado COMPOSTO DE MARKETING (a ser tratado mais adiante...) Por enquanto vamos à evolução do conceito...

11 Definição atual da AMA Embora existam vários conceitos publicados de Marketing, a AMA opera a partir do seguinte: “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, definição de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.” (NICKELS & WOOD, 1999, p. 4)

12 Conceitos de Marketing não faltam... No entanto, o que importa é o real entendimento do assunto, propiciado pelas análises técnicas apresentadas sobre eles.

13 Para tanto, vamos comparar os conceitos definidos pela AMA... AMA – 1948 Marketing é a realização de atividades de negócios dirigidas ao fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor usuário. AMA – 1985 Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, definição de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

14 O mundo sofre alterações a todo o instante... com o Marketing não é diferente. Sendo assim, é possível perceber que: 1.o conceito oficial dá ênfase à logística – preocupação em proporcionar uma entrega eficiente e eficaz do produto ao cliente. 2.o conceito atual dá ênfase em atender bem o cliente, ou seja, somente entregar o produto ao cliente não basta, deve-se também agradá-lo para que ele volte a comprar na empresa. Este conceito amplia as funções do Marketing em uma organização, dando-lhe enfoque estratégico.

15 Algumas definições de Marketing... lembrando: O importante é o real entendimento do assunto e não a memorização das palavras conceituais!!!!! 1.Em 1965, a Ohio State University definiu Marketing como: O processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada, abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços

16 Outros conceitos: 2. Marketing é um processo de identificar, conquistar e manter clientes satisfeitos, gerando lucratividade com ética e responsabilidade social. (Marco Bechara, 1993 – dissertação de mestrado / UGF/RJ) 3. Marketing é o processo de estabelecer e manter relacionamentos de troca mutuamente benéficos com clientes e outros grupos de interesses. (NICKELS & WOOD, 1999, p.4)

17 4. Marketing: análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados para causar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo e alcançar os objetivos institucionais. (KOTLER & FOX, 1994, p. 24) 5. Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles. (KOTLER, 2000, p. 155)

18 PRÁTICA: Com base no seu entendimento sobre Marketing até o presente momento, faça o seguinte: 1.Escolha dois anúncios de sua preferência (busque enfoques diferentes); (empresa / produto ou serviço) 2.Elabore uma justificativa pela escolha; (forma ou conteúdo) 3.Procure compreender o que levou à concepção dos anúncios; (necessidade aparente / resultado) 4.Analise o papel da empresa na ação de promover o que está em questão; (estratégia / fatores envolvidos) 5.Analise o papel do consumidor que está sendo alvo da promoção/comunicação. (coerência entre estratégia e resultado)


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