A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’? http://seqsw.wordpress.com/

2 O que é ‘Qualidade de Software’? 1 erro é gerado a cada 10 linhas de código escritas. – Writing Solid Code, Microsoft Desenvolvedores gastam 50% do seu tempo encontrando e corrigindo erros. – IDC 56% dos erros encontrados depois da solução final ter sido entregue, têm origem na fase de requisitos – Chaos Report Em média 12 horas são gastas para corrigir cada erro em um código. – Writing Solid Code, Microsoft

3 O que é ‘Qualidade de Software’? Testes no Final do processo Rapidez ; Praticidade ; Custo,...

4 O que é ‘Qualidade de Software’? Fonte: http://www.cin.ufpe.br/~mrsj/Qualidade/Qualidade%20de%20Software.pdf

5 O que é ‘Qualidade de Software’? Conceito Conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido.

6 Mitos Mito do Executável Mito da Qualidade

7 Mito do Executável Mito: A única coisa a ser entregue em um projeto bem- sucedido é o programa funcionando. Realidade: Um programa funcionando é somente uma parte de uma configuração de software que inclui vários outros elementos. A documentação forma os alicerces para um desenvolvimento bem-sucedido e fornece um guia para a tarefa de manutenção do software.

8 Mito da Qualidade Mito: Enquanto não tiver o programa “funcionando”, eu não terei realmente nenhuma maneira de avaliar sua qualidade. Realidade: Um dos mecanismos mais efetivos de garantia de qualidade de software pode ser aplicado desde o começo de um projeto – a revisão técnica formal. As revisões de software são um “filtro da qualidade” que têm sido consideradas mais eficientes do que a realização de testes para a descoberta de defeitos.

9 Modelos Utilizados Modelos para maturidade dos processos de software  Software Engineering Institute (SEI) SW-CMM – Capability Maturity Model (1987) CMMI – Capability Maturity Model Integration (2002)

10 CMMI (Capability Maturity Model Integration) Em português: ‘Modelo Integrado de Maturidade da Capacidade’ É um modelo de gestão da qualidade aplicável aos processos de software. Descreve elementos chave para um processo eficaz e o caminho evolutivo para um processo maduro e disciplinado.

11 CMMI (Capability Maturity Model Integration)  Possui duas Representações: Por Estágios ; Contínuo.

12 Por Estágios O modelo por estágio descreve a ordem para a implementação de cada área de processo de acordo com os níveis de maturidade. Partindo do nível 1 ao nível 5 (otimizado). Pêssoa, (2005)

13 Por Estágios (Pêssoa, 2005)

14 Contínuo O modelo contínuo oferece uma abordagem mais flexível para a melhoria dos processos, permitindo a organização melhorar a qualidade de um processo específico ou trabalhar em diversas áreas de forma alinhada aos objetivos de seu negócio. Pêssoa, (2005)

15 Contínuo Nível 0 – Incompleto Nível 1 – Executado Nível 2 – Gerenciado Nível 3 – Definido Nível 4 – Gerenciado quantitativamente Nível 5 – Otimização Pêssoa, (2005)

16 COMPLEMENTOS ? http://seqsw.wordpress.com/

17 Referências Bibliográficas o http://www.vqv.com.br/es/ES_JE01d_Pressman.pdf http://www.vqv.com.br/es/ES_JE01d_Pressman.pdf o http://www.cin.ufpe.br/~mrsj/Qualidade/Qualidade%20de%20Software.pdf http://www.cin.ufpe.br/~mrsj/Qualidade/Qualidade%20de%20Software.pdf o http://computerworld.uol.com.br/gestao/2006/10/04/idgnoticia.2006-10-04.5523272156/ http://computerworld.uol.com.br/gestao/2006/10/04/idgnoticia.2006-10-04.5523272156/ o http://www3.ulbra-to.br/eventos/encoinfo/2009/anais/Qualidade_de_Software.pdf http://www3.ulbra-to.br/eventos/encoinfo/2009/anais/Qualidade_de_Software.pdf o http://imasters.com.br/artigo/16354/gerenciadeprojetos/qualidade_em_projetos_de_softwares_ melhorias_de_processos_com_base_no_mpsbr_e_cmmi_parte_02/ http://imasters.com.br/artigo/16354/gerenciadeprojetos/qualidade_em_projetos_de_softwares_ melhorias_de_processos_com_base_no_mpsbr_e_cmmi_parte_02/ o (Pêssoa, 2005) Pêssoa, Marcelo Schneck de Paula. Modelo Integrado de Maturidade da Capacidade de Processo. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.


Carregar ppt "Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google