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PublicouRafael Palha Aldeia Alterado mais de 8 anos atrás
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III Encontro Nacional do Observatório da Educação I Encontro Nacional do Observatório da Educação Escolar Indígena Carmen Moreira de Castro Neves
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“O desafio moderno é sobretudo este: conseguir que todos os homens adquiram a disciplina intelectual de pensamento e estudo que, no passado, conseguimos dar aos poucos especialistas dotados para essa vida intelectual. O conhecimento e a vida adquiriram complexidade tamanha que só uma autentica disciplina mental poderá ajudá-lo a se servir da ciência, a compreender a vida em sua moderna complexidade e amplitude e a dominá-la e submetê-la a uma ordem humana.” Anísio Teixeira
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“A pós-graduação constitui- se numa etapa da nossa estrutura de ensino e como tal guarda uma relação de interdependência com os demais níveis educacionais.” “A melhoria da qualidade da educação básica permanece um grande desafio e tem que ser encarada como um assunto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país.”
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Foco no aluno, na aprendizagem, na criatividadeValorização dos profissionais Investimento em tecnologias educacionais, infra- estrutura Investimento na qualidade dos conteúdosAprendizagem e autoria coletivas, colaborativas (...) Qualidade da educação envolve
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SubjetividadesMúltiplas inteligências Pluralidade cultural Polifonia ProtagonismoInteligência coletiva APRENDIZAGEM: espaço de
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construtiva colaborativa coloquial reflexivacontextualizada complexa Ativa/manipulativa intencional Jonassen, David APRENDIZAGEM: a complexidade do conceito
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Conhecimento, valores, atitudes, competências; O novo e o permanente em educação; O humanismo e as tecnologias; O local, o regional e o global; A teoria e a prática; O lúdico, a ética, a estética... Equilíbrios necessários:
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Programas da DEB para a formação de professores e a valorização da Educação Básica
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Diretrizes Formação, em nível stricto sensu, de professores e de recursos humanos capacitados para atuar na área de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes; Estímulo à utilização de dados estatísticos do INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira; Fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores das políticas nacionais de educação e os diversos atores envolvidos no processo educacional; Criação, fortalecimento e ampliação de programas de pós-graduação e de áreas de concentração na temática da educação; Criação e desenvolvimento de programas de pós–graduação interdisciplinares e intersetoriais que contribuam para o avanço da pesquisa educacional. Ampliação da produção acadêmica e científica, a disseminação de conhecimentos sobre questões relacionadas à educação e a organização de publicações com os resultados do Observatório da Educação.
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Focos especiais Edital 2009: Observatório da Educação Escolar Indígena Edital 2010: Alfabetização e domínio da Língua Portuguesa e da Matemática
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850 profissionais formados em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de educação, 690 professores de escolas públicas de educação básica envolvidos com pesquisa educacional; 760 graduandos, muitos com elaboração de monografia; 200 teses; 650 dissertações. Aliados a esses indicadores, livros, eventos, artigos científicos, aprimoramento de políticas públicas e outros resultados mostram e mostrarão a relevância sócio- educacional do Observatório da Educação. Concluídos os projetos apoiados pelos editais do 0bservatório da Educação 2006-2010, poderemos contabilizar cerca de:
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Valorização do Magistério da Educação Básica Sinergia com os demais programas da DEB Perspectivas
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Principais impactos do Pibid : diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; articulação teoria & prática; universidades & escolas básicas; elevação da autoestima dos licenciandos; formação continuada para os coordenadores e os supervisores (professores das escolas da rede pública); presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos; (...)
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Novos Talentos - Edital 2010: 62 instituições federais de educação superior 184 subprojetos 657 atividades extracurriculares.
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Editais Feiras de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Britannica Escola on Line Apoio à participação em eventos científico-educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública Projeto Residência Docente no Colégio Pedro II Cooperação Internacional para a Educação Básica DEB
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UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros... UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros...
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Aumento da colaboração, do trabalho coletivo Perspectivas
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Perspectivas
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Perspectivas Novos caminhos para a educação
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Perspectivas Olhar da sociedade sobre o Observatório da Educação
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Perspectivas Acompanhamento e avaliação
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“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas. É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas." Paulo Freire, 1979
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Estamos unidos para construir um novo patamar de qualidade para a educação brasileira.
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Diretoria de Educação Básica Presencial/CGC CarmenHélder Sílvia, Janaína,Carine, Giulliano Fernanda, Paulo, João de Deus Adriano, Andreisa, Josélia, Simone Claudete, Ana Carolina, Lucas, Flávio Com apoio de Elivelton, Gabriela, Kelly, Margô
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