A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Índice Terapêutico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Índice Terapêutico"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Índice Terapêutico
Monitoria de Farmacologia 2009

2 Estudo de Índice Terapêutico
Dose necessária para produzir determinada intensidade de efeito em 50% dos indivíduos. DL50: Quando o efeito observado é a morte de 50% dos animais de experiência, registra-se a dose letal 50. Índice terapêutico: Define a relação DL50/DE50. Quanto maior o índice terapêutico de uma droga, maior sua margem de segurança, pois ele indica a distância entre a dose letal mediana e a dose eficaz mediana. É uma medida indireta da toxicidade da droga e, portanto, da sua margem de segurança. Quando significativamente superior a 1 indica larga margem de segurança para os animais de laboratório. Quando muito próximo de 1 indica que as doses terapêuticas e tóxicas estão muito próximas.

3 Estudo de Índice Terapêutico
Número de indivíduos Maioria dos indivíduos: efeito médio Indivíduos resistentes: pouco efeito Indivíduos sensíveis: efeito intenso Aumento crescente do grau de resposta à mesma dose Efeito médio da dose

4 Estudo de Índice Terapêutico
Porcentagem de animais que reagem a droga DL50 DE50 Dose

5 Estudo de Índice Terapêutico
Tiopental Sódico: - O tiopental sódico é um barbitúrico que atua deprimindo o SNC, resultando em, gradativamente: perda da noção de tempo e espaço, sedação, depressão cortical e bulbar, parada cardiorrespiratória e morte.

6 Estudo de Índice Terapêutico
Prática: Objetivo: Estudar o índice terapêutico dos fármacos, em especial, do tiopental sódico. Distribuir 20 camundongos em 4 grupos/bancadas (5 camundongos em cada bancada). Administrar intraperitonealmente, 0,5ml de solução de tiopental sódico nas seguintes doses/concentração: 0,625mg; 0,125mg; 5,000mg e 10,000mg; para cada grupo. Avaliar o efeito farmacológico e tóxico das 4 doses diferentes e crescentes. Contabilizar o percentual de animais de cada bancada que dormiu (estavam sedados – objetivo terapêutico) e o percentual de animais que morreu.

7 Estudo de Índice Terapêutico
Organizar os resultados: Tabelas: Representar essas tabelas através de um gráfico no plano cartesiano com a concentração no eixo das abscissas e a porcentagem no eixo das ordenadas. Concentração Porcentagem de animais que dormiram 0,625mg 1,250mg 5,000mg 10,000mg Concentração Porcentagem de animais que morreram 0,625mg 1,250mg 5,000mg 10,000mg

8 Estudo de Índice Terapêutico
Bibliografia: - Penildon Silva, 6ª Edição – Capítulo 10: Relação Dose-Efeito.


Carregar ppt "Estudo de Índice Terapêutico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google