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Educação a Distância panorama -2010 Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.

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1 Educação a Distância panorama -2010 Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

2 Conceito Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

3 Histórico A educação a distância data do século XIX. 1720 Boston USA 1840- Grã Bretanha No Brasil – 1904 – correio postal – Instituto Universal Brasileiro Surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial. Nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

4 Histórico Entre 1996 e 1997 nasce a Universidade virtual no Brasil – UAB EAD foi oficializada em dezembro de 1996, como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. As TICs no final do século XX ampliaram seu conceito, importância e possibilidades Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

5 2,5 milhões de pessoas concluíram curso a distância em 2007 Um em cada 73 brasileiros estuda a distância Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña 571% de crescimento de 2003 a 2006).

6 Instituições credenciadas e cursos autorizados pelo Sistema de Ensino (AbraEAD/2008) EJA, Fundamental, Médio, Técnicos, Graduação, Pós-graduação 972.826 Educação corporativa e Treinamento em 41 empresas (AbraAED/2008) Formação de funcionários, colaboradores e fornecedores 582.985 SenaiFormação inicial e continuada de trabalhadores (exclui os cursos de formação técnica de nível médio e de pós-graduação) 53.304 SebraeCursos para empreendedores: Análise e planejamento financeiro, Aprender a apreender, Como vender mais e melhor, De olho na qualidade, Iniciando um pequeno grande negócio e Desafio Sebrae 218.575 SenacProgramas compensatórios de matemática e português e cursos de formação inicial e continuada, nas áreas de informática, gestão, comércio, saúde e turismo e hospitalidade. 29.000 Resultados do observatório de projetos de educação a distância do AbraEAD 2008 AbraEAD 2008

7 CIEECursos de iniciação profissional 148.199 Fundação BradescoEscola Virtual 164.866 OI FuturoTonomundo 175.398 Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC) Proformação, Proinfantil, Tecnologias na Educação e Formação pela Escola* 8.552 Governo do Estado de São Paulo Rede do Saber: Crônica na Sala de Aula, Se Toque, Progestão, Viva Japão, PEC Formação Universitária Município, Curso de Pregão Eletrônico, Convênio com Escola Paulista de Magistratura, Videoconferências do Centro Paula Souza, Curso de Iniciação Funcional para Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça. / Departamento de Informática Educativa (DIE/FDE):Interaction Teachers, Interaction Studs. ** 119.225 Fundação TelefônicaEducarede (Projetos Minha Terra, Memórias em Rede, Coisas Boas 2007 e Rede de Capacitação) 9.000 Fundação Roberto Marinho Telecurso TEC e Multicurso Ensino Fundamental, Tecendo o Saber, Projetos de Formação Educacional, Travessia e Poronga 22.553 TOTAL 2.504.483 AbraEAD 2008

8 225 Instituições credenciadas formalmente no Brasil, % alunos 31,5 33,2% 11,5% 17,5% 6,5% Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña FONTE: AbraEAD/2007

9 Cursos Superiores a Distância, por Região – Brasil – 2007 FONTE : INEP

10 Crescimento de IES e alunos – EAD- 2004 a 2006 200420052006 Número de instituições autorizadas ou com cursos credenciados 166217225 Número de cursos (graduação) registrados no MEC 107189349 Número de alunos nas instituições 309.957504.204778.758 FONTE : ABRAEAD/2007

11 Impressa (84%) e-learning (63%) CD-ROM (56%) Vídeo (39%) TV (23%) Rádio (3%) outros (18%) Mídia EAD Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

12 Telefone (82%) Professor presencial (76%) Professor on line (66%) e-mail (66%) Fax (58%) Carta (50%) Reunião presencial (45%) Reunião virtual (44%) Suporte EAD Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

13 Ações Políticas Publicas EAD Definições de políticas e programas Organização em consórcios interinstitucionais Regulamentações Sistema de acompanhamento e avaliação Definição de critérios de qualidade Programas de formação das equipes multidisciplinares Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

14 Quais os tipos de cursos solicitados?  Número de pedidos de credenciamento/autorização de cursos de graduação a distância no MEC : 53 Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

15 Políticas Publicas Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

16 Escolaridade de Jovens 18 a 24 anos 10,9%Brasil - 10,9% cursam Ensino Superior. 47%Argentina - 47% 20,6%Chile - 20,6% Em 2001, o Plano Nacional de Educação, apontou como meta ampliar o atendimento no ensino superior, a 30% dos jovens entre 18 e 24 anos até o ano de 2011. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

17 Porque UAB? Em 2007, no Brasil, 3.941 cidades não possuíam faculdades ou universidades, ou seja, apenas 30% dos municípios possuíam Instituições de Ensino Superior, sendo que, das 2.300 Instituições de Ensino Superior, grande parte se situa nas grandes capitais e no litoral. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

18 UAB A UAB (Universidade Aberta do Brasil) - programa criado em 2005 pelo (MEC). Objetivo estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. EAD Formado por instituições públicas de Ensino Superior. (consorcio) Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

19 UAB – Estrutura - polo O município deve montar um pólo presencial – por meio de edital de convocação oficial do MEC para esse fim para apoiar as instituições de ensino superior e oferecer um espaço físico com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores (professores auxiliares), fica à disposição dos alunos Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

20 Responsabilidade da IES As instituições públicas de ensino superior apresentam propostas de cursos à distância ao MEC. As propostas são avaliadas por uma comissão de especialistas que analisam a viabilidade de funcionamento dos mesmos nos pólos municipais de apoio presencial para educação à distância. É de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior, desenvolver materiais didáticos e pedagógicos. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña

21 Projeções O objetivo do MEC é chegar a 2010, com mais de mil pólos em funcionamento e alcançar um total de 300 mil novas vagas no sistema de educação superior. Universidade Aberta do Brasil (UAB), expansão da Educação Universitária e da concretização do ensino a distância no País. Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña


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