A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CARDIOVASCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CARDIOVASCULAR

2 SISTEMA CARDIOVASCULAR
O SISTEMA CIRCULATÓRIO É UM SISTEMA FECHADO, SEM COMUNICAÇÃO COM O EXTERIOR, CONSTITUÍDO POR TUBOS, NO INTERIOR DOS QUAIS CIRCULAM HUMORES. OS TUBOS SÃO CHAMADOS DE VASOS E OS HUMORES SÃO O SANGUE E A LINFA. PARA QUE ESTES HUMORES POSSAM CIRCULAR ATRAVÉS DOS VASOS, HÁ UM ÓRGÃO CENTRAL – O CORAÇÃO, QUE FUNCIONA COMO UMA BOMBA CONTRÁTIL-PROPULSORA. A FUNÇÃO BÁSICA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO É A DE LEVAR MATERIAL NUTRITIVO E OXIGÊNIO ÀS CÉLULAS, ALÉM DE TRANSPORTAR OS PRODUTOS RESIDUAIS DO METABOLISMO CELULAR, DESDE OS LOCAIS ONDE FORAM PRODUZIDOS ATÉ OS ÓRGÃOS ENCARREGADOS DE OS ELIMINAR.

3 SISTEMA CARDIOVASCULAR
DIVISÃO ARTÉRIAS VEIAS CAPILARES VASOS CORAÇÃO SISTEMA SANGUÍFERO SISTEMA LINFÁTICO ÓRGÃOS HEMOPOIÉTICOS CAPILARES LINFÁTICOS VASOS LINFÁTICOS TRONCO LINFÁTICOS VASOS ÓRGÃOS LINFÓIDES LINFONODOS TONSILAS MEDULA ÓSSEA ÓRGÃOS LINFÓIDES BAÇO TIMO

4 SISTEMA CARDIOVASCULAR
CORAÇÃO ÓRGÃO MUSCULAR, OCO, QUE FUNCIONA COMO UMA BOMBA CONTRÁTIL-PROPULSORA E FORMADO POR UM TECIDO MUSCULAR ESPECIAL – TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO, E CONSTITUI SUA CAMADA MÉDIA OU MIOCÁRDIO. FORRANDO INTERNAMENTE O MIOCÁRDIO EXISTE ENDOTÉLIO, O QUAL É CONTÍNUO COM A CAMADA ÍNTIMA DOS VASOS QUE CHEGAM OU SAEM DO CORAÇÃO. ESTA CAMADA INTERNA RECEBE O NOME DE ENDOCÁRDIO. EXTERNAMENTE AO MIOCÁRDIO, HÁ UMA SEROSA REVESTINDO-O, DENOMINADA EPICÁRDIO.

5 SISTEMA CARDIOVASCULAR
CORAÇÃO MIOCÁRDIO ENDOCÁRDIO EPICÁRDIO

6 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MORFOLOGIA EXTERNA DO CORAÇÃO O CORAÇÃO TEM A FORMA APROXIMADA DE UM CONE TRUNCADO, APRESENTANDO: VASOS DE BASE AURÍCULA DIREITA AURÍCULA ESQUERDA BASE ÁPICE FACES ESTERNOCOSTAL DIAFRAGMÁTICA PULMONAR

7 SISTEMA CARDIOVASCULAR MORFOLOGIA EXTERNA DO CORAÇÃO
BASE E VASOS DE BASE FACE DIAFRAGMÁTICA ÁPICE

8 SISTEMA CARDIOVASCULAR MORFOLOGIA EXTERNA DO CORAÇÃO
AURÍCULAS

9 SISTEMA CARDIOVASCULAR
SITUAÇÃO DO CORAÇÃO O CORAÇÃO FICA SITUADO NA CAVIDADE TORÁCICA, ATRÁS DO ESTERNO, ACIMA DO MÚSCULO DIAFRAGMA SOBRE O QUAL EM PARTE REPOUSA, NO ESPAÇO COMPREENDIDO ENTRE OS DOIS SACOS PLEURAIS – O MEDIASTINO. SUA MAIOR PORÇÃO SE ENCONTRA À ESQUERDA DO PLANO MEDIANO, FICANDO DISPOSTO OBLIQUAMENTE, DE TAL FORMA QUE A BASE É MEDIAL E O ÁPICE LATERAL. SEU EIXO LONGITUDINAL É OBLÍQUO E FORMA UM ÂNGULO DE APROXIMADAMENTE 40º COM O PLANO HORIZONTAL E TAMBÉM COM O PLANO MEDIANO DO CORPO.

10 SISTEMA CARDIOVASCULAR
SITUAÇÃO DO CORAÇÃO

11 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MEDIASTINO O MEDIASTINO É O COMPARTIMENTO CENTRAL DA CAVIDADE TORÁCICA. ELE É COBERTO DE CADA LADO PELA PLEURA MEDIASTINAL E CONTÉM TODAS AS VÍSCERAS E ESTRUTURAS TORÁCICAS EXCETO OS PULMÕES. ESTENDE-SE DA ABERTURA SUPERIOR DO TÓRAX ATÉ O DIAFRAGMA, INFERIORMENTE, E DO ESTERNO E CARTILAGENS COSTAIS ANTERIORMENTE ATÉ OS CORPOS DAS VÉRTEBRAS TORÁCICAS, POSTERIORMENTE. SEU ESPAÇO CENTRAL ACOMODA O CORAÇÃO, PARTE TORÁCICA DOS GRANDES VASOS, PARTE TORÁCICA DA TRAQUÉIA, ESÔFAGO, TIMO E OUTRAS ESTRUTURAS.

12 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MEDIASTINO

13 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO DIREITO ESQUERDO ÁTRIOS VENTRÍCULOS SEPTOS ÓSTIOS DIREITO ESQUERDO ÁTRIO – VENTRICULAR INTER - ATRIAL INTER - VENTRICULAR ÁTRIO – VENTRICULAR DIREITO ÁTRIO – VENTRICULAR ESQUERDO

14 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO

15 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO

16 SISTEMA CARDIOVASCULAR
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO ÁTRIO ESQUERDO ÁTRIO DIREITO SEPTO INTER - VENTRICULAR ÓSTIO DIREITO SEPTO ÁTRIO - VENTRICULAR VENTRÍCULO ESQUERDO VENTRÍCULO DIREITO

17 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES OS ÓSTIOS ÁTRIO – VENTRICULARES SÃO PROVIDOS DE DISPOSITIVOS QUE PERMITEM A PASSAGEM DO SANGUE SOMENTE DO ÁTRIO PARA O VENTRÍCULO: SÃO AS VALVAS ÁTRIO – VENTRICULARES. A VALVA É FORMADA POR UMA LÂMINA DE TECIDO CONJUNTIVO DENSO, RECOBERTA EM AMBAS AS FACES PELO ENDOCÁRDIO. ESTA LÂMINA É DESCONTÍNUA, APRESENTANDO SUB-DIVISÕES INCOMPLETAS, AS QUAIS RECEBEM O NOME DE VÁLVULAS OU CÚSPIDES. A VALVA ÁTRIO – VENTRICULAR DIREITA POSSUI TRÊS VÁLVULAS E RECEBE A DENOMINAÇÃO DE TRICÚSPIDE; A VALVA ÁTRIO – VENTRICULAR ESQUERDA APRESENTA DUAS VÁLVULAS E CHAMA-SE VALVA MITRAL.

18 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES VALVA TRICÚSPIDE VALVA MITRAL

19 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO VALVAS ÁTRIO - VENTRICULARES DIÁSTOLE SÍSTOLE

20 SISTEMA CARDIOVASCULAR CORDAS TENDÍNEAS / MÚSCULOS PAPILARES
MORFOLOGIA INTERNA DO CORAÇÃO CORDAS TENDÍNEAS / MÚSCULOS PAPILARES

21 SISTEMA CARDIOVASCULAR VASOS DE BASE DO CORAÇÃO
VEIA CAVA SUPERIOR VEIA CAVA INFERIOR ÁTRIO DIREITO ÁTRIO ESQUERDO VENTRÍCULO DIREITO VENTRÍCULO ESQUERDO VEIAS PULMONARES ARTÉRIA PULMONAR DIREITA ARTÉRIA PULMONAR ESQUERDA TRONCO PULMONAR ARTÉRIA AORTA

22 SISTEMA CARDIOVASCULAR VASOS DE BASE DO CORAÇÃO

23 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVA DO TRONCO PULMONAR E AÓRTICA
AO NÍVEL DOS ORIFÍCIOS DE SAÍDA DO TRONCO PULMONAR E DA AORTA, EXISTE UM DISPOSITIVO VALVAR PARA IMPEDIR O RETORNO DO SANGUE POR OCASIÃO DO ENCHIMENTO DOS VENTRÍCULOS (DIÁSTOLE VENTRICULAR). SÃO: A VALVA DO TRONCO PULMONAR E A VALVA AÓRTICA. ESTAS VALVAS SÃO CONSTITUÍDAS POR TRÊS VÁLVULAS SEMILUNARES. A VÁLVULA SEMILUNAR É FORMADA POR UMA LÂMINA DE TECIDO CONJUNTIVO FORRADAS DE ENDOTÉLIO, EM FORMA DE BOLSO, COM O FUNDO VOLTADO PARA O VENTRÍCULO E A PORÇÃO ABERTA VOLTADA PARA A LUZ DA ARTÉRIA.

24 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVA DO TRONCO PULMONAR E AÓRTICA
VÁLVULAS SEMILUNARES

25 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVA DO TRONCO PULMONAR E AÓRTICA
VÁLVULAS SEMILUNARES

26 SISTEMA CARDIOVASCULAR VALVA DO TRONCO PULMONAR E AÓRTICA
VÁLVULAS SEMILUNARES DIÁSTOLE SÍSTOLE

27 SISTEMA CARDIOVASCULAR
ESQUELETO CARDÍACO CONSISTE DE UMA MASSA CONTÍNUA DE TECIDO CONJUNTIVO FIBROSO QUE CIRCUNDA OS ÓSTIOS ÁTRIO – VENTRICULARES E OS ÓSTIOS DO TRONCO PULMONAR E DA AORTA. NELE SE INSEREM AS VALVAS DOS ORIFÍCIOS ÁTRIO – VENTRICULARES E DOS ORIFÍCIOS ARTERIAIS, ALÉM DE CAMADAS MUSCULARES. A ÁREA DE FUSÃO DOS ANÉIS AÓRTICO E ATRIOVENTRICULAR ESQUERDO É O TRÍGONO FIBROSO. ENTRE O ANEL ATRIOVENTRICULAR DIREITO E O ANEL AÓRTICO ESTÁ O SEPTO MEMBRANOSO. ENTRE OS ANÉIS AÓRTICO E PULMONAR, O LIGAMENTO DO CONE. O ESQUELETO FIBROSO SEPARA A MUSCULATURA DOS ÁTRIOS DA DOS VENTRÍCULOS.

28 SISTEMA CARDIOVASCULAR
ESQUELETO CARDÍACO LIGAMENTO DO CONE ANEL FIBROSO DA ARTÉRIA PULMONAR ANEL FIBROSO DA AORTA TRÍGONO FIBROSO ESQUERDO SEPTO MEMBRANOSO ANEL ATRIOVENTRICULAR DIREITO ANEL ATRIOVENTRICULAR ESQUERDO TRÍGONO FIBROSO DIREITO

29 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PERICÁRDIO É UM SACO FIBRO – SEROSO QUE ENVOLVE O CORAÇÃO, SEPARANDO-O DOS OUTROS ÓRGÃOS DO MEDIASTINO E LIMITANDO SUA EXPANSÃO DURANTE A DIÁSTOLE VENTRICULAR. CONSISTE DE UMA CAMADA EXTERNA FIBROSA – PERICÁRDIO FIBROSO E DE UMA CAMADA INTERNA SEROSA – PERICÁRDIO SEROSO. ESTE ÚLTIMO POSSUI UMA LÂMINA PARIETAL, ADERENTE AO PERICÁRDIO FIBROSO E UMA LÂMINA VISCERAL, ADERENTE AO MIOCÁRDIO E TAMBÉM CHAMADA EPICÁRDIO. ENTRE AS DUAS LÂMINAS DO PERICÁRDIO SEROSO EXISTE UMA CAVIDADE VIRTUAL – CAVIDADE DO PERICÁRDIO, OCUPADA POR CAMADA LÍQUIDA DE ESPESSURA CAPILAR.

30 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PERICÁRDIO

31 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PERICÁRDIO O PERICÁRDIO FIBROSO FUNDE-SE COM A ADVENTÍCIA DOS GRANDES VASOS DE BASE DO CORAÇÃO E COM O CENTRO TENDÍNEO DO DIAFRAGMA. ANTERIORMENTE ELE ESTÁ FIXADO AO ESTERNO POR FAIXAS DE TECIDO CONJUNTIVO – LIGAMENTOS ESTERNOPERICARDÍACOS, MAS OS PULMÕES E A PLEURA SEPARAM A MAIOR PARTE DE SUA FACE ANTERIOR DA PAREDE TORÁCICA.

32 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PERICÁRDIO

33 SISTEMA CARDIOVASCULAR
PERICÁRDIO SEIO TRANSVERSO DO PERICÁRDIO SEIO OBLÍQUO DO PERICÁRDIO RECESSOS

34 SISTEMA CARDIOVASCULAR SEIO OBLÍQUO DO PERICÁRDIO
SEIO TRANSVERSO DO PERICÁRDIO PASSA POSTERIORMENTE À AORTA E TRONCO PULMONAR. SEIO OBLÍQUO DO PERICÁRDIO SITUADO POSTERIORMENTE AO ÁTRIO ESQUERDO, ENTRE AS ABERTURAS DAS QUATROS VEIAS PULMONARES.

35 SISTEMA CARDIOVASCULAR
IRRIGAÇÃO DO CORAÇÃO ARTÉRIA CORONÁRIA DIREITA ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA

36 SISTEMA CARDIOVASCULAR
IRRIGAÇÃO DO CORAÇÃO ARTÉRIA CORONÁRIA DIREITA ORIGINA-SE NO SEIO AÓRTICO DIREITO E DIRIGE-SE PARA A DIREITA NO SULCO CORONÁRIO. UM DOS SEUS RAMOS CONSTANTES É O RAMO MARGINAL QUE DESCE AO LONGO DO VENTRÍCULO DIREITO EM DIREÇÃO AO ÁPICE DO CORAÇÃO. POSTERIORMENTE ELA EMITE O RAMO INTERVENTRICULAR POSTERIOR, QUE DESCE NO SULCO INTERVENTRICULAR ANTERIOR, DA CORONÁRIA ESQUERDA

37 SISTEMA CARDIOVASCULAR
IRRIGAÇÃO DO CORAÇÃO ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA ORIGINA-SE NO SEIO AÓRTICO ESQUERDO, POSTERIORMENTE À PULMONAR PRINCIPAL, E CORRE ENTRE ELA E A AURÍCULA ESQUERDA. FORNECE O RAMO INTERVENTRICULAR ANTERIOR QUE DESCE PARA A REGIÃO DO ÁPICE DO CORAÇÃO E, COMO RAMO CIRCUNFLEXO, SE DIRIGE POSTERIORMENTE, NO SULCO CORONÁRIO, ONDE SE ANASTOMOSA COM A A. CORONÁRIA DIREITA.

38 SISTEMA CARDIOVASCULAR
IRRIGAÇÃO DO CORAÇÃO

39 SISTEMA CARDIOVASCULAR
DRENAGEM DO CORAÇÃO QUALQUER ESTUDO DA DRENAGEM DO CORAÇÃO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O FATO DE QUE O LEITO CAPILAR DO MIOCÁRDIO É SUI GENERIS: ELE É DIFERENTE DE QUALQUER OUTRA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO. O LEITO CAPILAR DO MIOCÁRDIO TEM DUAS VIAS DE DRENAGEM: UMA ATRAVÉS DO SISTEMA VENOSO, O QUE É USUAL. A OUTRA ATRAVÉS DE PEQUENOS CANAIS, AS VEIAS CARDÍACAS MÍNIMAS, QUE DRENAM O LEITO CAPILAR DIRETAMENTE PARA AS CÂMARAS CARDÍACAS. ENTRETANTO, O SEIO CORONÁRIO É A PRINCIPAL ESTRUTURA DE DRENAGEM DO CORAÇÃO.

40 SISTEMA CARDIOVASCULAR
DRENAGEM DO CORAÇÃO SEIO CORONÁRIO SITUA-SE NO SULCO CORONÁRIO, ENTRE O ÁTRIO E O VENTRÍCULO ESQUERDOS. É UM TRONCO CURTO, MAS RELATIVAMENTE CALIBROSO, QUE DESEMBOCA NO ÁTRIO DIREITO.

41 SISTEMA CARDIOVASCULAR TRIBUTÁRIAS DO SEIO CORONÁRIO
DRENAGEM DO CORAÇÃO TRIBUTÁRIAS DO SEIO CORONÁRIO VEIA CARDÍACA MAGNA VEIA CARDÍACA MÉDIA VEIA CARDÍACA PEQUENA

42 SISTEMA CARDIOVASCULAR
DRENAGEM DO CORAÇÃO VEIA CARDÍACA MAGNA SOBE PELO SULCO INTERVENTRICULAR ANTERIOR E SE CONTINUA COMO SEIO CORONÁRIO, DEPOIS RECEBE ALGUMAS COLATERAIS, COMO A V. MARGINAL ESQUERDA. VEIA CARDÍACA MÉDIA SOBE PELO SULCO INTERVENTRICULAR POSTERIOR VEIA CARDÍACA PEQUENA ACOMPANHA O RAMO MARGINAL DA A. CORONÁRIA DIREITA

43 SISTEMA CARDIOVASCULAR
DRENAGEM DO CORAÇÃO

44 SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA DE CONDUÇÃO DO CORAÇÃO
UM ESTÍMULO DEVE SER LEVADO À MUSCULATURA CARDÍACA A PARTIR DE UMA FONTE CAPAZ DE GERAR ESTÍMULOS REPETITIVAMENTE. ESTA FONTE CONSTITUI O NÓ SINOATRIAL - O MARCA-PASSO CARDÍACO. ELE ESTÁ SITUADO JUNTO À ENTRADA DA V. CAVA SUPERIOR NO ÁTRIO DIREITO. CONSISTE DE UM PEQUENO GRUPO DE CÉLULAS MUSCULARES ESPECIALIZADAS, EMBEBIDAS EM TECIDO CONJUNTIVO E CIRCUNDADAS POR UM RICO PLEXO DE FIBRAS NERVOSAS AUTÔNOMAS.

45 SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA DE CONDUÇÃO DO CORAÇÃO


Carregar ppt "SISTEMA CARDIOVASCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google