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Marketing Digital. Professor Graduação Tecnológica Marketing Graduação e Pós-graduação Turismo Pós-graduação Mídias Digitais

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Apresentação em tema: "Marketing Digital. Professor Graduação Tecnológica Marketing Graduação e Pós-graduação Turismo Pós-graduação Mídias Digitais"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Digital

2 Professor Graduação Tecnológica Marketing Graduação e Pós-graduação Turismo Pós-graduação Mídias Digitais jonasabreu2008@hotmail.com www.jonasabreu2011.blogspot.com Jonas Abreu

3 Programa Unidade I A economia informacional –O que é marketing? –Crise das formas modernas de mediação e da indústria cultural –Sociedade da informação e do conhecimento –A cultura digital –Análise de mercado para mídias digitais –Novos negócios e estratégias organizacionais com mídias digitais –O cenário brasileiro Jonas Abreu

4 Unidade I SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

5 A redefinição do senso de pertencimento e identidade (jovens em torno do rock, telespectadores da CNN, grupos ecologicamente corretos) transfere ao marketing uma função transnacional, criando uma sociedade de informação transnacional. Sociedade da informação e do conhecimento

6 Os novos espectadores multimídia transnacionais Sociedade da informação e do conhecimento

7 O Futebol é um espetáculo transnacional, mas... o seu contexto está se tornando a melhor atração... Sociedade da informação e do conhecimento

8 OS NOVOS ESPECTADORES MULTIMÍDIA Comunidades transnacionais de consumidores tentam encontrar códigos que possam unificá-las. Sobrevive melhor como comunidade consumidora em relação aos objetos e à informação circulante. Comunidades internacionais de consumidores (intercâmbio cultural nos EUA, telespectadores da fórmula 1, jovens mochileiros) dão sentido ao pertencimento quando se diluem as lealdades nacionais. Os meios de comunicação fazem circular estas idéias de pertencimento e introduzem esta experiência numa fábrica cultural de “significados” Sociedade da informação e do conhecimento

9 Marketing local – produtos globais? Somos subdesenvolvidos na produção endógena para os meios eletrônicos, para a industria de entretenimento e para o marketing digital, mas não para o consumo. O Brasil é sede de grandes eventos internacionais e cresce o marketing de vendas transnacional: consumimos os produtos globalizados: resorts, shoppings, smartphones, cursos online, parques temáticos, e-readers, televisores 3-D. Sociedade da informação e do conhecimento

10 VENETIAN CASINO O dono é italiano o empreendimento é americano a cidade é... Macao CHINA Sociedade da informação e do conhecimento

11 MULTINACIONAIS CONCENTRADAS Concert Hall em Los Angeles Disney Company Sociedade da informação e do conhecimento

12 Unidade I A CULTURA DIGITAL

13 SLOGANS TRANSNACIONAIS Resumo do evento em três palavras no máximo e que lidera a campanha publicitária ou os textos de comunicação. Representa o foco do encontro: Ex: “Rock in Rio: por um mundo melhor!” Cultura digital

14 CONCLUSÕES Star wars (digital) é despótico? Star trek (tradicional) é mais populista e democrático? Hollywood não representa o “verdadeiro” cinema? Quem representa? George Lucas, Robert Altman, Spilberg e James Cameron (diretores tecnológicos) são tão geniais quanto Visconti, Fellini, Bergman ou Truffaut (conceituais) A cultura a domicílio manobrada pela iniciativa privada, cresce em recursos digitais, em eficácia comercial e simbólica, enquanto os Estados continuam se dedicando prioritariamente às práticas culturais que estão perdendo influência, centrados nos meios de comunicação de massa. Cultura digital

15 A CULTURA DIGITAL O surgimento da internet comercial A internet e a estratégia das empresas Relacionamento... Cultura digital O que diz Conrado? – pg. 47


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