A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"— Transcrição da apresentação:

1 O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

2 O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.

3 PERGUNTAS FREQUENTES!

4 Para que serve a energia?
O que é a energia? A energia é a “capacidade de um sistema para originar efeitos externos.” (Max Planck) Para que serve a energia? A energia serve para satisfazer as necessidades das populações com uma grande diversidade de utilizações: iluminação, aquecimento, comunicações, transporte, saúde, etc.

5 Que fontes de energia existem?
Chamam-se fontes de energia aos vários elementos da natureza que podem fornecer energia. As fontes de energia são: Fontes de energia renováveis (que não se esgotam se a taxa de utilização não for superior à taxa de renovação), como o sol, a água, o vento, as ondas do mar, o calor da terra ou a biomassa; Fontes de energia fósseis ou convencionais como o petróleo, o carvão, o gás natural ou o urânio, que se encontram na natureza em quantidades limitadas e que se esgotam com a sua utilização.

6 O que acontece quando consumimos energia?
O consumo de energias renováveis não tem praticamente impactos ambientais, nem conduz ao esgotamento dos recursos. Acontece, porém, que grande quantidade da energia consumida em todo o mundo provém ainda de fontes convencionais ou fósseis, que têm impactes no ambiente e libertam CO2 (dióxido de carbono) entre outros gases.

7 Porque tem aumentando o consumo de energia?
Existem duas grandes razões: a primeira delas é o aumento da actividade económica e humana devido ao crescimento demográfico. A população mundial tem aumentado de tal forma, nos últimos duzentos anos, que os consumos energéticos dispararam. A segunda razão é  o próprio desenvolvimento dos países. A energia é essencial para termos qualidade de vida. Por isso, em geral, quanto mais desenvolvida é uma sociedade, maior é o seu consumo de energia. No entanto, uma sociedade desenvolvida deve ser também uma sociedade eficiente, que não desperdiça energia.

8 Como podemos usar a energia, sem prejudicar o ambiente?
Para que possamos manter ou aumentar o nível de conforto e qualidade de vida torna-se necessário usar a energia de forma mais eficiente, ou seja, alterando hábitos e comportamentos para eliminar os desperdícios de energia eléctrica e fomentar a utilização de energias renováveis.

9 ENERGIAS NÃO RENOVAVEIS!

10 Os combustíveis Fosseis são energias que se esgotam, e que poluem o ambiente. Hoje em dia utilizam-se em demasia estas energias o que significa que o nível de poluição e enorme e por consequência eles esgotam-se. Exºs: Petróleo Gás Natural Carvão Mineral Combustíveis Nucleares

11 ENERGIAS RENOVAVEIS!

12 Energia hidroeléctrica
Energia solar A energia solar é aquela energia obtida pela luz do sol, pode ser captada com painéis solares, e hoje em dia é possível criar carros solares, aviões solares, entre outros. Energia hidroeléctrica Energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água, exemplo: A Barragem do Alqueva.

13 Energia Eólica Energia Geotérmica
A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento. Energia Geotérmica A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor. Exemplo: central geotérmica da Ribeira Grande (Açores).

14 Energia da Biomassa Energia dos mares
A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogas, o bioálcool e o biodisel  Energia dos mares A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, a das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

15 Energia do hidrogénio A energia do hidrogénio é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em electricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogénio.

16

17 DICAS DE POUPANÇA DE ENERGIA!

18 Desligar as luzes que não precisa de utilizar
Ver televisão apenas quando necessário e desliga-la sempre, não a deixando em “stand-by”

19 Desligar o monitor do seu PC sempre que ficar vários minutos sem o utilizar
Desligar totalmente o seu computador sempre que não o utilizar

20 Comprar apenas lâmpadas e aparelhos electrónicos de baixo consumo energético, pois são mais económicos, eficientes, duráveis e amigos do ambiente Poupar gás o mais possível, não ligar bicos de forma desnecessária e reduzir a intensidade das chamas

21 Desligar da tomada os carregadores, transformadores e outros aparelhos de consumo continuo (sem botão de desligar).

22 UTILIZEM BEM A ENERGIA! NÃO A DESPERDISSEM!


Carregar ppt "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google