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Professor:Joaquim Pinto

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Apresentação em tema: "Professor:Joaquim Pinto"— Transcrição da apresentação:

1 Professor:Joaquim Pinto E-Mail:joaquimpinto@mail.prof20000.pt
MATEMÁTICA Professor:Joaquim Pinto

2 Ian Stewart, Gradiva …“A matemática não é sobre símbolos e contas. Estas são apenas ferramentas do ofício - semifusas e colcheias e exercícios para cinco dedos. A matemática é sobre ideias. Em particular, é sobre a forma como diferentes ideias se relacionam entre si. Dada uma certa informação, que mais necessariamente se segue? O objectivo da matemática é perceber estas questões pondo de lado o acessório e penetrando no âmago do problema. Não é só uma questão de obter a resposta certa; mais do que isso, importa perceber porque uma resposta é de todo possível e porque tem determinada forma. A boa matemática tem um cheirinho de economia e um elemento surpresa. Mas, acima de tudo, tem grande alcance.”...

3 Matemática nos Jardins

4

5 Matemática na Natureza

6

7 Matemática nos Azulejos

8 Reconstrução Geométrica

9 Ampliação e Rotações

10 Montagem do Azulejo

11 Reconstrução do Azulejo

12 Utilização do Geometer´s Sketchpad
Através do Geometer´s Sketchpad, desenhar um motivo base e aplicando as transformações geométricas de modo a criar o desenho do Azulejo

13 Construímos um quadrado

14 Azulejo reconstruído

15 Sobreposição no quadrado

16 Motivo base

17 Simetria sobre a diagonal

18 Rotação com origem central

19 Simetria ou Rotação

20 Desenho final do Azulejo

21 E …

22

23

24

25 Matemática na Arquitectura

26

27 Gaudi

28 Gaudi, Barcelona

29 Matemática no Tratamento da Água

30 Matemática nos Bordados

31

32 Pontes

33 Pontes Romanas

34 Matemática e Modelação

35

36

37 Matemática ao virar da esquina!

38 A Matemática numa casa em Aveiro

39

40 O teu Laboratório de Matemática …
… sim! a tua Calculadora Gráfica é um LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA!

41 MATEMÁTICA! FAZ tua Matemática! (…)

42 Carl Sagan, Gradiva …“Muitas hipóteses apresentadas por cientistas e não cientistas revelam-se erradas. Mas a ciência é um processo que se autocorrige. Todas as novas ideias, para serem aceites, têm de sobreviver aos mais rigorosos padrões de comprovação. O mais grave na história de Velikovsky não é o facto de as suas ideias estarem erradas ou em contradição com a realidade, mas sim o de alguns que se intitulam cientistas terem tentado suprimir o trabalho de Velikovsky . É a liberdade de investigação que gera a ciência, é à liberdade de investigação que a ciência se consagra: qualquer hipótese, por mais estranha que pareça, merece ser considerada pelo seu mérito. A supressão de ideias incómodas pode ser comum na religião e na política, mas não é o caminho para a sabedoria, não tem lugar no esforço desenvolvido pela ciência. Não sabemos de antemão quem irá descobrir novos aspectos fundamentais.”…


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