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Profª. Marielen A. C.da Silva

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Apresentação em tema: "Profª. Marielen A. C.da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Marielen A. C.da Silva
AULA 01: INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE E SUA EVOLUÇÃO Profª. Marielen A. C.da Silva

2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

3 Ementa conceito de qualidade;
correntes de pensamento em gestão da qualidade; avaliação da qualidade; ferramentas de gestão da qualidade aplicadas ao agronegócio; segurança alimentar e segurança de alimentos; qualidade de vida no trabalho.

4 Objetivos Objetivo geral: Apresentar em forma integrada os fundamentos e ferramentas da gestão da qualidade em empresas agroindustriais. Objetivos Específicos: Discutir o conceito e a evolução das correntes de pensamento em gestão da qualidade. Introduzir os participantes nos fundamentos e práticas das principais ferramentas de gestão da qualidade em empresas agroindustriais

5 Conteúdo Programático e Cronograma
Data Número da aula Assunto 14/08 01 Apresentação da disciplina. Discussão do plano de ensino. Introdução Gestão da Qualidade: conceitos e evolução 28/08 02 Correntes da qualidade: Juran; Deming; Crosby; Ishikawa; 04/09 03 Correntes da qualidade: Feigenbaum; Falconi; Taguchi; Garvin 11/09 04 Avaliação da qualidade: PGQP 18/09 05 Qualidade Total – 5S 25/09 06 Avaliação II 02/10 07 Metodologias orientadas para a melhoria da qualidade de processos e do produto 09/10 08 Ferramentas da gestão da qualidade: As normas ISO 16/10 09 Comportamento do consumidor e do produtor 23/10 10 Qualidade e a produção de alimentos: SAN; Segurança do alimento; Rastreabilidade 06/11 11 Qualidade de vida no trabalho 13/11 12 20/11 13 Seminário: Gestão da qualidade no agronegócio 27/11 14 Seminários: Gestão da qualidade no agronegócio 04/12 15 Recuperação das Avaliações Metodologia de Ensino

6 Metodologia O desenvolvimento do conteúdo programático será por meio de aulas expositivas dialogadas, com a utilização de equipamento multimídia. Poderão ser utilizados ainda técnicas de dinâmica de grupo, estudos de caso, painéis, leituras e estudos dirigidos, fóruns online, seminários, filmes, palestras ou visitas em empresas da região

7 AVALIAÇÕES Prova Escrita I (30%): avaliação individual.
Atividades desenvolvidas em sala de aula (20%):. Prova Escrita II (30%): avaliação individual. Apresentação Seminário (20%): avaliação em grupo. A avaliação final do aproveitamento do aluno será resultante da soma de cada atividade acima elencada, totalizando 100%. OBS.: Estará aprovado o aluno que obtiver índice mínimo de presenças igual a 75% e que, após todas as etapas da avaliação, obteve Nota Final igual ou superior a 6,0.

8 REFERÊNCIAS BÁSICAS (LEITURAS OBRIGATÓRIAS)
MARTINS, R. Gestão da qualidade agroindustrial. Em: BATALHA, O. (org.) Gestão agroindustrial. São Paulo, Atlas, 2009. PALADINI, E. Gestão da qualidade: teoria e pratica. São Paulo: Atlas, 2009. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira APOSTILA DA DISCIPLINA

9 GESTÃO DA QUALIDADE Introdução

10 Prospectando o conhecimento
O que é gestão da qualidade? Como o processo de qualidade pode ser aplicado às organizações do agronegócio?

11 GESTÃO DA QUALIDADE Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Através de um processo de transformação:

12 Recursos a serem transformados Recursos de entrada de transformação
Ambiente * Materiais * Informações * Consumidores Consu-midores Recursos de entrada Transformação Produção Recursos de saída * Instalações * Pessoal Input Avaliação da conformidade Output QUALIDADE Planejamento e controle Recursos de entrada de transformação Ambiente

13 CADEIA DE PRODUÇÃO DO LEITE
INDÚSTRIA MEDICAMENTOS VAREJO MEDICAMENTOS PRODUÇÃO LEITE INDÚSTRIA LATICÍNIOS VAREJO CONSUMIDOR FINAL INSUMOS POSTO REFRIGERAÇÃO ATACADO INDÚSTRIA RAÇÃO VAREJO RAÇÕES

14 Conceitos A Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas e ferramentas, apoiada em políticas e normas internacionalmente estabelecidas com o propósito de assegurar a qualidade de produtos, processos e serviços. COMPETITIVIDADE

15 Conceitos básicos O que é Gestão?
Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização. O que é um Sistema de Gestão? Sistema para estabelecer políticas e objetivos e para atingir estes objetivos. O que é Política da Qualidade? Tenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela Alta Direção.

16 Conceitos básicos Qual o Objetivo da Qualidade?
Aquilo que é buscado, almejado, no que diz respeito à qualidade. O que é Qualidade? Diante da multiplicidade de critérios empregados para definir qualidade, David Garvin, um estudioso revendo a literatura identificou 5 abordagens principais para definir qualidade.

17 Principais abordagens da qualidade
Transcendente: Segundo este enfoque qualidade seria sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata. Baseada no produto: Esta abordagem vê a qualidade como uma variável precisa e mensurável e também na diversidade de algumas características adicionais que agregam valor ao produto. Baseada na produção: Se o produto está dentro das normas e especificações do projeto do produto/serviço na sua fase de produção, o produto tem qualidade.

18 Principais abordagens da qualidade
Baseada no consumidor: É o reflexo das preferências do consumidor, se ele estiver satisfeito então o produto tem qualidade. “Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos. (Edwards, 1968)‏ Baseada no valor: Desempenho ou conformidade a um preço aceitável. “Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável.” (Broh, 1982)

19 DIMENSÕES DA QUALIDADE

20 DIMENSÕES Desempenho: refere-se às características operacionais básicas do produto

21 DIMENSÕES Característica: são as funções secundárias do produto que suplementam seu funcionamento básico. Confiabilidade: um produto é considerado confiável quando a probabilidade de apresentar defeito durante o seu ciclo de vida é baixo. Conformidade: refere-se ao grau de acerto em que o produto está de acordo com os padrões especificados.

22 DIMENSÕES Durabilidade: refere-se à vida útil de um produto, ou seja, o uso proporcionado por um produto até que ele possa ser substituído por outro, ou seja, reparado. Atendimento: refere-se à rapidez, cortesia, facilidade de reparo, substituição. Estética: refere-se ao julgamento pessoal e ao reflexo das preferências individuais.

23 DIMENSÕES Qualidade Percebida: baseada na opinião do cliente, suas referências individuais de qualidade

24 FOCO NA QUALIDADE Por que a qualidade é essencial nas organizações globais? Qual a correlação entre estes elementos? Competitividade QUALIDADE Satisfação do cliente Produtividade

25 FOCO NA QUALIDADE P = OUTPUT(saídas) = Valor produzido
Mercado competitivo cliente exigente Cliente exigente produto com qualidade Produto com qualidade produtividade Produtividade = taxa de valor agregado do produto e/ou serviço. P = OUTPUT(saídas) = Valor produzido INPUT(entradas) Valor consumido

26 EM UMA agroindustria de carne…
Qualidade pode significar: Carnes padronizadas conforme especificações sanitárias; Manejo do rebanho; Produto confiável, atraente e sem “defeitos”. Agregação de valor ao produto local;

27 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Coleta de Alimentos► Inspeção pelos consumidores Divisão do trabalho: Fornecedores de alimentos► Inspeção nos mercados das aldeias Primeiros Fabricantes: Artesãos das aldeias► Confiança na técnica e reputação

28 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
O Código de Hamurabi (2.150 a.C.) já demonstrava preocupação a durabilidade e funcionalidade das edificações; Os Fenícios amputavam a mão do fabricante de produto fora das especificações do governo;

29 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Os Romanos desenvolveram padrões de qualidade e métodos de medição altamente sofisticados. As Corporações do Ofício - Especificações de materiais, processos produtos. Com a Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do trabalho e da criação serial de peças, o que criou problemas para aqueles que estavam acostumados a ter seus bens feitos sob medida.

30 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
Revolução Industrial: Especificações escritas; medições e laboratórios de teste; extensão da inspeção; padronização A Indústria Moderna começou a emergir no fim do séc. XIX. Nos EUA, Taylor foi o pioneiro em gerenciamento científico, retirando o planejamento do trabalho da responsabilidade dos trabalhadores e supervisores, e colocando-o nas mãos dos engenheiros industriais.

31 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
O final dos anos 70 e 80 foram marcados pelo esforço para a Qualidade em todos os aspectos de negócios e das organizações prestadoras de serviços, incluindo finanças, vendas, pessoal, manutenção, gerenciamento, produção e serviços. A partir da década de 90 a qualidade foi marcada pela retomada da força das empresas americanas e pela crise econômica nos Tigres Asiáticos. Há um longo caminho a ser percorrido em virtude do atraso no acesso e implantação desses conceitos, principalmente nos países menos desenvolvidos (Brasil)

32 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
1. ERA DA INSPEÇÃO Final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX Produtos são verificados um a um Cliente participa da inspeção Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade

33 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
2. ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO Década de 1930 e 1940 Produtos são verificados por amostragem; Um departamento especializado faz a inspeção da qualidade; Ênfase na localização de defeitos.

34 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
3. ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE Década de 1950 e 1960 Reconstrução da Europa: exigência de garantia de especificação técnica – criação da ISO; Cumprimento de contrato com clientes- garantia de produto conforme amostra fornecida, no prazo, instalação, assistência técnica, etc.

35 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
4. ERA DA QUALIDADE TOTAL Década de 1970 Processo produtivo é controlado; Toda a empresa é responsável; Ênfase na prevenção de defeitos; Qualidade assegurada; TQC – Controle Total da Qualidade.

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37 MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A EVOLUÇÃO – NO BRASIL 60 / 70 Inspeção da Qualidade 70 / 80 Controle da Qualidade • Normas Qualidade Adequadas • Avaliação Qualidade dos Fornecedores • Prêmio da Qualidade à Fornecedores • Rudimentos / Fragmentos • Qualidade vista como Inspeção • Adequação das Especificações Técnicas SISTEMA DA QUALIDADE • CEQ - Contr. Estat. Qualidade • CEP – Contr. Estat. Processo • CCQ – Círc. Contr. da Qualidade • EAV - Engª de Análise de Valor • FMEA - Análise de Met. de Falhas MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE • Amostragem Rudimentar • Inspeção de 2ª Parte nos Materiais, Processo e Final • Controles 100% em Processo • Feedback Campo Moroso e Impreciso • Reações Demoradas • Especificações Não Tropicalizadas • Auditorias Produto Final - Scores • Avaliação com Base a Custos • Critérios para Aprovação de Amostras • Treinamento para Qualidade OUTROS

38 MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A EVOLUÇÃO – NO BRASIL 80 / 90 Qualidade Assegurada 90 / 00 Gestão da Qualidade • Certificação de 2ª Parte • Normas de Gestão da Qualidade • Norma ISO Série 9000 • Processo de T.Q.C. • FMEA - Análise de Modo de Falhas • Certificação de 2ª e 3ª Parte • Normas ISO (amb.), (seg.), 8000 (r.social) • Prêmio Nacional da Qualidade SISTEMA DA QUALIDADE Idem • TPM (Manut. Produtiva Total) • MASP (Mét. Anál. e Sol. Problema • APQP (Plan. Avançado da Qualidade do Produto) • DOE (Projetos de Experimentos) • QFD (Desdob. da Função Qualidade) • KAIZEN (Melhoria Contínua) • Idem • Idem • Times de Melhoria • 6 SIGMA • Black Belts MÉTODOS / FERRAMENTAS DA QUALIDADE • Experiências Severas em CEP • Avaliação de Fornec. Critérios Internacionais • Versatilidade / Células • Pesq. de Satisfação do Cliente • FMEA ( Anál. Modos de Falhas) • Cliente Principal Foco • Uso Seletivo de Ferramentas Estatísticas • Auditorias de Processo • Preocupação Forte com Planejamento Avançado • Ratreabilidade de Ações Corretivas OUTROS

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40 Estudo de caso Agronegócio e qualidade Segurança e qualidade Biscoito
Conservantes de tomate Abate e processamento de carne bovina Leite e derivados Cerveja e refrigerante Derivados do cacau

41 IDENTIFIQUE NAS EMPRESAS ABAIXO CADA UMA DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE

42 Para próxima aula: entrega (28/08)
Após ler o artigo Gestão da qualidade em laticínios do estado de São Paulo: situação atual e recomendações (2002) responda: Frente aos recentes escândalos sobre a qualidade do leite no RS, você acredita que a gestão da cadeia de laticínios mudou em relação ao apresentado no artigo? Faça uma breve análise sobre a importância da qualidade final dos laticínios (leite, queijos, etc) na competitividade desse setor e seu acesso ao mercado internacional.


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