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PublicouAndreia Frade Melgaço Alterado mais de 8 anos atrás
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CONTRIBUTOS PARA UM CONTROLO DE TRACÇÃO DE UM VEÍCULO ELÉCTRICO BIMOTOR
ANTÓNIO ROQUE
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OBJECTIVOS : Concepção e construção de um veículo eléctrico bimotor munido de diferencial eléctrico e estudo de um controlo de trajectória SUMÁRIO : INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA DE PROPULSÃO MODELO GLOBAL DO VEÍCULO ACCIONAMENTO ELÉCTRICO DIFERENCIAL ELÉCTRICO CONTROLO DE TRAJECTÓRIA DO VEÍCULO CONSIDERAÇÕES FINAIS
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INTRODUÇÃO Problemas ambientais
Um crescimento significativo dos veículos de combustão interna, a nível mundial, contribuem com um aumento considerável da concentração de CO2 na atmosfera, tendo como consequência um crescimento dos problemas relacionados com o designado efeito de estufa Medidas políticas a adoptar para um incentivo à aquisição de veículos eléctricos Criação de taxas de produção de veículos eléctricos em relação aos veículos de combustão interna Diminuição do imposto automóvel para este tipo de veículos Abolição da taxa de estacionamento Criação de infra-estruturas para recarga
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EXEMPLOS DE CONFIGURAÇÕES DE PROPULSÃO
MOTOR + CAIXA REDUTORA DIFERENCIAL 2 MOTORES INDEPENDENTES + CAIXA REDUTORA 4 MOTOR INDEPENDENTES + CAIXA REDUTORA 4 MOTOR INDEPENDENTES
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CONFIGURAÇÃO E VEÍCULO ADOPTADO NESTE
ESTUDO VEÍCULO 2 MOTORES INDEPENDENTES + CAIXA REDUTORA CONFIGURAÇÃO
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DIFERENCIAL MECÂNICO = L= R 2= L+ R Em corte
Princípio de funcionamento Em recta Em curva = L= R 2= L+ R R L 1 1 - Pinhão de ataque 2 2 - Satélite 5 5 - Roda de coroa Transformações realizadas no diferencial 3 3 - Planetário 4 4 - Caixa diferencial
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Solução Proposta 2 Rodas motoras independentes 2 Motores Eléctricos desacoplados entre si mecanicamente Entradas do sistema Saída do sistema Modelo Matemático Posição do Ângulo do volante Velocidade de cada roda motora Velocidade linear de cada roda motora Velocidade linear das rodas motoras em curva Sinal de referência de velocidade para cada motor
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Raio imaginário da curva Trajectória curvilínea Direita Esquerda Trajectória rectilínea Implementação
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Centro de gravidade teórico no plano XZ Referenciais Centro de gravidade real no plano XY Centro de gravidade teórico no plano XY
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Modelo de cada roda motora Raio da roda Carga em cada rodas Eixo da frente Eixo traseiro
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Forças aplicadas a cada roda motora Roda em repouso Roda em movimento
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Forças aplicadas a cada roda motora Força de aderência Fad Força de atrito estático Fae Força de atrito viscoso ou de (Stokes) Fae
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Forças aplicadas ao Chassis Força de atrito aerodinâmico F a ad Força centrífuga F c Força correspondente à componente do peso num plano inclinado Fi Força total F at
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MODELO GLOBAL DO VEÍCULO
Velocidade do veículo Trajectória rectilínea Trajectória curvilínea v Chassis 1/M´ ò a L 1/2 R + Roda L F Fae,Fas FadL Roda R FadR Fi Fa ad
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Esquema de Montagem do accionamento eléctrico de potência
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Motor eléctrico de tracção Características da máquina a seleccionar Funcionamento para níveis de tensão baixa Elevada potência específica Robusta e de fácil comando Máquina seleccionada Marca: Lynch Tipo: Máquina CC de magnetos permanentes Potência disponível: 10,3 kW (60 V, 200 A) Velocidade nominal: 3500 rpm Rendimento nominal: 86 % Peso: 11 kgf
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Modelo dinâmico da máquina eléctrica Equação eléctrica Equação mecânica
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Modelo dinâmico da máquina eléctrica Diagrama de blocos Espaço-Estados
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Ensaios da máquina
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Ensaios da máquina
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Resultados experimentais
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Baterias seleccionadas
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Ensaios de carga das baterias Ensaios de descarga das baterias
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Conversor electrónico de potência Tipo de conversor Características dos interruptores Tipo MOSFET Referência IXFN 200N07 VDSS= 70 V I D25 = 200 A TjM = 150 ºC RDSon = 6 m, para ID=100A Tqon,Tqoff < 200 ns
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Dissipador
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Controlo de corrente por modo de deslizamento Bem adaptado ao caracter discreto de funcionamento dos interruptores electrónicos potência Facilidade de dimensionamento e realizar na prática Capacidade de manter o erro limitado numa banda pré-definida
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Resultados experimentais Tensão e corrente no motor
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Resultados experimentais Tensão VDS no MOSFET
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ACCIONAMENTO ELÉCTRICO
Resultados experimentais Desempenho do controlador Viref - Tensão referência da corrente (4/div) im - Corrente no motor (40 A/div) t - 10 s/div Viref - Tensão referência da corrente (4/div) im - Corrente no motor (40 A/div) t - 10 s/div Viref - Tensão referência da corrente (2,5/div) im - Corrente no motor (50 A/div) t - 2 ms/div
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Diagrama de blocos
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Modelo detalhado do sistema Condições de convergência
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Modelo detalhado do sistema Tensões de comando
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Modelo simplificado do sistema
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Variáveis de estado do sistema
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Sensibilidade à variação dos parâmetros, J, kp e ki
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Resultados de simulação do modelo simplificado Perturbação no binário Perturbação no volante
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DIFERENCIAL ELÉCTRICO
Resultados de simulação do modelo detalhado Perturbação no binário Perturbação no volante
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CONTROLO DE TRAJECTÓRIA DE UM VEÍCULO
ELÉCTRICO BIMOTOR COM RODAS DA FRENTE LIVRES r Roda L - Perturbação da estrada FadL Motor + Roda esquerda (L) Características de aderência do pneu iL TrL TmL + Dinâmica Electromagnética Diagrama Funcional Controlo Individual de corrente L Controlador de corrente L irefL - eiL icL + - icR volante Controlo de Trajectória Roda L Roda R VWL VWR iref acelerador Inclinação Chassis Cinemática do Veículo Resistência do ar Vx F a_ar FadL FyL FadR FyR Vx,Vy r iR Motor + Roda direita (R) Roda R - Características de aderência do pneu TmR + Dinâmica Electromagnética TrR Perturbação da estrada Controlo Individual de corrente R Controlador de corrente R irefR + - eiL + -
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CONTROLO DE TRAJECTÓRIA DE UM VEÍCULO
ELÉCTRICO BIMOTOR COM RODAS DA FRENTE LIVRES Diagrama de simulação em Simulink
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CONTROLO DE TRAJECTÓRIA DE UM VEÍCULO
ELÉCTRICO BIMOTOR COM RODAS DA FRENTE LIVRES Resultados de simulação sem controlo de trajectória Rodas motoras no mesmo tipo de piso Rodas motoras em tipo de piso diferente Espaço percorrido x y Erro dos espaços erro t Escorregamento s Coeficiente de aderência m Espaço percorrido x y Erro dos espaços erro t Coeficiente de aderência m Escorregamento s
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CONTROLO DE TRAJECTÓRIA DE UM VEÍCULO
ELÉCTRICO BIMOTOR COM RODAS DA FRENTE LIVRES Resultados de simulação com controlo de trajectória Rodas motoras em tipo de piso diferente Espaço percorrido y Erro dos espaços erro t Escorregamento s Coeficiente de aderência m x Velocidade das rodas e do veículo km/h Velocidade da roda com maior escorregamento Velocidade da roda com menor escorregamento Velocidade do veículo
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Conclusões gerais e contributos
CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclusões gerais e contributos Modelização do diferencial eléctrico Controlo de trajectória do veículo Controlo de binário actuante nas rodas motoras
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Perspectivas de desenvolvimento futuro
CONSIDERAÇÕES FINAIS Perspectivas de desenvolvimento futuro No futuro o modelo do veículo terá de incluir os seguintes factores: A curto prazo o veículo terá as seguintes implementações: Diferencial eléctrico Controlo de tracção Travagem regenerativa Registo em tempo real das variáveis do sistemas Controlo de estabilidade Forças laterais actuantes no veículo Modelo do veículo com quatro rodas motrizes Inclusão de suspensão no modelo de veículo
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