A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Acessibilidade Engenharia de Usabilidade Engenharia de Software - Turma

2 Acessibilidade -> Conceitos
Acessibilidade: Designa-se por acessível (do latim accessibîle) aquilo que se pode atingir, alcançar ou obter facilmente, o que é compreensível.

3 Usabilidade -> Conceitos
Usabilidade: “Um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários” (ISO 9126). Usabilidade: “A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.“ (ISO 9241)

4 Acessibilidade x Preconceito
Preconceito: Acessibilidade está geralmente associada às pessoas com limitações físicas ou sensoriais. A utilização da Acessibilidade somente beneficia as pessoas portadoras de necessidades especiais ?

5 Acessibilidade x Preconceito
Deficiente: Denominação do indivíduo tendo em conta, apenas, as suas limitações e os seus defeitos. Esta designação representa uma exclusão social. Pessoa com deficiência: Denomina, em primeiro lugar, ser “pessoa”, e a sociedade reconhece a responsabilidade social de encontrar respostas adequadas às suas necessidades especiais.

6 Acessibilidade x Preconceito
Pessoas com Necessidades Especiais: Indivíduos com qualquer tipo de necessidade ou dificuldade e pessoas idosas. Confrontam-se com inúmeros desafios na utilização de programas de computadores. Objetivo da Acessibilidade: Visa garantir o pleno aproveitamento por todos os cidadãos dos benefícios que advêm da sociedade da informação.

7 Acessibilidade -> Usuários
“Para a maioria das pessoas a tecnologia torna a vida mais fácil. Para uma pessoa com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis.“. Calcula-se que a percentagem de pessoas com deficiências é entre 10% a 20%. A Organização Mundial de Saúde estima a existência de cerca de 750 milhões de pessoas com deficiências em todo o mundo. Nos EUA estima-se a existência de 54 milhões e na Europa cerca de 37 milhões de cidadãos com deficiências. Todos nós somos candidatos a Acessibilidade, seja na velhice ou acaso do destino por acidente ou invalidez por doença.

8 Acessibilidade -> Tecnologia
Sintetizadores de voz. DosVox; Virtual Vision; Via Voice e outros; Sistemas de alerta por vibração. Vibracall telefonia celular; Mouse e teclado com vibração;

9 Acessibilidade -> Tecnologia
Sistemas de Mensagens Escrita. Mensagens Celular; Sintetizadores analógicos para telefonia; Reconhecimento de imagem e texto (OCR); Sensores de toque. Relevos nos teclados (F e J, 5 numérico); Sistema touch screen; Teclados especiais, com resposta audível; Comandos por voz. Leitura e escrita em braile. Biometria. Robótica.

10 Acessibilidade -> tecnologia
Acessibilidade digital é o processo de tornar disponível o conteúdo de internet para o maior grupo de pessoas possível. Este grupo inclui pessoas com deficiência ou que necessitem de alguma interface diferenciada para o acesso.

11 Acessibilidade -> tecnologia
As iniciativas de acessibilidade ajudam pessoas com uma ampla gama de deficiências: limitações visuais, dificuldades de audição, deficiências físicas, cognitivas ou neurológicas. Milhões de usuários têm deficiências em diferentes níveis, a não adoção destas políticas implicará em uma dificuldade de acesso para estes usuários.

12 Acessibilidade -> tecnologia
A utilização de um computador e o acesso à Internet permitem a estes cidadãos (sem dúvida aqueles que são confrontados com os maiores obstáculos, tanto físicos como de ordem social) acessarem um conjunto imenso de fontes de formação e informação, estabelecerem contatos e trocarem informações, exercerem uma atividade social, encontrarem formas alternativas de lazer e de divertimento, aumentarem as suas relações de amizade, em suma, construírem uma vida com significado.

13 Acessibilidade -> tecnologia
Na verdade, um computador normal não está completamente preparado para qualquer usuário. As pessoas com deficiência necessitam freqüentemente de recorrer a adaptações ou interfaces especificas de forma a compensar limitações sensoriais e de manipulação. A necessidade de adquirir soluções adicionais constitui logo à partida uma desvantagem econômica e técnica.

14 Acessibilidade -> tecnologia
O computador, o software e a informação por este processada serão considerados acessíveis se permitirem a utilização destas adaptações e interfaces especificas. Acessibilidade digital para todos: Toda e qualquer idéia ou projeto deve contemplar o conceito de "acessibilidade para todos". Todo e qualquer cidadão - a pessoa idosa, a pessoa com deficiência, a gestante, o obeso, a criança - tem o livre direito de locomover-se pela cidade, usufruir dela, participar e cooperar no seu desenvolvimento".

15 Acessibilidade e Usabilidade
Dentro da Engenharia de Usabilidade: O termo “acessibilidade” associa disponibilidade da informação a todos os utilizadores, independentemente da tecnologia e plataforma utilizadas e das capacidades sensoriais e funcionais do utilizador.

16 Acessibilidade e Usabilidade
Através de normas e padrões, podemos utilizar a acessibilidade e usabilidade de forma coerente aumentando a eficácia e a qualidade de nossos sistemas. Exemplos: Utilizando texto alternativo ALT="...." Descrição textual da imagem Evitar diversas expressões "CLICK AQUI" Existem na internet, várias cartilhas e estilos disponíveis para a utilização da acessibilidade e usabilidade.

17 Acessibilidade Conclusão: Dentro da Engenharia de Usabilidade abordamos os aspectos relativos a utilização dos programas, que em conjunto com a adoção de normas relativas a Acessibilidade, beneficia a todos os utilizadores de forma globalizada e contribui para combate das formas de exclusão permitindo acesso a um maior número de usuários para os nossos sistemas.

18 Acessibilidade Fontes: ABRA Acessibilidade www.acessibilidade.org.br/
Acessibilidade Web DEFNET - Banco de Dados Para e Sobre Pessoas com dEficiências Microsoft Portugal Página Principla da Acessibilidade Rede SACISolidariedade, Apoio, Comunicação e Informação

19 Acessibilidade Créditos: Alvaro, Elias, Eugênio, Marcelo, Rodrigo.
UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 3 Junho/2003.


Carregar ppt "UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google