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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Expansão da Educação a Distância nos Institutos Federais integrada à Rede e-TEC Brasil Brasília, fevereiro de 2013.

2 Objetivos da expansão Promover a integração e a ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica Interiorizar e democratizar o acesso à EPT Ampliar as ofertas de cursos técnicos, cursos FIC e cursos de formação de profissionais para a EPT Integrar a educação a distância e a educação presencial Expandir o uso das TICs, como forma de inclusão digital Difundir o uso das tecnologias educacionais nos cursos presenciais Fomentar a formação continuada para uso de TICs

3 Reorganização da Rede e-TEC Brasil
Descentralização de papéis de regulação da EaD na EPT Papel da SETEC Papel dos conselhos superiores dos IFs Implicações da reorganização do catálogo nacional de cursos técnicos para a Rede e-TEC Expansão do currículo referência Financiamento de material didático Definição do modelo de EaD para os Institutos Federais integrado com a Rede e-TEC Consolidação da EaD e do uso das tecnologias educacionais Alinhamento do financiamento institucional Polos com infraestrutura privilegiada

4 Organização e definição de papéis
GESTÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GESTÃO DO CAMPUS/ POLO DA REDE E-TEC Conselho Superior Conselho Escolar Reitoria Campus Pró-Reitoria de Ensino Gestão do Ensino Diretoria de Tecnologias Educacionais Gestão de Tecnologias Educacionais

5 GESTÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conselho Superior Autorização de funcionamento de polos da Rede e-TEC Autorização de cursos na modalidade a distância Pró-Reitoria de Ensino Políticas e diretrizes para a EaD e para a disseminação de tecnologias educacionais Supervisão do desenvolvimento das ofertas a distância Diretoria de Tecnologias Educacionais Planejamento, coordenação e execução de programas e ações de EaD Fomento à produção de material didático e à utilização de tecnologias educacionais Desenvolvimento de formação continuada de servidores em EaD e tecnologias educacionais Coordenação dos processos de autorização e reconhecimento de cursos na modalidade EaD

6 GESTÃO DO CAMPUS/POLO DA REDE E-TEC
Conselho Escolar (opcional) Aprovação para funcionamento de polos da Rede e-TEC Aprovação para desenvolvimento dos cursos na modalidade a distância Gestão do Ensino Organização do desenvolvimento dos cursos a distância Coordenação dos processos de autorização e reconhecimento de cursos na modalidade EaD do câmpus Gestão de Tecnologias Educacionais Coordenação e execução de programas e ações de EaD Fomento à utilização de tecnologias educacionais

7 Modelo proposto Material didático e objetos de aprendizagem trabalhados em rede Adoção do material de referência Desenvolvimento de objetos de aprendizagem Elaboração ou adaptação de material didático Disponibilização de material didático e objetos de aprendizagem para a rede Atuação colaborativa entre os câmpus Polos especializados, em função da vocação e da atuação Professores como elaboradores, coordenadores e tutores Elaboração de material didático Execução dos cursos

8 Modelo proposto (cont.)
Integração do estudante da EaD ao câmpus (pertencimento) Contratação de professores temporários para os câmpus Especialistas em tecnologias educacionais e EaD Formação continuada para os servidores (uso de tecnologias educacionais) Gestão sistêmica e do polo/câmpus Infraestrutura física e tecnológica Estrutura organizacional Quadro técnico específico PACTUAÇÃO DE AÇÕES CONTRAPARTIDA INSTITUCIONAL

9 Estrutura sistêmica: modelo funcional
DIRETORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Institucional, e-TEC e UAB) MATERIAL DIDÁTICO E OBJETOS DE APRENDIZAGEM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Gestão administrativa Cursos de pós-graduação e formação continuada Cursos de graduação Cursos técnicos Cursos FIC Produção e difusão Material impresso Objetos de áudio e vídeo Objetos digitais Gestão e suporte Video e webconferência Teleconferência Ambiente virtual de aprendizagem 9

10 Estrutura sistêmica: quadro técnico
Setor Cargo Qtde. Diretoria Assistente em administração (NI) 1 Educação a distância 2 Pedagogo (NS) Produção e difusão de material didático e objetos de aprendizagem Pedagogo / Designer educacional (NS) Programador visual (NS) Diagramador (NI) 3 Desenhista (NI) Analista de tecnologia da informação (NS) Técnico em desenvolvimento web (NI) Técnico em audiovisual (NI) Tecnologias de informação e comunicação Técnico em informática (NI) Cargo Qtde. NS 6 NI 20

11 Estrutura do câmpus: modelo funcional
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MATERIAL DIDÁTICO E OBJETOS DE APRENDIZAGEM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Gestão administrativa Apoio pedagógico Produção e difusão Material impresso Objetos de áudio e vídeo Objetos digitais Gestão e suporte Video e webconferência Teleconferência Ambiente virtual de aprendizagem 11

12 Estrutura do polo: quadro técnico
Setor Cargo Qtde. Coordenação Assistente em administração (NI) 1 Educação a distância Pedagogo (NS) Tecnologias educacionais Programador visual (NS) Diagramador (NI) Tecnologias de informação e comunicação Técnico em audiovisual (NI) 2 Cargo Qtde. NS 2 NI 5 12

13 Pactuação e contrapartidas
Descrição Instituto e-TEC Estrutura organizacional X * Quadro técnico Quadro docente X Infraestrutura física (reestruturação) Equipamentos e laboratórios móveis Material didático (elaboração) X ** Material didático (reprodução) Custeio do funcionamento e da manutenção * Complementação pelo MEC ** Apenas professores


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