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Informática em Psicopedagogia

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Apresentação em tema: "Informática em Psicopedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 Informática em Psicopedagogia
Prof. Ronei Ximenes Martins Msc.

2 Temas Abordados: 1 – Inovação Tecnológica e Paradigmas Educacionais
2 – Informática Aplicada à Educação. Práticas: Experimentação de diferentes tipos de software e as possibilidades de uso na educação. Ter a percepção do ponto de vista do aprendiz na utilização de computadores em atividades de ensino-aprendizagem. Entender a dinâmica de utilização de laboratórios de informática.

3 Organização do Trabalho e Avaliações.
Grupos de 3 cursistas. Material de apoio e textos de referência: Avaliações: 1 – Participação nas atividades 2 – Projeto

4 Por que estamos aqui ?

5 Objetivos: 1 – Entender como as TIC são aplicadas nas diversas vertentes pedagógicas 2 – Aprender como utilizar ferramentas da Informática na educação

6 Visão Filosófica da T.E.:
"Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade. Não existe nenhum repositório de conhecimento transcendente e o saber não é nada além do que as pessoas sabem... Os novos sistemas de comunicação deveriam oferecer aos membros de uma comunidade os meios de coordenar suas interações...“ (LÉVY P. Inteligência Coletiva. 1998, p.29)

7 ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES:
TECNOLOGIA: Ciência ou tratado acerca dos ofícios e das artes em geral. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. Diferente de: TÉCNICA: Conhecimento prático; prática. Conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão.

8 DEFINIÇÕES: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: tudo aquilo que o ser humano inventou - tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas - para estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, e que pode ser utilizado no processo educacional para oportunizar o aprendizado. (Eduardo Chaves) Diferente de: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: o uso de computadores ou o uso de computadores em rede no processo educacional para oportunizar o aprendizado.

9 DEFINIÇÕES: INFORMÁTICA: Ciência que estuda o tratamento das informações quanto à sua coleta, armazenamento, classificação, transformação e disseminação. INFORMAÇÃO: Conhecimento extraído de dados. Resumo dos dados. Resultado de Processamento. DADO: Elemento para a formação de um juízo. Elemento que serve de base para a resolução de um problema. Matéria prima para a informação.

10

11 O Real e o Virtual “Bits e Átomos A melhor maneira de avaliar os méritos e as conseqüências da vida digital é refletir sobre a diferença entre bits e átomos.” (NEGROPONTE, 1995)

12 Mundo Real Átomos - Analógico e Mundo Virtual Bits - Digital.

13 Tecnologia e Sociedade.

14 Estamos além do futuro descrito na ficção científica…

15 MaLuQuIcEs do NossO tEmPo! - Existe uma ruptura tempo/espaço; Existe uma busca frenética por Interatividade;

16 MaLuQuIcEs do NossO tEmPo!
- O volume de informação já produzida é inadministrável pelo indivíduo;

17 MaLuQuIcEs do NossO tEmPo! - Um novo tecido social está surgindo.

18 - Enfrentamos as conseqüências da globalização; (o que acontece em qualquer lugar do mundo nos afeta) - Existe uma busca constante por capacitação. (saber cada vez mais para manter o estado das coisas)

19 Existe uma nova sociedade, digital (virtual), interconectada, interagindo de forma on-line, que ultrapassa as fronteiras geográficas.

20 Os sete códigos da Modernidade
fonte: Fundação Social - Colômbia, Bernardo Toro Habilidades mínimas para o cidadão do século XXI

21 1 - Domínio da leitura e escrita 2 - Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados e fatos 4 - Capacidade de compreender e atuar no entorno social

22 5 – Saber receber criticamente os meios de comunicação Capacidade para acessar e usar melhor a informação acumulada Capacidade de planejar, Trabalhar e decidir em grupo

23 REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A TECNOLOGIA

24 Reflexão Gaiolas e Asas de Rubem Alves

25 Gaiolas e Asas Rubem Alves

26 Os pensamentos me chegam de forma inesperada, sob a forma de aforismos
Os pensamentos me chegam de forma inesperada, sob a forma de aforismos. Fico feliz porque sei que Lichtenberg, William Blake e Nietzsche freqüentemente eram também atacados por eles. Digo “atacados“ porque eles surgem repentinamente, sem preparo, com a força de um raio. Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Pois ontem , de repente, esse aforismo me atacou: “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.“

27 Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo! Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

28 Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

29 Esse simples aforismo nasceu de um sofrimento:
sofri conversando com professoras de segundo grau, em escolas de periferia. O que elas contam são relatos de horror e medo. Balbúrdia, gritaria, desrespeito, ofensas, ameaças...

30 E elas, timidamente, pedindo silêncio, tentando fazer as coisas que a burocracia determina que sejam feitas, dar o programa, fazer avaliações... Ouvindo os seus relatos, vi uma jaula cheia de tigres famintos, dentes arreganhados, garras à mostra - e a domadoras com seus chicotes, fazendo ameaças fracas demais para a força dos tigres...

31 Sentir alegria ao sair da casa para ir para escola
Sentir alegria ao sair da casa para ir para escola? Ter prazer em ensinar? Amar os alunos? O seu sonho é livrar-se de tudo aquilo. Mas não podem. A porta de ferro que fecha os tigres é a mesma porta que as fecha junto com os tigres.

32 Nos tempos da minha infância eu tinha um prazer cruel: pegar passarinhos.
Fazia minhas próprias arapucas. O pobre passarinho vinha, atraído pelo fubá. Ia comendo, entrava na arapuca, pisava no poleiro – e era uma vez um passarinho voante.

33 Cuidadosamente eu enfiava a mão na arapuca, pegava o passarinho e o colocava dentro de uma gaiola.
O pássaro se lançava furiosamente contra os arames, batia as asas, crispava as garras, enfiava o bico entre nos vãos. Na inútil tentativa de ganhar de novo o espaço, ficava ensangüentado... Sempre me lembro com tristeza da minha crueldade infantil.

34 Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola
Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes de periferia? Ou serão as escolas que são violentas? As escolas serão gaiolas?

35 Me falarão sobre a necessidade das escolas dizendo que os adolescentes de periferia precisam ser educados para melhorarem de vida. De acordo. É preciso que os adolescentes, é preciso que todos tenham uma boa educação. Uma boa educação abre os caminhos de uma vida melhor. Mas, eu pergunto: Nossas escolas estão dando uma boa educação? O que é uma boa educação?

36 O que os burocratas pressupõem, sem pensar, é que os alunos ganham uma boa educação se aprendem os conteúdos dos programas oficiais. E para se testar a qualidade da educação, criam mecanismos, provas, avaliações, acrescidos dos novos exames elaborados pelo Ministério da Educação.

37 Mas será mesmo? Será que a aprendizagem dos programas oficiais se identifica com o ideal de uma boa educação? Você sabe o que é “dígrafo“? E os usos da partícula “se“? E o nome das enzimas que entram na digestão? E o sujeito da frase “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante“? Qual a utilidade da palavra “mesóclise“?

38 Pobres professoras, também engaioladas
Pobres professoras, também engaioladas... São obrigadas a ensinar o que os programas mandam, sabendo que é inútil. Isso é hábito velho das escolas.

39 O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida
O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. A inteligência é um instrumento do corpo cuja função é ajudá-lo a viver. Nietzsche dizia que ela, a inteligência, era “ferramenta“ e “brinquedo“ do corpo. Nisso se resume o programa educacional do corpo: aprender “ferramentas“, aprender “brinquedos“.

40 “Ferramentas“ são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia a dia.
“Brinquedos“ são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma. No momento em que escrevo estou ouvindo o coral da 9ª sinfonia. Não é ferramenta. Não serve para nada. Mas enche a minha alma de felicidade. Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação.

41 Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas
Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo. Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: "Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?" Se não for, é melhor deixar de lado.

42 As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas e o aumento dos alunos matriculados.
Esses dados não me dizem nada. Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos. Há esperança...

43 Atividade: Fita de vídeo O Futuro da Escola:
Assistir e anotar informações relevantes.

44 Atividade: 1 – Resuma, na forma de tópicos, os pensamentos de Papert e Freire apresentados no Vídeo “O Futuro da Escola” 2 – Faça uma análise comparativa entre a proposta de Rubem Alves em “Gaiolas e Asas” e os pensamentos destacados em 1. 3 – Registre as conclusões do grupo diante do exposto, considerando a relevância (ou não) do uso dos computadores e da Internet na educação de crianças e adolescentes.

45 REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A TECNOLOGIA

46 Nós fomos projetados para aprender...
Aprendemos a vida inteira...

47 Aprendemos em casa, na escola, no trabalho...

48 Com o tempo, passamos a saber mais e mais... Captamos informações e as transformamos em novos saberes.

49 As informações chegam por vários meios...
E a escola ??

50 Publicado na Revista Veja em dez/95
E a escola ? “Resultado de Pesquisa realizada nos EUA. Avaliada estatisticamente a aquisição de conhecimentos, o homem adquire 50% do que sabe, por meio de imagens. 25% do que sabe, por meio de sons. 15% do que sabe, por meio da comunicação social 10% do que sabe, através da leitura de material impresso. Em contrapartida, 90% do ensino formal em escolas no mundo inteiro permanece alicerçado em livros didáticos e textos impressos.” Publicado na Revista Veja em dez/95

51 Abordagens da aprendizagem na escola:
Tradicional.

52 Abordagens da aprendizagem:
Interacionista.

53 Abordagens da aprendizagem:
Sócio-interacionista. Aprender com os outros, reformulando o conhecimento a partir da crítica do outro, é importante para o fortalecimento das habilidades de comunicação e raciocínio. A noção de aprendizagem cooperativa é de que a aquisição de conhecimentos, habilidades ou atitudes não é um processo inerentemente individual, mas resulta de interação do grupo de atores envolvidos.

54 A tecnologia pode ser a mediadora dos processos de aprendizagem numa perspectiva sócio-interacionista Emissor Receptor Tecnologia Receptor Emissor

55 Nesta abordagem, a Internet passa a ser:
MEIO, LUGAR, AMBIENTE DE APRENDIZAGEM, MÍDIA PARA A EDUCAÇÃO.

56 Com os computadores é possível criar ambientes de aprendizagem cooperativa:
Um lugar onde aprendizes podem trabalhar juntos e se apoiarem uns nos outros à medida que buscam produzir conhecimento. Ambientes informáticos de aprendizagem não são apenas computadores e programas, são também (e principalmente) contexto e metodologia.

57 Atividades da Aprendizagem Cooperativa desenvolvidas:
Coordenação Organização e Distribuição de Tarefas Memória de Grupo Tomada de Decisão Representação do Conhecimento

58 APRENDIZAGEM O QUE É APRENDER?

59 dados informações conhecimento sabedoria

60 O cérebro humano: Este pequeno computador afogado em água, que possui em torno de 100 bilhões de células nervosas (ou neurônios), é responsável pela notável habilidade humana do pensar. O cérebro nunca se desgasta ou exaure. Quanto mais usado, mais poderoso se torna. Um dos grandes desafios da atualidade é simular o funcionamento do cérebro em estruturas funcionais capazes de produzir representações e inferências.

61 Abordagem Conexionista - Redes Neurais.

62 Abordagem Cognitivista – modelo funcional (Fialho, 1999)
SITUAÇÕES CONHECIMENTO RACIOCÍNIO REPRESENTAÇÃO CONST. DE CONHEC. ATIV. DE EXECUCÃO AUTOMATIZADA ATIV. DE EXECUCÃO NÃO AUTOMATIZADA RESOL. DE PROBLEMAS SEQÜÊNCIA DE AÇÃO AVALIAÇÃO

63 O QUE VOCÊ VÊ?

64 Os artefatos de base tecnológica podem criar oportunidades para que a aprendizagem aconteça, pois oferecem meios multisensoriais para percepção, compreensão e aplicação de inferência.

65 Um Exemplo: Equipamentos de R. V
Um Exemplo: Equipamentos de R.V. Meios para a interação com o conhecimento

66 OBRIGADO PELA ATENÇÃO Contato:ronei@unis. edu
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Site:

67 Bibliografia: APARICI, Roberto et al
Bibliografia: APARICI, Roberto et al. Nuevas Tecnologías, Comunicación y Educación. Madrid, Espanha. UNED, [CD-ROM] CHAVES, Eduardo O.C. Tecnologia e Educação: Futuro da Escola na Sociedade da Informação. Mindware Editora. Campinas (1998). HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do Professor para a Internet. Porto Alegre. Artes Médicas Lévy, P., A Inteligência Coletiva: Por uma Antropologia do Ciberespaço., Edições Loyola, São Paulo, (1998). Lévy, P., Cibercultura., Ed. São Paulo (1999) 34. MARTINS, Ronei Ximenes. Redes Neurais Artificiais, o Aprendizado Reproduzido em Máquinas. Revista InterAção. Varginha, Volume 5, número 5, p , 1º semestre Martins, R. X., Pereira, A. T. C., Aprendizagem Cooperativa via Internet–A Implantação de dispositivos Computacionais para a Viabilidade Técnica de Cursos On-Line. Florianópolis, f. ( ) Moran, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo. Ed. Papirus, TEIXEIRA, João de Fernandes – Mentes e Máquinas Uma Introdução à Ciência Cognitiva. Editora Artes Médicas,Alegre, RS, 1998.


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