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ORIENTAÇÃO A PAIS DE PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO A PAIS DE PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO A PAIS DE PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA
Profa. Dra Zelita Caldeira Ferreira Guedes Departamento de Fonoaudiologia UNIFESP

2 As Dúvidas mais Comuns Por quê isso aconteceu a meu filho?
Como isso interfere no seu desenvolvimento? Haverá alguma conseqüência social ou psicológica decorrente desta mal formação? zcfg

3 O Estigma e a Família Pessoas com aparência alterada normalmente têm experiências sociais diferentes O estigma da face X o padrão de beleza (Strauss, 2004) Infanticídio por negligência no Brasil (Sheper-Hughes, 1987) zcfg

4 Resiliência e Saúde Cirurgias Resposta pessoal e social
Cultura e tolerância Equipe e tratamento zcfg

5 Formas de Alimentação Com os bebês com fissura lábio-palatina é incentivada a estimulação da amamentação natural, do contrário é usada a mamadeira, mas a criança deverá estar sempre em posição verticalizada. zcfg

6 Manifestações mais Freqüentes
Dificuldades alimentares na sucção por falta de vedamento labial e abertura palatal. Baixa adaptação ao aleitamento natural. Tentativas de alimentação por sonda ou utensílios que não exijam a sucção. zcfg

7 Manifestações de Linguagem
Crianças com fenda palatina sonorizam mais (Chapman e Hardin,1992) Estas crianças fazem escolhas semânticas de vocabulário (Estrem e Broen, 1989) Elas não conseguem reproduzir o que escutam (Broen Moeller, 1995) zcfg

8 Outras Manifestações A partir de 1980, a produção articulatória passa a ter uma dimensão mais fonológica e portanto os comportamentos pré-lingüísticos, como o balbucio, ganham maior importância. (Lieberman,1980; Locke,1983) zcfg

9 Medidas Reparadoras Cirurgias reparadoras ou uso de placas para favorecer a pressão e o fluxo aéreo. (Warren, 1986) Realização de reparação cirúrgica aos 4/6 meses para se evitar compensações (Kemp-Fincham et al, 1990) zcfg

10 Linguagem Por quê tais crianças podem apresentar alterações de Linguagem? Perdas auditivas, hospitalizações, dificuldades alimentares e psico-sociais, pouca capacitação para fala, insuficiência de EVF, alteração na comunicação e interação mãe-filho podem explicar em parte (Neiman, Savage,1997) zcfg

11 Linguagem Otite média e perda auditiva flutuante pode afetar o desenvolvimento fonológico e o da linguagem. (Paden et al, 1987; Friel-Patti et al, 1982) Crianças de 9 a 30 meses foram investigadas por Broen et al (1998) e na escala mental de Bayley apresentaram índices piores do que as crianças normais. zcfg

12 Procedimentos Futuros
“No futuro precisamos utilizar mais protocolos padronizados para a descrição fonológica e fonética, da ressonância, da voz e de outros parâmetros da fala”. (Kuehen, Moller, 2000) Tal procedimento visa relacionar a intervenção física e os resultados obtidos no desenvolvimento da fala. zcfg

13 Tratamento de Linguagem
Qual o momento mais apropriado para se estimular a linguagem de uma criança com este tipo de alteração? Mecanismo do fechamento velofaríngico? Tratamento baseado na fonologia? zcfg

14 Tratamento de Linguagem
Uso do CPAP. Exercício de resistência. (Kuehn, 1997) A intervenção nos dois primeiros anos se faz com os pais mais do que com as crianças: desenvolvimento da Linguagem, procedimentos cirúrgicos, estimulação da fala em casa. (Hahn,1979; D’Antonio e Scherer, 1995;Dixon-Wood, 1997) zcfg

15 Tratamento de Linguagem
As avaliações de Linguagem devem ser realizadas durante os primeiros anos de vida, idade pré-escolar e escolar, adolescência e idade adulta. Tal procedimento deve contar com a opinião de familiares e do próprio paciente também. zcfg

16 Considerações Finais Parece que a atuação com o paciente com Fissura Lábio-Palatina requer cuidado e atenção especiais, pois suas necessidades são muito maiores do que as da crianças nascidas sem esta mal-formação. Portanto o “acompanhamento” que se faz à família deve suprí-la com informações relevantes, que a façam um co-participante do desenvolvimento de Linguagem de seu filho(a) (Millan,1993) zcfg

17 Obrigada! zcfg


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