A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Família, comunidade de amor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Família, comunidade de amor"— Transcrição da apresentação:

1 Família, comunidade de amor

2 Índice Definição de família; Tipos de organização familiar;
Família de Jesus; Função socializada da família; Tarefas familiares; Os mais velhos na família; Quando não se tem família em criança;

3 Esperemos que gostem!!! Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor José António, da disciplina de educação moral. Esperemos que gostem!!!

4 Definição de Família Para saber mais:
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai , mãe e por um ou mais filhos. Para saber mais: A palavra «família» deriva de famulus, que significa «servidor».

5 Tipos de organização familiar
Tradicionalmente, a definição  de  família era feita com base nos critérios da residência comum, do parentesco e dos laços de casamento. Uma família, não é o facto de duas pessoas que viverem na mesma casa, numa residência  comum, não é o suficiente para constituir uma família.

6 Casamento: O casamento é o conceito mais consensual para a definição de família, embora não represente todos os tipos de famílias nas sociedades do nosso tempo. Parentesco: O parentesco é também um critério importante, mas não definido. Pois, as crianças adotadas também fazem parte de uma família, apesar de não terem laços de sangue com os outros elementos.

7 Família de Jesus Jesus, como todos nós também teve uma família, constituída por sua mãe Maria e seu pai José.

8 Função socializada da família
A família é o lugar adequado à transmissão da vida. Nascendo num espaço familiar, a criança tem mais possibilidades de se sentir acolhida e amada.

9 Tarefas familiares A vida diária da família implica inúmeras tarefas e responsabilidades. Preparar os alimentos, lavar a louça, cuidar da roupa, limpar a casa, etc. Se cada uma destas tarefas estiverem divididas será tudo mais fácil e mais rápido do que se for só um. Por isso, a necessidade da divisão das tarefas familiares.

10 Os mais velhos na família
Em cada momento da vida, o ser humano está em constante evolução, adquire e acumula experiências que o vão tornando cada vez mais rico em sabedoria. Os idosos são os grandes portadores de sabedoria, cultura e valores. o idoso também desempenha um papel importante na transmissão dos afectos, através da atenção dada aos netos. A contribuição dos avós na formação dos netos é fundamental pois é determinante e enriquecedora. Para saber mais: O idoso, nas culturas africanas, continua a ocupar um grande destaque na sociedade.

11 Quando não se tem família em criança
É devido a dificuldades económicas graves, alcoolismo, toxicodependência, etc. que o Estado e outros desencadeiam formas de apoio para fornecer à criança o maior conforto possível, sendo a mais drástica forma a institucionalização das crianças ou a sua adoção por outras famílias.

12 Conclusão Esperemos que tenham gostado!
Com este trabalho adquirimos mais conhecimentos sobre o valor da família e a sua importância. Esperemos que tenham gostado!

13 Trabalho elaborado por:
Célia Sousa Nº6 Inês Santos Nº9 Rita Moreira Nº17

14 FIM


Carregar ppt "Família, comunidade de amor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google