A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos estudar…. Os Animais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos estudar…. Os Animais"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos estudar…. Os Animais
Reprodução

2 O que é a reprodução? A reprodução é a função pela qual os seres vivos dão origem a outros semelhantes a si próprio. Ocorre entre indivíduos da mesma espécie .

3 Dimorfismo sexual Na maioria das espécies existem animais com dois sexos – masculino e feminino. Por vezes é difícil distingui-los pelas características externas ( cor tamanho…) Exemplo: As raposas é difícil distinguir o macho da fêmea – dizemos que nestes animais não existe dimorfismo sexual. Nos patos reais é fácil fazer a distinção entre o macho e a fêmea – dizemos que estes animais revelam um dimorfismo sexual .

4 Como se comportam os animais na época da reprodução?
Muitos animais na época da reprodução apresentam comportamentos especiais. Estes comportamentos variam de espécie para espécie : umas libertam cheiros característicos, outras emitem sinais sonoros, outras fazem exibições, outras mudam de cor, outras lutam… Os rituais de acasalamento ou paradas nupciais, permitem que macho e fêmea da mesma espécie se reconheçam e que a fêmea escolha o macho com melhores características para transmitir à descendência, bem como maior capacidade física para defender o seu território e as suas crias.

5 http://www.youtube.com/watch?v=VHRt5S4tE VE
LINKS VE I

6 Tipos de reprodução Reprodução assexuada Reprodução sexuada Só existe a intervenção de um ser que dá origem a descendentes. Só existe em alguma espécies. Exemplo: Amiba Existe a intervenção de dois seres de sexos diferentes - machos e fêmeas – que dão origem a um novo ser.

7 Regeneração e reprodução assexuada em planaria.
(A)  três pedaços origina três novas planarias (embora não ter partes mais próximas à "cabeça" regeneram-se mais depressa). (B) cortando-se a "cabeça" de uma planaria formam-se duas novas cabeças.  (C) reprodução assexuada  transversal.

8 Os machos e as fêmeas possuem órgão próprios para a reprodução – sistema reprodutor. O sistemas reprodutores produzem células sexuais. O sistema reprodutor feminino produz óvulos. O sistema reprodutor masculino produz espermatozóides.

9 A Fecundação ocorre no interior do corpo da fêmea.
Durante a época da reprodução, dá-se a união do óvulo com o espermatozóide – fecundação. Fecundação Externa Fecundação ocorre no ambiente onde vive o ser vivo, fora da fêmea Exemplo: Salmão Interna A Fecundação ocorre no interior do corpo da fêmea. Exemplo: Galinhas

10 Como se desenvolve o ovo que originará o novo ser?
Após a fecundação o ovo vai dividir-se e dar origem ao novo ser . Se o embrião se desenvolve fora do corpo materno dentro de um ovo - animal OVÍPARO

11 Como se desenvolve o ovo que originará o novo ser?
Se o embrião se desenvolve dentro do corpo materno (completamente protegido do meio e recebendo, a todo o momento oxigénio e alimento) – animal VÍVIPAROS

12 Desenvolvimento DIRECTO
O cão, quando nasce, é em tudo parecido com os seus progenitores que lhe deram origem - desenvolvimento directo.

13 Desenvolvimento por METAMORFOSES
Os insectos, por exemplo, quando nasce, não é parecida com os seus progenitores que lhe deram origem. Tem de passar por várias fases/etapas até chegar ao estado a adulto - METAMORFOSES. METAMORFOSES completas ( ovo, larva, ninfa) , exemplo borboleta. METAMORFOSES incompletas (ovo, larva), exemplo gafanhoto.

14 METAMORFOSES completas ( ovo, larva, ninfa)
Metamorfoses - mosca

15 Ver o filme: Veja como cresce…
Metamorfoses - Rã Ver o filme: Veja como cresce…

16 FIM

17 Bibliografia: Paula Cangalhas paula.profeb23sines@gmail.com
Ciências 5º ano, Texto Editores 10 minutos com o seu filho para o sucesso escolar – 5º Ano, Texto Editores Bibliografia: Bioterra – Ciências do 5º ano da Porto Editora Paula Cangalhas


Carregar ppt "Vamos estudar…. Os Animais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google