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1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education.

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1 1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education UNESCO, Paris

2 2 Índice Disparidades “Causas” Opções

3 3 Disparidades

4 4 Disparidade regional ao acesso Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas em zonas urbanas e rurais por Oblasts, Kazakhstan, 2004 32.9 5.6 0 10 20 30 40 50 60 70 Akmolinaskaya Aktyubinskaya Almatinskaya Atyrauskaya E-Kazakh Zhambylskaya W-Kazakh Karagandinskaya Kyzylordinskaya Kostanaiskaya Mangistauskaya Pavlodarskaya N-Kazakh S-Kazakh Almaty CityAstana City National Urban Rural

5 5 Pobreza e acesso Pobreza e matrícula pré-escola p/ sexo, Quênia, 2002 0 20 40 60 80 100 120 Costa Central Leste Nairobi Rift Valley Oeste Nyanza Nordeste Total geral Pobreza Meninos Meninas

6 6 Diferença Socioeconômica para acesso Escolaridade de 0-6 anos, por renda per capita familiar média, avaliada por salário mínimo, Brasil, 2003 28 95 8 61 0 25 50 75 100 ~1/21/2 ~ 11 ~ 22 ~ 33~ 0-3 anos 4-6anos

7 7 Divisão Socioeconômica Condições socioeconômicas das famílias, por Tipo de serviço em % de cada grupo, Brasil, 2002 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 Desempregado Empregado Diploma Univ. Pobreza Moradia adequada PúblicoNão participa Privado

8 8 Diferenças Regionais em qualidade Percentagem de professores pré-escola por nível escolaridade Brasil, 2003 65.5 81 55 31 14 43 020406080100 Brasil N-Este S-Este Segundo Grau Terceiro Grau

9 9 Diferença Regional no acesso? Taxa de escolaridade 4-6 anos, por região, Brasil, 2003 71 73 68 0 30 60 90 BrasilN-EsteS-Este

10 10 Diferença Regional na transição Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas e de 7 anos em escolas primárias, Cazaquistão, 2003 4 54 28 98 59 53 97 38 0 25 50 75 100 1 a2 a3 a4 a5 a6 a7 a Urbano Rural

11 11 “Causas”

12 12 Descentralização Tendências do número de pré-escolas após a descentralização, Armênia, 1997-2003 682 434 246 943 769 461 528 308 415 0 200 400 600 800 1000 199720002003 Total Urbano Rural

13 13 Serviços não disponíveis Distribuição da população de 0- 7 e de Pré-escolas por áreas urbanas/rurais, Cazaquistão, 2003 49 51 75 25 0 20 40 60 80 UrbanoRural 0-7 pop. Pré-escola

14 14 Pobreza em áreas rurais Taxa pobreza inferior à média nacional em Pobres-10 e Ricos-10 em províncias, Indonésia 2001 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 Papua E-Nusa Tenggara Maluku W-Nusa Tenggara S-E Sulawesi E-Java C-Java Lampung C-Sulawesi Jambi Jakarta Bali W-Sumatra Riau S-Kalimantan Aceh C-Kalimantan N-Sumatra N-Sulawesi S-Sulawesi Urbano Pobre-10Rural Pobre-10 Urbano Rico 10Rural Rico-10

15 15 Expansão de serviços de baixo custo para os pobres Matrícula líq. Média de 4-6 anos de famílias com renda mensal média familiar per capita abaixo de ½ salário mínimo, por região Brasil, 2003 4449 6166 50.5 61 0 20 40 60 80 NorteN-EsteS-EsteSulC-Oeste Brasil

16 16 Expansão de “educação básica precoce” para os pobres (I) Distribuição de classes alfabetização, p/ região, Brasil 2003 N-Este 74% Sul 1% Norte 10% Centro-O 5% S-Este 10%

17 17 Crescimento da “educação básica” para pobres (II) Matrícula 5-6 anos: educação em grupo holístico pré-primário (grupo) e escolaridade classe pré-primário (classe), por região, Cazaquistão, 2003 39 4 14 33 2 26 52 0 10 20 30 40 50 60 UrbanoRural 5 a em grupo 5 a em classe 6 a em grupo 6 a em classe

18 18 Opções para promover serviços de qualidade para a primeira infância pobre.

19 19 Serviços Alternativos aos Pobres Objetivo : –Promover expansão do acesso Como : –Mobilizando comunidades, ONGs & famílias –Como parte de um programa de assistência social Dificuldade: –Assegurar qualidade e sustentabilidade –Pobres e ricos têm acesso a serviços diferentes

20 20 Serviços essenciais para todos Objetivo : – Corrigir problemas da opção anterior Como : –Dando subsídios ou redução de taxas aos pobres –Taxas de acordo com os meios –Estabelecendo serviços públicos gratuitos aos pobres –Dificuldade : –Mobilização dos recursos públicos necessários

21 21 Serviços essenciais para todos Objetivo : –Diminuir custo de serviços de qualidade –Assegurar acesso universal Como : –Livre acesso a serviços essenciais –Aquisição de componentes adicionais Dificuldade : –Demora exagerada nos elementos “adicionais” –Retardo na equiparação de qualidade

22 22 Obrigado


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