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PublicouDavid Belmonte Castanho Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Avaliando a Qualidade dos Serviços à Primeira Infância: A condição dos pobres Soo-Hyang Choi, Chief Section for Early Childhood and Inclusive Education UNESCO, Paris
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2 Índice Disparidades “Causas” Opções
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3 Disparidades
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4 Disparidade regional ao acesso Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas em zonas urbanas e rurais por Oblasts, Kazakhstan, 2004 32.9 5.6 0 10 20 30 40 50 60 70 Akmolinaskaya Aktyubinskaya Almatinskaya Atyrauskaya E-Kazakh Zhambylskaya W-Kazakh Karagandinskaya Kyzylordinskaya Kostanaiskaya Mangistauskaya Pavlodarskaya N-Kazakh S-Kazakh Almaty CityAstana City National Urban Rural
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5 Pobreza e acesso Pobreza e matrícula pré-escola p/ sexo, Quênia, 2002 0 20 40 60 80 100 120 Costa Central Leste Nairobi Rift Valley Oeste Nyanza Nordeste Total geral Pobreza Meninos Meninas
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6 Diferença Socioeconômica para acesso Escolaridade de 0-6 anos, por renda per capita familiar média, avaliada por salário mínimo, Brasil, 2003 28 95 8 61 0 25 50 75 100 ~1/21/2 ~ 11 ~ 22 ~ 33~ 0-3 anos 4-6anos
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7 Divisão Socioeconômica Condições socioeconômicas das famílias, por Tipo de serviço em % de cada grupo, Brasil, 2002 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 Desempregado Empregado Diploma Univ. Pobreza Moradia adequada PúblicoNão participa Privado
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8 Diferenças Regionais em qualidade Percentagem de professores pré-escola por nível escolaridade Brasil, 2003 65.5 81 55 31 14 43 020406080100 Brasil N-Este S-Este Segundo Grau Terceiro Grau
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9 Diferença Regional no acesso? Taxa de escolaridade 4-6 anos, por região, Brasil, 2003 71 73 68 0 30 60 90 BrasilN-EsteS-Este
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10 Diferença Regional na transição Matrículas de 1-6 anos em pré-escolas e de 7 anos em escolas primárias, Cazaquistão, 2003 4 54 28 98 59 53 97 38 0 25 50 75 100 1 a2 a3 a4 a5 a6 a7 a Urbano Rural
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11 “Causas”
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12 Descentralização Tendências do número de pré-escolas após a descentralização, Armênia, 1997-2003 682 434 246 943 769 461 528 308 415 0 200 400 600 800 1000 199720002003 Total Urbano Rural
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13 Serviços não disponíveis Distribuição da população de 0- 7 e de Pré-escolas por áreas urbanas/rurais, Cazaquistão, 2003 49 51 75 25 0 20 40 60 80 UrbanoRural 0-7 pop. Pré-escola
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14 Pobreza em áreas rurais Taxa pobreza inferior à média nacional em Pobres-10 e Ricos-10 em províncias, Indonésia 2001 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 Papua E-Nusa Tenggara Maluku W-Nusa Tenggara S-E Sulawesi E-Java C-Java Lampung C-Sulawesi Jambi Jakarta Bali W-Sumatra Riau S-Kalimantan Aceh C-Kalimantan N-Sumatra N-Sulawesi S-Sulawesi Urbano Pobre-10Rural Pobre-10 Urbano Rico 10Rural Rico-10
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15 Expansão de serviços de baixo custo para os pobres Matrícula líq. Média de 4-6 anos de famílias com renda mensal média familiar per capita abaixo de ½ salário mínimo, por região Brasil, 2003 4449 6166 50.5 61 0 20 40 60 80 NorteN-EsteS-EsteSulC-Oeste Brasil
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16 Expansão de “educação básica precoce” para os pobres (I) Distribuição de classes alfabetização, p/ região, Brasil 2003 N-Este 74% Sul 1% Norte 10% Centro-O 5% S-Este 10%
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17 Crescimento da “educação básica” para pobres (II) Matrícula 5-6 anos: educação em grupo holístico pré-primário (grupo) e escolaridade classe pré-primário (classe), por região, Cazaquistão, 2003 39 4 14 33 2 26 52 0 10 20 30 40 50 60 UrbanoRural 5 a em grupo 5 a em classe 6 a em grupo 6 a em classe
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18 Opções para promover serviços de qualidade para a primeira infância pobre.
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19 Serviços Alternativos aos Pobres Objetivo : –Promover expansão do acesso Como : –Mobilizando comunidades, ONGs & famílias –Como parte de um programa de assistência social Dificuldade: –Assegurar qualidade e sustentabilidade –Pobres e ricos têm acesso a serviços diferentes
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20 Serviços essenciais para todos Objetivo : – Corrigir problemas da opção anterior Como : –Dando subsídios ou redução de taxas aos pobres –Taxas de acordo com os meios –Estabelecendo serviços públicos gratuitos aos pobres –Dificuldade : –Mobilização dos recursos públicos necessários
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21 Serviços essenciais para todos Objetivo : –Diminuir custo de serviços de qualidade –Assegurar acesso universal Como : –Livre acesso a serviços essenciais –Aquisição de componentes adicionais Dificuldade : –Demora exagerada nos elementos “adicionais” –Retardo na equiparação de qualidade
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22 Obrigado
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