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LITERATURA ESCOLAS.

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Apresentação em tema: "LITERATURA ESCOLAS."— Transcrição da apresentação:

1 LITERATURA ESCOLAS

2 Trovadorismo Vem de trovador Estilo de época
Retrata as manifestações culturais dessa época 1189/ 1198/ Século XII ao século XV- Era medieval

3 Quais são as características do trovadorismo?
Principal tema: amor Religiosidade Cristianismo Teocentrismo Galego- português Vassalagem

4 Cantigas Poemas musicalizados acompanhado de instrumentos como viola, harpa, a lira e o alaúde Trovador Menestrel Refrão São 4 tipos Foram agrupadas em cancioneiros

5 Cantiga de amor O trovador assume o eu lírico masculino
É declamada para a dama, “a senhor”, “mia senhor” ou “mia dona”. O homem é cativo, coitado, enlouquecido, A mulher é idealizada pelas característica físicas, morais, sociais. Expressa a dor do travador por amar uma mulher inacessível e a que se rende vassalagem amorosa A natureza e o ambiente da corte

6 Cantiga de amigo O trovador assume o eu lírico feminino é a mulher quem fala. Declama para “amigo” (namorado) A mulher é formosa bela, graciosa. Já o homem é mentiroso, traidor, formoso. Expressa sentimentos de uma mulher que sofre por sentir saudades do amigo. O ambiente é o campo, o mar e a casa.

7 Cantiga satíricas- escárnio
A mensagem se processa indiretamente, por intermédio da ironia e do sarcasmo. Objetivo criticar pessoas, costumes e acontecimentos. Não revela o nome da pessoa ou das pessoas visadas na cantiga.

8 Satírica- maldizer A mensagem se processa diretamente.
Criticava pessoas, costumes ou acontecimentos. Citava o nome da pessoa ou pessoas visadas. Linguagem mais popular.

9 Ribeirinha No mundo non me sei parelha, mentre me for' como me vai, ca ja moiro por vós - e ai! mia senhor branca e vermelha, Queredes que vos retraia quando vos eu vi em saia! Mao dia me levantei, que vos enton non vi fea! E, mia senhor, des aquel di', ai! me foi a mi muin mal, e vós, filha de don Paai Moniz, e ben vos semelha d'haver eu por vós guarvaia, pois eu, mia senhor, d'alfaia Nunca de vós ouve nem ei valía d'ũa correa.

10 Período literário Humanismo

11 HUMANISMO Época de transição entre a idade Média e o Renascimento.
Entre o XV e XVI Surgimento de uma nova classe social a burguesia= burgo= cidade Base de sustentação da nova classe: o comércio Tem início as grandes navegações. Que valorizam ainda mais o humano. Com essa nova realidade o teocentrismo perde força, porém a religiosidade ainda permanece. O homem começa a considerar-se um ser ligado à sua natureza material e física.

12 Teatro É onde fica mais clara as características desse período.
Na idade média ainda era rudimentar e ocorriam à volta das igrejas. Principal autor do Teatro Gil Vicente

13 Teatro- Gil Vicente O teatro passou a ter importância como forma escrita. Modernidade em sua obra. Autor de mais de quarenta peças. Sua obra divide-se em dois blocos: autos e farsas

14 Teatro- Gil Vicente Peças teatrais com assunto religioso
AUTOS FARSAS Peças teatrais com assunto religioso Tratado de modo sério e cômico Divertir moralizar o público Difundir a fé cristã. Ex: Auto da Barca do Inferno Peças cômicas curtas De um ato só. Poucas personagens Enredo extraído do cotidiano Ex: Farsa de Inês Pereira

15 Poesia- Humanismo O canto das cantigas foi substituído pela recitação.
Feita por poetas da corte e por ser lidas em saraus dos palácios ganhou o nome de: Poesia Palaciana

16 HUMANISMO PROSA

17 CLASSICISMO Renascimento

18 Contexto histórico-Classicismo
Movimento histórico que retoma as características grega romana. Aconteceu na Europa entre os séculos XV e XVI Período de grande transformações políticas, culturais e econômicas e sociais: A.Configuração do capitalismo. B. As grandes navegações. C. Crise religiosa. D. Aprofundamento e divulgação do saber E. O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo

19 Características-Classicismo
Racionalismo Universalismo Impessoalidade Perfeição formal Presença da mitologia Humanismo Equilíbrio A cultura grego-romana começou a ser valorizada. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais

20 Camões Poesia e epopeia

21 CAMÕES Temas: Amor e o destino do homem. Sonetos Visão da natureza
LÍRICO épico Temas: Amor e o destino do homem. Sonetos Visão da natureza Concepção do amor Desconcerto do mundo Tema: recria a história do povo português. Epopeia Narrativa escrita em versos Assunto: grandioso, heroico. Linguagem é nobre

22 Eu cantarei de amor tão docemente, Por uns termos em si tão concertados, Que dous mil acidentes namorados Faça sentir ao peito que não sente. Farei que o Amor a todos avivente, Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente. Também, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte. Porém, para cantar de vosso gesto A composição alta e milagrosa, Aqui falta saber, engenho e arte.

23 Camões pico Proposição Invocação Dedicatória Narração epílogo
I n o v a ç ã o D e d i c a t ó r i a N a r r a ç ã o E p í l o g o Proposição Invocação Dedicatória Narração epílogo

24 BARROCO

25 Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se mais tarde pelos países católicos da Europa e America. surgiu da oposição ideológica e religiosa. De um lado o antropocentrismo renascentista e do outro teocentrismo medieval. Esse contexto foi registrado pela arte barroca. Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

26 Características Enfermidade da vida e do tempo
Concepção trágica da vida. Jogo de claro e escuro Oposição entre o mundo material e o espiritual Requinte formal Detalhamento Gosto pela grandiosidade Frases interrogativas Cultismo e conceptismo

27 Cultismo e Conceptismo
Gosto pelo rebuscamento formal Jogos de palavras Figuras de linguagem Vocabulário sofisticado Efeitos sensoriais Jogo de ideias pelo raciocínio e pensamento lógico histórias ilustrativas Analogias

28 Padre Antônio Vieira Em sua obras defendeu os índios e negros.
Foi processado por imprimir opiniões heréticas. Colocou seus sermões a favor das ideias que defendia. Seus sermões foram expressão máxima do barroco pela sua perfeição estética conceptista. joga com as ideias e os conceitos, segundo os ensinamentos da retórica dos jesuítas.

29 Padre Antônio Vieira Em sua obras defendeu os índios e negros.
Foi processado por imprimir opiniões heréticas. Colocou seus sermões a favor das ideias que defendia. Seus sermões foram expressão máxima do barroco pela sua perfeição estética conceptista. joga com as ideias e os conceitos, segundo os ensinamentos da retórica dos jesuítas.

30 Gregório de Mattos em suas obras ora demonstra a aversão que sentia pelo clero, ora revelava uma profunda devoção às coisas sagradas. Escrevia também versos pornográficos e sensuais. Usava a linguagem maliciosa, ferina e palavras de baixo calão para criticar pessoas e instituições da época, por isso foi chamado de boca do Inferno. Escreveu poemas líricos, satírico, religioso.

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32 OQUE É? Século XVIII Século das luzes por causa das novas ideias de cientistas e filósofos que promoveram a revolução. Entra em cena o Iluminismo. Filósofos, cientistas, escritores acreditavam que para tirar o homem da ignorância precisava dar- lhes a luz da ciência, liberdade e progresso O arcadismo representa uma reaçãocontra os excessos do Barroco

33 Características do Arcadismo
Razão e fé: síntese da produção literária. Imitação dos modelos renascentistas: neles há o ideal de simplicidade e a imaginação equilibrada pela razão, no que resulta na presença da mitologia e a linguagem simples. Bucolismo: a pureza, a beleza e a espiritualidade residem na natureza. Racionalismo: preocupação com a verdade e o real. Só é belo o que é racional- equilíbrio entre a emoção e a razão. Convencionalismo: repitição de temas e lugares –comuns. Idealização da mulher: amor é fonte de prazer, tranquilo e não- passional.

34 PRINCIPAIS AUTORES Claudio Manuel da Costa Tomás Antônio Gonzaga

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36 Contexto histórico As transformações políticas econômicas do fim do séc. XVIII determina os temas e a produção literária do romantismo. Revolução Francesa Revolução Industrial se consolidou Burguesia Proletariado Independência dos Estados Unidos Surgimento de novos Estados Nacionais e a criação de uma Identidade nacional .

37 Contexto histórico no Brasil
1808- Chegada da família real no Brasil 1817-Criação dos correios 1822- Independência do Brasil 1835- Guerra dos farrapos 1841- Dom Pedro II imperador do Brasil 1854- primeira estrada de ferro brasileira 1864- Início da Guerra do Paraguai 1888- Lei Áurea 1889-Proclamação da República

38 Produção Literária- PRIMEIRA GERAÇÃO
Nacionalista Indianista Religiosa Aversão à influência portuguesa Misticismo Temas: o índio/ a saudade/ o amor impossível Autor: Gonçalves Dias.

39 Gonçalves Dias Exaltação da natureza Saudade Lirismo amoroso
Indianismo Obras: Juca Pirama 1º s Contos 2ºs Contos entre outros.

40 Produção Literária- SEGUNDA GERAÇÃO
Marcada pelo “mal do século”, escapismo, morbidez, noturnismo, ironia, sarcasmo. apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Temas: a dúvida, o tédio, a orgia, a infância, o medo de amar, o sofrimento. Seus principais representantes são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

41 Álvares de Azevedo Sua personalidade influencia a sua obra.
Ambiguidade, cinismo,irreverência,Indecisão Oscilação entre o moralismo e o erotismo. Ora aspira amores virginais ora descreve a mulher forma erotizada. Tédio, Morte, Angustia , Satanismo. O amor e a felicidade são coisas inatingíveis. Obras: Lira dos Vintes anos e Noite na Taverna entre outras.

42 Produção Literária- TERCEIRA GERAÇÃO
Formada pelo grupo condoreiro, desenvolve uma poesia de cunho político e social, aprofundamento do espírito nacionalista, do liberalismo. Temas: a escravidão, a república, o amor erótico. A maior expressão desse grupo é Castro Alves.

43 Castro Alves temas abolicionistas, incorpora o negro, herói
Poesia social Poesia lirica-amorosa temas abolicionistas, incorpora o negro, herói libertação de povos. Poesia para ser declamada Obras : Navio Negreiro entre outras. Resulta da experiência real. Traduzem esperança, euforia, desespero, saudade, natureza, pressentimento da morte, sensualismo erótico


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