A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Hospitalar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Hospitalar"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Hospitalar

2 Psicologia Hospitalar
Por que psicólogo no hospital? O que faz? Qual a finalidade? A quem atende? A quem interessa? O que representa? Como trabalha? Qual o objeto de estudo?

3 O que é saúde? OMS (1946): Saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou incapacidade”.

4 Psicologia hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento/hospitalização. O adoeciemto humano, carregado de subjetividade, esbarra em um “real”, de natureza patológica, denominado “doença”, presente em seu próprio corpo, produzindo uma infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família, ou na equipe de profissionais. (Simonetti, 2004)

5 Aspectos psicológicos – manifestações da subjetividade humana diante da doença- sentimentos, desejos, a fala, os pensamentos, comportamentos, fantasias, lembranças, crenças, sonhos, conflitos, estilo de vida, estilo de adoecer Psicologia no contexto hospitalar- Considerar aspectos individuais e as diversas relações que constituem o tripé PACIENTE –FAMÍLIA – EQUIPE DE SAÚDE

6 Exemplo: Paciente com crise de dor  SINTOMA Família angustiada  PROGNÓSTICO Equipe de saúde  DIAGNÓSTICO


Carregar ppt "Psicologia Hospitalar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google