A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esportes individuais e coletivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esportes individuais e coletivos"— Transcrição da apresentação:

1 Esportes individuais e coletivos
Aspectos históricos, sociológicos e técnico-táticos.

2 1. O que é Esporte? 1. O que é Esporte?
Consideram-se Esporte as práticas que adotam regras de caráter oficial e competitivo, ou seja, envolvem disputa entre equipes e indivíduos, tendo com critério de julgamento os pontos ou escores, dentro de uma prática social que institucionaliza temas recreativos da cultura corporal. De uma maneira geral, na Educação Física, o esporte subdivide-se em coletivo ou individual de acordo com a atividade praticada.

3

4 São exemplos de esportes coletivos e esportes individuais:
Coletivos: Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol, Pólo aquático, Softbal, Ciclismo, Beisibol. Individuais: Tênis de mesa, Tênis de Campo,Natação, Badminton, O pentlato moderno, Ciclismo,

5 O que é Técnica? Para Djackov ( 1973,6), a técnica desportiva é definida: O domínio completo das estruturas motoras econômicas de exercícios esportivos. O resultado máximo a ser atingido nas mais difíceis condições da competição. Para qualquer atividade corporal com significado e sentido, é preciso dominar uma técnica, ou um conjunto de técnicas, como "movimentos aprendidos para realizar fins“.

6 O que é Técnica? Ao esporte pertence não apenas o impulso à violência, mas também a suportá-la e tolerá-la. “ Os dominados celebram a própria dominação. Eles fazem da liberdade uma paródia, na medida em que livremente se colocam a serviço da cisão, mais uma vez, do indivíduo com seu próprio corpo. Por meio dessa liberdade confirma-se a injustiça - fundada na violência social - que mais uma vez se destina aos corpos escravizados. Funda-se aí a paixão pelo esporte. Tratar-se-ia da adaptação ao sempre igual disfarçado de novo, da submissão ao modelo industrial. O esporte pretenderia devolver ao corpo uma parte daquilo que lhe roubara a máquina, mas - pertencendo ao campo da não liberdade - o faz no sentido de colocá-lo implacavelmente a serviço da maquinaria, incorporando- se a sua lógica cega.

7 O que é Tática? “Tática define-se como um conjunto de normas e comportamentos individuais que servem para utilizar da forma ótima os próprios pressupostos condicionais, motores e psíquicos na competição.” Tendo em consideração: As linhas de conduta; As capacidades motoras próprias; A forma de jogar do adversário; As condições externas; O regulamento do jogo; As condições da partida. (Konzag, 1981).

8 O que é tática? A tática é um princípio, um sistema de planos de comportamento e de possibilidades de tomada de decisão. É resolver as tarefas e problemas que o jogo lhe apresenta de forma veloz, segura e objetiva.

9 Esportes Coletivos São atividades essencialmente de ataque e defesa que se estruturam na disputa entre duas equipes com enfoque no grupo dentro de uma organização técnico e tática. Os esportes coletivos para Teixeira (1995), desenvolvem principalmente o “espírito social”, de colaboração e de equipe, no qual o participante está inserido. De acordo com Tubino (1992) as dimensões sociais admitidas para o esporte na atualidade são: Esporte-participação/educação; Esporte-performance/espetáculo Esporte profissão.

10 Esportes Coletivos Para Tubino (2002):
Esporte social é entendido pelas dimensões de esporte-educação e esporte-lazer. Esporte espetáculo/performance está relacionado ao esporte-rendimento. O esporte educação é aquele que deve ser praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, se evitando a seletividade, a hipercompetitividade e tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania e prática do lazer.

11 Esportes Individuais São aqueles em que o praticante atua sozinho, dependendo basicamente de si mesmo para alcançar seus objetivos. Os esportes em geral e principalmente os individuais atuam no desenvolvimento: Da personalidade, pois exigem uma melhor preparação psicológica para a sua prática. Envolve um aumento da confiança, da perseverança, da motivação intrínseca e da segurança.

12 “Eu faço esporte ou sou usado pelo esporte”
O Esporte que você pratica está mais próximo do que vemos na televisão ou de uma recreação? Quais esportes você conhece? O que os diferencia um do outro?

13 EVOLUÇÃO DO ESPORTE O esporte surgiu assumindo diversos papeis em nossa sociedade e um deles foi o de socialização tendendo a uma prática amadora principalmente para a classe dominante. Já para a classe trabalhadora o esporte era praticado de uma forma mais combativa, aproximando-se do que viria a ser, mais tarde o esporte profissional.

14 Esporte Espetáculo Os meios de comunicação contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar uma “falsa ilusão” valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. “... A partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais receita com propagandas.”

15 Esporte Espetáculo O Esporte-Espetáculo é um fenômeno inserido em uma sociedade de consumo e comunicação de massa organizada de tal maneira a difundir sons, imagens e informações, configurando-se meio de reproduzir a sociedade de consumo. Programa esportivo na escola, que introduz a competição com o objetivo de produzir atletas ou ainda consumidores do esporte.

16 A escola através da Educação Física – preocupando-se com a lógica do esporte- espetáculo: O consumo de bens e entretenimento, conduzidos por conceitos de marketing e administração do esporte, que vêem nas crianças e adolescentes “potenciais consumidores” E a Educação Física escolar que hoje na maioria das vezes funciona como uma reprodutora desses aspectos, sem desenvolver uma análise crítica sobre esse fenômeno.

17 Esportes Coletivos Futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

18

19 Voleibol O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

20

21 Basquetebol O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA). O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe uma bola de basquete.

22

23 Handebol O Handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele já apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente. O Handebol no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.

24

25 Esporte de aventura ou Esporte Radical
São termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar em conta o que é preciso, pois há varias coisas que são necessárias, um exemplo é o condicionamento físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação, esses são os fatores mais importantes. A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90.

26 Paintball É um desporto coletivo radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objetivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais populares do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objetivo. Nos últimos dez anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa. Na América do Sul o Paintball de competição deu um salto a partir de 2005 com a criação do CSP - Circuito Sul- Americano de Paintball

27 Natação Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido. A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registro mais antigo sobre a natação remonta às de cerca de anos atrás. Em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). Modalidades: Existem 7 modalidades distintas na especialidade de natação. Natação pura Polo aquático Saltos para a água Águas abertas Natação sincronizada Masters Mergulho Aquático

28 Provas de estafetas (ou revezamento)
Disputam-se também provas de estafetas, em que quatro nadadores se revezam a nadar. As provas de estafetas são de 4x100m, 4x200m para estilo livre e 4x100m para estilos. Estilo costas Estilo bruços Estilo mariposa Estilo crawl

29

30 Pólo Aquático O Pólo Aquático é um esporte coletivo semelhante ao Handebol, praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. A piscina, as equipes e a bola e regras: O Pólo Aquático é praticado em piscinas e em cada extremidade é colocado um gol. São duas bola, uma para o masculino e outra mais leve para o feminino. - O objetivo do jogo é marcar gols. - A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida; - A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços e não pode passar de 30s com a bola na mão; - Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre à disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);

31

32 São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário; Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes. - Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos guarda-redes são vermelhos. No Brasil, o esporte foi introduzido no início do século XX, a princípio no Rio de Janeiro, nos Clubes Regatas Botafogo e Regatas Vasco da Gama por Flávio Vieira. Em 1900 o Pólo aquático entrou nas olimpíadas.

33 Nado Sincronizado O Nado Sincronizado era disputado sob três formas: solo (um atleta), dueto (dois atletas) e conjunto (quatro a oito atletas). O Nado Sincronizado entrou para as Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles, em 1984, apenas com apresentações de solo e dueto. O Brasil foi representado pelas irmãs Paula e Tessa Carvalho. O mesmo tipo de apresentações continuou nos Jogos de Seul (1988) e de Barcelona (1992). Em 1996, ocorreu uma mudança. Um Pré Torneio Olímpico selecionou apenas oito países e a competição passou a ser apenas por equipes. O Brasil ficou fora dessa olimpíada, pois a equipe não conseguiu classificação na seletiva realizada no ano anterior. As equipes brasileiras continuaram crescendo e progredindo, e hoje detêm a liderança em toda a América do Sul.

34

35 Esportes Individuais Atletismo
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

36 Atletismo Corrida de pista, a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos; 200 metros rasos; 400 metros rasos.  Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros; 1.500 metros. Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros; metros. Maratona (disputada nas ruas): Percurso de 42,19 km.

37 Corridas com obstáculos , são realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades:
100 metros (feminino); 110 metros (masculino); 400 metros (masculino e feminino); 3.000 metros (feminino e masculino). Revezamento, são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

38 Saltos Salto em altura; Salto com vara; Salto Triplo.
Salto em distância; Salto em altura; Salto com vara; Salto Triplo. Arremessos e Lançamento Existem quatro modalidades nesta categoria: Arremesso de peso; Lançamento de dardo; Lançamento de martelo; Lançamento de disco.

39 Decátlo Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo.
As modalidades do decátlo são: Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Heptátlo Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

40 NATAÇÃO- INDIVIDUAL Provas individuais são as provas em que o nadador efetua o percurso sozinho. Estilo livre: Nesta prova o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais freqüência é o crawl. As provas de estilo livre são excetuadas nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. As provas são de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m (só para mulheres) ou 1500m (só para homens).

41 Badminton Badminton é um desporto individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante. A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX. década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a volante sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, Existe o intervalo de 2 minutos entre os jogos e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha quem vencer 2 jogos.

42

43 Tênis de mesa O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu).Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (na partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário. Curiosidades do esporte: - O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres (Inglaterra). - O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul). - O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos (recordista brasileiro) e Jogos Olímpicos. 

44

45 O Pentatlo moderno O Pentatlo moderno existe desde a Grécia Antiga. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos antigos, que premiava o atleta mais completo com modalidades do atletismo e luta. Inspirado nas disputas, o barão Pierre de Coubertin, um dos maiores incentivadores das Olimpíadas modernas, resolveu adaptar a disputa aos novos Jogos, também premiando o atleta mais completo. Porém, os esportes praticados dessa vez seriam outros. Em vez das modalidades do atletismo e da luta, os competidores passariam a disputar provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.

46 O Pentlatlo Moderno no Brasil
No Brasil, o Pentatlo moderno é uma conseqüência da evolução das modalidades que integram esse esporte. A prática conjunta, porém, nunca chegou a ser muito divulgada, e até hoje o pentatlo é praticado mais em quartéis militares, onde o atleta costuma ter todos os equipamentos necessários à sua disposição. A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, que regula o esporte no país, só conseguiu se desvencilhar da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres em 2001, sendo uma das entidades mais jovens a reger um esporte olímpico no Brasil. Em função disso, os resultados dos atletas nacionais nunca foram muito expressivos. As melhores marcas foram todas obtidas em edições de Jogos Pan-Americanos, quando os brasileiros não enfrentam os europeus, grandes potências das competições.

47 JUDÔ: A PRÁTICA DO CAMINHO SUAVE
O Judô foi criado por Jigoro Kano (1860 – 1938). Não pesava mais de 50 kg e media 1,50 m. - vítima de brutalidades de outros estudantes. Iniciou a prática de artes marciais aos 17 anos. Os camponeses não dispunham de espadas para lutar contra os samurais e, para se defenderem, foi necessário que desenvolvessem uma luta de manifestação corporal, no caso, o Jiu-Jutsu.”

48 Dojo Local de iluminação; Inicialmente feito de palha de arroz;
Judô esporte: pontuação definida pela técnica que resulta na queda do adversário. Pontuação no Judô: Koká – queda do adversário na posição sentado, além da imobilização de 10 a 14 segundos. Yuko – queda pela lateral, imobilização entre 15 e 19 segundos Waza-ari (queda quase perfeita)– queda encostando metade das costas no chão, imobilização entre 20 e 24 segundos Ippon – queda com a totalidade das costas no chão (projeção perfeita). Pode ser conquistado das seguintes maneiras: imobilizar por 25 segundos o oponente com as costas inteiras no tatame.

49

50 Paulo Scapinello Inter.paulo@hotmail.com


Carregar ppt "Esportes individuais e coletivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google