A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Pensamento Sociológico Clássico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Pensamento Sociológico Clássico"— Transcrição da apresentação:

1 O Pensamento Sociológico Clássico

2 Uma eleição Uma universidade Uma greve
O que há de comum entre essas três situações vividas em qualquer sociedade atual?

3 São todas situações sociais.
Não dizem respeito apenas à ação individual e somente podemos entendê-las como situações coletivas, situações que só podem ser explicadas pelas relações que indivíduos ou grupos de indivíduos estabelecem entre si, mas que não podem ser compreendidas se os tomamos isoladamente.

4 Na eleição A definição do representante escolhido somente se dá porque o indivíduo se baseia na ação e na opinião de outros para definir seu voto. Podemos entender melhor a escolha feita pelo eleitor relacionando-a às escolhas de outros eleitores, procurando saber quem influenciou sua decisão e de que maneira isso ocorreu.

5 Na universidade É a participação num grupo maior que definirá os novos atributos do indivíduo, as novas qualidades que ele só obtém ao ser reconhecido pelo grupo. O aluno, ao passar vários anos em uma universidade, incorpora os valores e conhecimentos relativos à determinada profissão e, só após mostrar que adquiriu esses conhecimentos, irá tornar-se um profissional reconhecido pela sociedade.

6 Na greve As relações não se definem no relacionamento indivíduo-indivíduo, mas sim na participação dos indivíduos em grupos mais amplos, o que pode colocar em oposição pessoas que,tomadas isoladamente, estão próximas. Trabalhadores e capitalistas ocupam posições distintas na produção social e, por isso, em momentos de conflitos, estarão em campos opostos, independentemente do relacionamento pessoal existente.

7 As causas dessas situações não são encontradas na natureza ou na vontade individual
mas na sociedade, nos grupos sociais ou nas ações sociais que as condicionam.

8 Praticamente todas as teorias sociológicas preocupam-se em explicar:
Como ações individuais podem ser pensadas no seu relacionamento com outras ações – ELEIÇÃO Como regras de ação coletiva são incorporadas pelo indivíduo – ESCOLA Como práticas coletivas definem diferentes grupos sociais - GREVE

9 Em todas as situações estará em jogo o relacionamento indivíduo – sociedade. A relação indivíduo - sociedade Como os homens agem em sociedade? Como as ações de indivíduos diferentes se influenciam reciprocamente? Como as pessoas obedecem regras que são definidas pela sociedade e são exteriores a elas? Como práticas sociais definem individualidades e, ao mesmo tempo, grupos homogêneos?

10 A relação indivíduo - sociedade
Os sociólogos tentam responder a essas perguntas. O que varia de autor para autor é a ênfase dada ora à ação individual, ora à ação coletiva.

11 A relação indivíduo - sociedade
Alguns privilegiam o papel ativo do indivíduo na escolha das ações sociais. – o eleitor – como se escolhe o candidato com base nas escolhas de outros eleitores.

12 A relação indivíduo - sociedade
Alguns privilegiam a sociedade e suas instituições , que obrigam os indivíduos a incorporar regras que são exteriormente definidas e que as pessoas devem seguir. – a universidade-

13 A relação indivíduo - sociedade
Alguns privilegiam o conjunto das práticas que definam as próprias relações entre indivíduo e sociedade – greve na fábrica – relação capital – trabalho que define, de um lado, trabalhadores e, do outro, capitalistas.

14 Pensadores do século passado e suas teorias que fundamentam a análise da sociedade contemporânea
Augusto Comte Émile Durkheim Max Weber Karl Mannheim Karl Marx Fernando de Azevedo Florestan Fernandes

15 O Pensamento Sociológico
Auguste Comte ( ) Sistematizador da sociologia que a princípio denominou Física Social. A análise científica aplicada à sociedade é o ponto central da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

16 O Pensamento Sociológico
Émile Durkheim ( ) A sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. São as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração) e são exteriores e coercitivos. A educação é um exemplo que demonstra a força do fato social.

17 É a sociedade que, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais.
As instituições socializam o indivíduo, fazem com que eles assimilem regras e normas necessárias à vida comum. A escola, assim como, a igreja, o exército, a família são grandes exemplos.

18 O Pensamento Sociológico
Max Weber ( ) O objetivo da Sociologia é o sentido da ação humana individual que deve ser buscado pelo método da compreensão. A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são do tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Ação social - Qualquer ação social que o indivíduo pratica orientando-se pela ação dos outros.

19 O Pensamento Sociológico
Karl Mannheim ( ) Todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, provenientes da vida social e das influências e vontades a que o indivíduo está sujeito. Cada fase da humanidade é dominada por um estilo do pensamento. Em cada fase surgem tendências para a conservação ou para a mudança. A conservação produz ideologias (que se destinam a justificar a situação social existente). A mudança leva a utopias (que pretendem, ao contrário, justificar uma desejada modificação da estrutura social).

20 O Pensamento Sociológico
Karl Marx ( ) Direta ou indiretamente, a obra do filósofo alemão originou várias vertentes pedagógicas comprometidas com a mudança da sociedade. "A educação, para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas, ao mesmo tempo, é condicionada pelo processo“. Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade.

21 O Pensamento Sociológico
Fernando de Azevedo ( ) Acreditava na força predominante das idéias como fator de mudança social. Ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional. Fundou a Associação Brasileira de Educação, em 1924, e deu corpo ao movimento pela reforma do ensino por intermédio das "Conferências de Educação", em 1922. A frente da Instrução Pública do Rio de Janeiro, implementa uma autêntica revolução pedagógica no ensino primário e secundário e, sobretudo, no ensino normal. Foi o principal introdutor das concepções do sociólogo francês Émile Durkheim no Brasil.

22 O Pensamento Sociológico
Florestan Fernandes ( ) Fundador e principal representante da Sociologia crítica no Brasil. Em todo o seu trabalho ele procura refletir as desigualdades sociais - desvendando as contradições da sociedade de classes - e também o papel da sociologia diante dessa realidade. Defensor da escola democrática. O sociólogo não só refletiu sobre a escola brasileira, apontando seu caráter elitista, como atuou pessoalmente em defesa do ensino para todos.

23 Atividade 1) Análise dos principais pensadores da sociologia clássica e registro dos principais aspectos que caracterizam a contribuição desses pensadores nos estudos sociológicos que fizeram aumentar o conhecimento da humanidade sobre si mesma.


Carregar ppt "O Pensamento Sociológico Clássico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google